PRECARIZAÇÃO E MAL-ESTAR DOCENTE EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO ESTADO DO MARANHÃO
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1327Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a precarização das condições de trabalho de dez docentes e o sentimento de mal-estar que tem provocado agravos à saúde desses profissionais. A profissão docente, em alguns momentos, tem enfrentado submissão, sentimento de desvalorização e, consequentemente, sofrimento oriundos das exigências provocadas pelas novas formas de gestão escolar. O viés mercadológico impregnado no sistema de ensino exige o alcance de metas mensuradas pelos organismos de monitoramento do desempenho do estudante para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento ligado às políticas educacionais para atender à realidade brasileira e mundial. Nesse cenário, os alunos são convocados a participar dos conselhos de classe e para isso nem sempre estão devidamente preparados e maduros, o que pode causar sentimentos de desconforto e embaraço aos docentes. Para este estudo, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e os dados foram gerados a partir das respostas de um questionário com perguntas aplicadas aos professores de uma escola técnica do estado do Maranhão. A depreensão é que os professores não sentem possuir autonomia suficiente para a execução e planejamento de suas atividades, pois estas são pensadas e planejadas de acordo com os interesses de uma ideologia dominante, cabendo-lhes executá-las conforme a conveniência gestada, culminando em um trabalho nem sempre bem contextualizado à realidade básica dos alunos.
Referências
Larissa Kny Cabreira, enfermeira graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).
Universidade UNIJUI
Cidade – Três Passos
Estado- Rio Grande do Sul
País- Brasil
e-mail – larissakny@hotmail.com
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