A INTERSETORIALIDADE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DAS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.955Resumo
Este estudo buscou compreender a percepção das profissionais de saúde sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), suas possibilidades e os desafios enfrentados para trabalhar de maneira intersetorial e interdisciplinar. Participaram seis profissionais de saúde, que responderam a uma entrevista. As informações foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que a intersetorialidade praticada por meio do diálogo e parceria, ainda encontra limites. Como potencialidades as profissionais citaram: trabalhar com crianças e adolescentes, ambiente escolar, articulação saúde e educação e como desafios: muitas unidades escolares, falta de tempo e recursos, baixa articulação intersetorial. A partir dos resultados foi possível concluir que o espaço de encontro e aprendizagens entre saúde e educação pode ser potencializado, uma vez que, foi revelado o quanto ainda se pode avançar na consolidação de parcerias efetivas entre esses setores. Para efetivar esse trabalho intersetorial através da ESF, é fundamental a inclusão dos escolares nas ações da equipe, e que as profissionais de saúde estejam abertas para trabalhar em rede e construir estratégias de intervenção com saberes interdisciplinares, de forma articulada com outros setores.
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