DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.197

Resumo

Nos tempos atuais, é necessário, pensar na Educação Científica e na formação de sujeitos, para lidar com transformações, tendo presentes avanços da Ciência e Tecnologia, sobre temáticas sócio-científicas, ambientais e de saúde. Para isso, é importante pensar os pressupostos que envolvem a formação de professores, responsáveis pelo processo de mediação da aprendizagem, para produção do conhecimento. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre a organização da proposta do curso “Ciência, Ambiente e Formação”, suas temáticas, motivações, perspectivas e contexto. O desenvolvimento da ação de extensão é parte das atividades do Programa de Educação Tutorial - PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O curso tem duração efetiva de 3 anos, sendo um projeto que reúne professores e temas de diferentes áreas do conhecimento (de caráter interdisciplinar), realizadas por meio do diálogo, troca de saberes e reflexão, como uma comunidade autorreflexiva e de aprendizagem. Podemos perceber, que a atividade de extensão universitária possibilitou espaços de trabalho educativo, desenvolvendo uma formação humana e profissional dos acadêmicos envolvidos, bem como um diálogo com a comunidade, sendo fundamental, para estabelecer interlocuções entre a formação e implicações na Educação Científica. O curso tem qualificado os próprios espaços interativos/formativos, fortalecendo o diálogo, o compartilhamento de experiências, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva. Consideramos que o projeto respalda e permite a formação de um professor de Ciências com pensamento contemporâneo que está interconectado com demandas atuais do mundo, contextualizando e reconstruindo suas concepções teórico-práticas.

Biografia do Autor

Rafaela Engers Günzel, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Mestranda em Educação em Ciências pela FURG. Graduada em Química Licenciatura pela UFFS.  Ex-bolsista do PETCíências. Graduada em Geografia Licenciatura pela UNINTER.

Leonardo Priamo Tonello, niversidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Graduando de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS. Bolsista do PETCiências.

Daniel Marsango, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestrando em Física pela UFSM. Graduado em Física Licenciatura pela UFFS. Ex-bolsista do PETCiências.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Coordenador do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC) da UFFS. Professor adjunto do cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e tutor do PETCiências.

 

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Günzel, R. E., Tonello, L. P., Marsango, D., & Güllich, R. I. da C. (2020). DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Vivências, 16(31), 195-208. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.197

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO