USO DE ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

APLICAÇÕES NO ENSINO REMOTO NO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA

Autores

  • Alexsander Pereira Pantoja Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil
  • Natanael Charles da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil
  • Adauto de Vasconcelos Montenegro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Ubajara, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.688

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar a utilização da gamificação como recurso de metodologia ativa nas aulas de biologia para turmas da educação básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Abaetetuba, no formato remoto, podendo com isso, despertar o interesse dos alunos e estimulá-los na resolução de atividades e participação nas aulas, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O referencial teórico utilizado abordou, notadamente, o ensino de Biologia, com foco nas metodologias ativas e no ensino remoto e a gamificação como recurso de metodologia ativa no ensino de Biologia. Quanto ao método empregado, esta pesquisa consistiu em um estudo de campo, de caráter exploratório e descritivo, com foco na avaliação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. O ambiente de pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Abaetetuba. Quanto aos envolvidos, 45 discentes de duas turmas de cursos técnicos integrados cursando a disciplina de Biologia e um professor participaram do desenvolvimento da mesma. Os principais resultados apontaram que a maior parte dos estudantes avaliam positivamente a adoção da gamificação no ensino remoto de Biologia, visualizam possibilidades de adoção da metodologia no ensino presencial e demonstram envolvimento e comprometimento com os conteúdos abordados nas atividades gamificadas. Conclui-se que a gamificação é uma estratégia potencial no campo do ensino remoto em Biologia, apesar dos desafios envolvidos. Futuros estudos poderão aprofundar a investigação da gamificação em outros contextos.

Biografia do Autor

Alexsander Pereira Pantoja, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba. 

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em ensino de biologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutorando em ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Ubajara, Ceará, Brasil

Doutor (2020), Mestre (2016) e graduado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Títulos de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CFP, 2018) e Psicologia Escolar e Educacional (CFP, 2020). Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Pantoja, A. P., Silva, N. C. da, & Montenegro, A. de V. . (2022). USO DE ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: APLICAÇÕES NO ENSINO REMOTO NO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA. Vivências, 18(36), 303–321. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.688

Edição

Seção

Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica