AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS À PESSOA IDOSA
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.517Resumo
Resumo: Com o envelhecimento populacional, a Atenção Primária à Saúde vem desempenhando papel fundamental em ações essenciais que promovem saúde e previnem agravos, sendo apoiada pela Educação em Saúde, a qual proporciona a alfabetização em saúde. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura que considerou o período de 2010 a 2019, nas bases de dados BVS, Lilacs, Medline, Ibecs, Scielo, Redalyc, Pubmed, Cinahl, Psycinfo em português, inglês e espanhol, sendo realizada a busca em maio de 2020. A seleção dos artigos atingiu o total de artigos de 184.117, os quais após o refinamento foram considerados 20 deles e identificadas duas categorias: “Educação em Saúde na Atenção Primária à Saúde enquanto promotora do bem-estar biopsicossocial”, e “Educação em Saúde no engajamento do saber popular”. O predomínio da população idosa do sexo feminino nas atividades de Educação em Saúde mostrou que o público masculino ainda apresenta resistência na adesão às atividades. Houve destaque para promoção, prevenção da saúde e a prática de atividades físicas. O presente estudo ressaltou a importância do investimento em políticas públicas que visem medidas com foco na inserção da pessoa idosa em atividades de Educação em Saúde, e que os profissionais desenvolvam estratégias que atendam às necessidades da população idosa.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Grupos de Educação em Saúde. Idoso; Orientação em saúde.
Referências
ALMEIDA, M. S. et al. A Educação Popular em Saúde com grupos de idosos diabéticos na Estratégia Saúde da Família: uma pesquisa-ação. Revista Ciência Plural, Rio Grande do Norte, v. 5, n. 2, p. 68-93, set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16954. Acesso em: 10 abr. 2021.
ARAÚJO, T. I. et al. Educação Em Saúde: um olhar da equipe multidisciplinar na atenção primária. Rev. Brasileira de Desenvolvimento, Curitiba, v. 6, n. 4, p.16845-16858, abr. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8363/7209. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 2.528, de 19 outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html. Acesso em 11 abr. 2021.
_______. Ministério da Saúde. Portaria n° 2.436, de 21 setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2017 set. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em 11 abr. 2021.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não-transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 72p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_recomendacoes_cuidado_doencas_cronicas.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
BORGES, L. M.; SEIDL, E. M. F. Efeitos da intervenção psicoeducacional na utilização de serviços de saúde por homens idosos. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 47, p. 777-788, dez. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 mai. 2021.
CARVALHO, K. M. et al. Intervenções educativas para promoção da saúde do idoso: revisão integrativa. Acta Paul Enferm., São Paulo, v. 31, n. 4, p. 446-454, jul. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400446. Acesso em: 02 abr. 2021.
CASANOVA MORENO, M. C. et al. Intervención educativa con participación comunitária dirigida a adultos mayores diabéticos tipo 2. Revista Cubana de Medicina General Integral, Ciudad de La Habana, v. 32, n. 4, p. 1-12, dez. 2016. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252016000400001. Acesso em: 18 abr. 2021.
CASEMIRO, F. G. et al. Efeitos da educação em saúde em idosos com comprometimento cognitivo leve. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, supl. 2, p. 801-810, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000800801. Acesso em: 02 abr. 2021.
CIETO, B. B.; GARBUIO, D. C.; CAMARGO, V. B; NAPOLEÃO, A. A. Recursos e inovações de enfermagem para a alta: revisão integrativa Rev. Min Enferm., Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 758-63, 2014. Disponível em: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/960. Acesso em: 10 abr. 2021.
ERCOLE, F.F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão integrativa versus Revisão Sistemática. Rev Min Enferm., Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p.1-260. jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.reme.org.br/artigo/detalhes/904. Acesso em: 17 abr. 2021.
DIAS, F. A.; TAVARES, D. M. S. Fatores associados à participação de idosos em atividades educativas grupais. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 70-77, jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-14472013000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 abr. 2021.
FARIA, L. R. et al. Atenção Preventiva e Educativa em Saúde do Idoso: uma proposta de integração de saberes e práticas. Estudo Interdiscipl Envelhec., Rio Grande do Sul, v. 21, n. 1, p. 35-54, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/52790/49356. Acesso em: 02 abr. 2021.
FERNADES, W. R.; SIQUEIRA, V. H. F. Educação em saúde da pessoa idosa em discursos e práticas: atividade física como sinônimo de saúde. Interface- Comunic Saúde Educ., Botucatu, v. 14, n. 33, p. 371-385, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2021.
FIGUEIREDO, A. E. B.; CECCON, R. F.; FIGUEIREDO, J. H. C. Doenças crônicas não transmissíveis e suas implicações na vida de idosos dependentes. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 77-88, jan. 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000100077&lng=en. Acesso em: 02 abr. 2021.
FIRMINO, R. et al. Educação popular e promoção da saúde do idoso: reflexões a partir de uma experiência de extensão universitária com grupos de idosos em João Pessoa-PB. Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 4, p. 523-530, out./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14454. Acesso em: 20 abr. 2021.
FLORES, T. R. et al. Hábitos saudáveis: que orientação a população idosa está recebendo dos profissionais de saúde? Rev Bras Epidemiol., São Paulo, v. 19, n. 1, p. 167-180, mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2016000100167&script=sci_abstract. Acesso em: 20 abr. 2021.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.23, n.1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222014000100183. Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222014000100183. Acesso em: 10 abr. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades de Federação. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock. Acesso em: 02 abr. 2021.
LIMA, P. A. et al. Atividades Educativas sobre saúde cardiovascular para idosos em domicílio. Rev Enf UFPE on line, Pernambuco, v. 11, n. 11, p. 4498-504, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/15022/24748. Acesso em: 02 abr. 2021.
MARQUES, M. B. et al. Educational intervention to promote self-care in older adults with diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v.53, e03517, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342019000100490&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 02 abr. 2021.
MARTINS, N. F. F. et al. Letramento Funcional em Saúde de Pessoas Idosas em uma Unidade de Saúde da Família. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, Divinópolis, v. 9, e2937. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/63964. Acesso em: 14 abr. 2021.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, dez. 2008. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018. Acesso em 10 abr. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
MOREIRA, R. P. et al. Home health education for hypertensive and diabetic elderly. J Nurs. UFPE on line, Pernambuco, v.14, e245034, 2020 Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/245034/35576. Acesso em: 02 abr. 2021.
NASERI, C. et al. Impact of tailored falls prevention education for older adults at hospital discharge on engagement in falls prevention strategies postdischarge: protocol for a process evaluation. BMJ Open, Reino Unido, v.8, e020726, 2018. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/8/4/e020726. Acesso em: 10 abr. 2021.
PATROCINIO, W. P.; PEREIRA, B. P. C. Efeitos da Educação em Saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a Educação Gerontológica. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 375-394, ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462013000200007&lng=
en&nrm=iso. Acesso em: 10 abr. 2021.
PATROCINIO, W. P.; TODARO, M. A. Programa de educação para um envelhecimento saudável. Rev. Kairós Gerontologia, São Paulo; v. 5, v. 3, p. 05-27, jun. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/13793/10180. Acesso em: 18 abr. 2021.
PAULINO, L. F.; SIQUEIRA, V. H. F.; FIGUEIREDO, G. O. Subjetivação do idoso em materiais de educação/comunicação em saúde: uma análise na perspectiva foucaultiana. Saúde Soc., São Paulo, v. 26, n. 4, p. 943-957, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902017000400943&lng=en. Acesso em: 10 abr. 2021.
ROCHA, M. C. L.; OLIVEIRA, S. Educação em saúde: estratégia de promoção da qualidade de vida na terceira idade. Revista Lusófona de Educação, Campinas, n.22, p.123-140, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/home/Downloads/3285-Texto%20do%20artigo-11364-1-10-20130517.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
ROMERO, G, G.; FERNÁNDEZ, E, O.; ORTEGA, A. M. A. Educación y promoción para la salud de los adultos mayores: para una vida em movimiento. Rev Iberoam Educ Investi Enferm., Madri, v. 6, n. 1, p.63-68, 2016. Disponível em: https://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/193/educacion-y-promocion-para-la-salud-de-los-adultos-mayores-para-una-vida-en-movimiento/. Acesso em: 20 abr. 2021.
SANTOS, A. S.; PASCHOAL, V. D. Educação em saúde e enfermagem. Barueri: Manole, 2017. 338p.
SANTOS, S. L. F. et al. Relato de experiência sobre educação em saúde a idosos: percepção dos discentes. Rev APS, Juiz de Fora, v. 20, n. 3, p. 450-455, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16054. Acesso em: 17 abr. 2021.
SEABRA C. A. M. et al. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Rev Bras Geriatr Gerontol., Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, e190022, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232019000400301&lng=en. Acesso em: 10 abr. 2021.
STOBÄUS C. D.; LIRA, G. A.; RIBEIRO, K. S. Q. S. Elementos para um envelhecimento mais saudável através da promoção da saúde do idoso e Educação Popular. Estud Interdiscipl Envelhec., Rio Grande do Sul, v. 23, n. 2, p. 25-49, ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/47701/52445. Acesso em 10 abr. 2021.
TAVARES, D. M. S; DIAS, F. A.; MUNARI, D. B. Qualidade de vida de idosos e participação em atividades educativas grupais. Acta Paul Enferm., São Paulo, v. 25, n. 4, p. 601-606, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S0103-21002012000400019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 abr. 2021.
TEIXEIRA, D.; CRUZ, S. P. L. Atenção à saúde do homem: análise da sua resistência na procura dos serviços de saúde. Rev. Cubana Enferm. Cuba, v. 32, n. 4, dez. 2016. Disponível em: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/985/209. Acesso em: 02 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.