USO DE ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
APLICAÇÕES NO ENSINO REMOTO NO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.688Resumo
O presente trabalho objetivou investigar a utilização da gamificação como recurso de metodologia ativa nas aulas de biologia para turmas da educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Abaetetuba, no formato remoto, podendo com isso, despertar o interesse dos alunos e estimulá-los na resolução de atividades e participação nas aulas, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O referencial teórico utilizado abordou, notadamente, o ensino de Biologia, com foco nas metodologias ativas e no ensino remoto e a gamificação como recurso de metodologia ativa no ensino de Biologia. Quanto ao método empregado, esta pesquisa consistiu em um estudo de campo, de caráter exploratório e descritivo, com foco na avaliação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. O ambiente de pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Abaetetuba. Quanto aos envolvidos, 45 discentes de duas turmas de cursos técnicos integrados cursando a disciplina de Biologia e um professor participaram do desenvolvimento da mesma. Os principais resultados apontaram que a maior parte dos estudantes avaliam positivamente a adoção da gamificação no ensino remoto de Biologia, visualizam possibilidades de adoção da metodologia no ensino presencial e demonstram envolvimento e comprometimento com os conteúdos abordados nas atividades gamificadas. Conclui-se que a gamificação é uma estratégia potencial no campo do ensino remoto em Biologia, apesar dos desafios envolvidos. Futuros estudos poderão aprofundar a investigação da gamificação em outros contextos.
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