ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO MÉTODO CIENTÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.51

Resumo

Este estudo, realizado com os acadêmicos do 3º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Dom Pedrito, buscou evidenciar aspectos do método científico através de uma experimentação investigativa sobre a temática água. Como abordagem metodológica utilizou-se a experimentação por investigação, já que esta favorece autonomia, criticidade e levantamento de hipótese. O instrumento de coleta de dados foi aplicado em formato de um quadro contendo os seguintes tópicos: “O que sei?; O que quero saber? e O que aprendi?” distribuídos em três questionamentos distintos. Os resultados encontrados foram analisados de maneira qualitativa, e mostram que os acadêmicos vinculam em quase todas as questões as relações da água com as tarefas triviais e da sobrevivência humana. Muitos dos sujeitos destinaram suas curiosidades relacionadas à sensibilização de como economizar este recurso, assim como conhecer as possibilidades da postura de indústrias para utilização consciente da água. Por fim, considera-se que as atividades investigativas são excelentes recursos para compreensão de temáticas como a água e que a aprendizagem é favorecida quando se proporciona aos estudantes a visualização dos fenômenos, sendo que a experimentação por investigação pode ser empregada com diversas finalidades e através de distintas abordagens, oferecendo significativas contribuições para educação científica e para a compreensão do método científico.

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Publicado

2019-10-05

Como Citar

Gonçalves, U. T. de V., Osório, T. da R., & Coutinho, C. (2019). ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO MÉTODO CIENTÍFICO. Vivências, 15(29), 61–80. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.51

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO