http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/issue/feedVivências2025-07-18T14:00:58+00:00Revista Vivênciasvivencias@reitoria.uri.brOpen Journal Systems<p><strong>FOCO E ESCOPO</strong></p> <p>A <em>Revista Eletrônica Vivências</em> tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e artigos no campo das áreas de conhecimento do CNPq e áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber.</p> <p style="margin: 0cm;">Classificada como <strong>A4 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong> - Quadriênio 2017-2020</p> <p style="margin: 0cm;"> </p> <p style="margin: 0cm;">As edições anteriores ao número 28 encontram-se disponíveis e podem ser acessadas no seguinte link: <a href="https://vivencias.reitoria.br/">https://vivencias.reitoria.br/</a></p>http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1771EDUCAÇÃO HUMANIZADORA EM UM MUNDO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 2025-07-18T14:00:58+00:00Neusa Maria John Scheidneusas@san.uri.br2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Neusa Maria John Scheidhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1186FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS ALFABETIZAÇÕES CIENTÍFICA, MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS2024-08-09T12:08:47+00:00Karine Gehrke Graffunderka.graffunder@gmail.comCíntia Moralles Camillocintiacamillo@gmail.comLenira Maria Nunes Sepellenirasepel@gmail.com<p>Diante de um campo em que há uma dispersão de conceitos e definições, o presente artigo objetivou reunir e organizar informações que ampliem a compreensão sobre as alfabetizações científica, midiática e informacional no ensino de Ciências, destacando o contexto histórico no qual as alfabetizações se tornaram notórias para a população em geral e as principais fundamentações teóricas utilizadas. Para a busca, utilizou-se como base de dados o <em>Scielo</em>, Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O uso de termos distintos e variações semânticas justificam o baixo número de dissertações e teses que apresentam a alfabetização midiática e alfabetização informacional, mesmo ao considerar a busca dos termos de forma unificada. Dessa forma, sinaliza-se a importância dos indicadores cienciométricos na avaliação do progresso científico, evidenciando os potenciais e limitações das áreas investigadas. Conclui-se que articular múltiplas alfabetizações no ensino de Ciências permite a inserção do sujeito em uma cultura científica e tecnológica, onde este é capaz de entender como os conhecimentos são formulados e validados.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Karine Gehrke Graffunder, Cíntia Moralles Camillo, Lenira Maria Nunes Sepelhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1398O EXERGAME JUST DANCE COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA CORPORAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 2024-07-09T11:39:44+00:00Lucas Souza Santoslucasefi94@gmail.comAlessandra Fernandes Feltesalessandrafeltes@gmail.comAline da Silva Pintoalinepinto@feevale.brGustavo Roese Sanfelicesanfeliceg@feevale.br<p>Atualmente, tem-se notado a necessidade de utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética em diversas disciplinas curriculares, dentre elas, a educação física escolar. O objetivo deste estudo é relatar e analisar a aplicação do exergame Just Dance nas aulas de Educação Física escolar, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da serra gaúcha (Rio Grande do Sul/Brasil) durante o ano de 2021. Possui caráter qualitativo com características descritivas/narrativas de um relato de experiência que apresenta exposições e observações da análise do trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física em suas práticas. Pode-se perceber uma ressignificação das práticas corporais na utilização do exergame proporcionando uma aproximação do contexto digital aos alunos. Em relação à pandemia, o exergame se mostrou uma possibilidade de proposta pedagógica, pois cumpriu as regras de distanciamento social e de segurança sanitária contra o coronavírus. Outros aspectos também foram problematizados, como contemplar todas as diretrizes do ensino da Educação Física e a abertura para novas metodologias nas práticas da dança.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Lucas Souza Santos, Alessandra Fernandes Feltes, Aline da Silva Pinto, Gustavo Roese Sanfelicehttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1401RELAÇÃO HUMANO-ANIMAL NAS ORGANIZAÇÕES2024-06-25T11:14:30+00:00Juliane Pierri Ardigojuh.pierri@gmail.comGraziela Dias Alperstedtgradial@gmail.com<p style="font-weight: 400;">A presença dos cães na vida humana não é recente, mas sua permanência em ambientes nomeadamente humanos, como as organizações, é marca da história contemporânea. A discussão acerca deste fenômeno é ainda mais atual, em especial no campo dos estudos organizacionais (FANTINEL, 2021). Entre os espaços organizacionais existentes, o ambiente universitário em específico carece de estudos sobre a temática, especialmente no contexto brasileiro onde é mais comum a discussão sobre o abandono dos animais nos <em>campi</em> e suas consequências para a comunidade (FANTINEL; MAGALHÃES, 2021). Já nos Estados Unidos e Reino Unido o benefício da presença de animais de terapia nas universidades é mais frequentemente discutido em pesquisas acadêmicas (DELANOEIJE; PENDRY, 2022; PEEL; NGUYEN; TANNOUS, 2023). Com vistas a somar esforços à produção científica existente sobre a presença de animais de estimação nos <em>campi </em>universitários brasileiros, busca-se nessa pesquisa investigar as consequências da presença dos cães nos espaços organizacionais universitários.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Juliane Pierri Ardigo, Graziela Dias Alperstedthttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1242APLICAÇÃO DE MACHINE LEARNING PARA CLASSIFICAÇÃO DE DESCARGAS PARCIAIS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SUBTERRÂNEA2024-01-29T11:31:20+00:00Eliane Suely Everling Paimeliane.paim@sou.unijui.edu.brMaurício de Camposcampos@unijui.edu.brAiram Teresa Zago Romcy Sausen airam@unijui.edu.brPaulo Sérgio Sausensausen@unijui.edu.br<p> A deterioração devido ao envelhecimento e às descargas parciais (PDs) está entre as principais causas das faltas em cabos de energia elétrica. As técnicas de aprendizado de máquina (ML) despontam como um diferencial no reconhecimento automatizado de PDs. Portanto, neste trabalho são investigados e comparados vários métodos de ML como estratégia para classificar e detectar as PDs em sistemas de distribuição de energia elétrica subterrânea. A partir do modelo de um dos padrões de descarga parcial de uma rede real é investigada a capacidade de classificação das PDs em redes de distribuição de energia subterrânea, utilizando ML. Elaborou-se simulações utilizando o software Matlab<sup>®</sup>. As taxas de acurácia, sensibilidade e especificidade foram avaliadas e comparadas para cinco modelos de classificadores, assim como taxas de erro. Os resultados se mostraram satisfatórios para classificação das PDs quando comparados com resultados da literatura que aborda problema correlato. Ainda que este trabalho se encontre em fase inicial, com resultados parciais, esses resultados já apontam para uma estratégia viável. </p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Eliane Suely Everling Paim, Maurício de Campos, Airam Teresa Zago Romcy Sausen , Paulo Sérgio Sausenhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1193ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS HÍBRIDOS UTILIZADOS NA PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS2024-01-30T12:13:23+00:00Odenis Alessiodenis.alessi@sou.unijui.edu.brAiram Teresa Zago Romcy Sausenairam@unijui.edu.brPaulo Sérgio Sausensausen@unijui.edu.br<p>O avanço da tecnologia possibilita que diversos dispositivos eletrônicos realizem um número crescente de tarefas. Entre esses dispositivos, os aparelhos móveis, impulsionados por baterias, oferecem mobilidade e conveniência, aprimorando a eficiência e a experiência do usuário. O conhecimento do tempo de vida de baterias utilizadas em dispositivos móveis possibilita o gerenciamento de estratégias que podem melhorar a durabilidade de armazenamento de energia, aumentando a segurança e a confiabilidade na utilização desses aparelhos eletrônicos. O objetivo desse artigo é realizar uma análise comparativa do nível de acurácia de três modelos híbridos de predição do tempo de vida de baterias usando dados experimentais obtidos de uma plataforma de testes. Para a análise dos modelos híbridos foi feita a comparação dos erros médios obtidos. Os erros médios encontrados quando realizadas as simulações com e sem valores outliers, foram, respectivamente, para cada modelo: Zhang 1,80% e 2,11%; Kim 1,85% e 2,13%; Gomes 2,04% e 2,63%. Conforme os resultados obtidos, o modelo mais acurado é o modelo híbrido de Zhang, seguido pelo modelo de Kim e pelo modelo de Gomes.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Odenis Alessi, Airam Teresa Zago Romcy Sausen, Paulo Sérgio Sausenhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1420A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA ONU2024-07-04T17:25:01+00:00Márcia Gabriele Carvalho Silvagabriele.cs@uft.edu.brAloisio Bolwerkbolwerk@mail.uft.edu.br<p style="text-align: justify;">O presente estudo apresenta uma reflexão sobre as diretrizes para a curricularização da extensão e a possibilidade de alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tanto, fora feita uma abordagem da curricularização da extensão sob a perspectiva da implementação dos objetivos elencados na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, realizou-se uma breve apresentação da história da extensão universitária no Brasil, desde as primeiras práticas extensionistas até o contexto atual da curricularização, bem como apresentou-se um recorte histórico do processo de concepção da Agenda 2030 da ONU. Por meio de pesquisa exploratória, de análise documental e bibliográfica, buscou-se trazer discussão acerca da possibilidade das Instituições de Ensino Superior, a partir da extensão, contribuírem para a promoção da implantação da referida Agenda, haja vista o potencial de transformação social das Universidades. A conclusão do estudo revela que a extensão universitária pode desempenhar um importante papel na concretização da Agenda para o desenvolvimento sustentável e que, com esta interlocução entre Universidade e desenvolvimento sustentável, as práticas extensionistas têm maior potencial para causar impacto positivo e transformador sobre a sociedade e a instituição de ensino como um todo.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Márcia Gabriele Carvalho Silva, Aloisio Bolwerkhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1488O IMPACTO DO BRINCAR EM FAMÍLIA: RESULTADOS DE UMA CAMPANHA DO RESGATE LÚDICO2024-08-09T17:16:47+00:00Charles Rechcharles.rech@ufsm.brSimone Ferigolo Venturinisfventurini@yahoo.com.brCristiano Frandalozo Maidanacristiano.maidana@ufsm.brMaikson Luiz Passaia Tonattomaikson.tonatto@ufsm.br<p><span style="font-weight: 400;">As ações extensionistas aproximam as universidades das comunidades, promovem a troca de conhecimentos e contribuem para a formação integral dos estudantes. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o evento “A Descida Rumo ao Resgate da Infância”, promovido pelo Projeto de Extensão LudiC-Fam da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul. A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos organizadores e participantes sobre o alcance dos objetivos do evento e sua contribuição para a comunidade e para a formação dos estudantes. Adotando uma abordagem metodológica mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, a investigação é enquadrada como exploratória e descritiva. As percepções, sugestões e comentários foram coletados por meio de questionários semiabertos elaborados no </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Forms</span></em><span style="font-weight: 400;">. Participaram do estudo 15 famílias presentes no evento e 7 integrantes do projeto de extensão. Os resultados evidenciam que o evento alcançou o objetivo de promover a convivência familiar em espaços lúdicos. A análise dos dados revelou uma avaliação positiva tanto dos organizadores quanto dos participantes, destacando a importância da iniciativa para a comunidade e para a formação dos estudantes. Além disso, os resultados indicam que o evento contribuiu para a integração entre diferentes setores da comunidade e para o desenvolvimento de competências dos acadêmicos envolvidos. Ao promover atividades lúdicas e incentivar a convivência familiar, o evento contribuiu diretamente para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que visa garantir educação de qualidade, incluindo o acesso a ambientes de aprendizagem seguros, equitativos e de qualidade.</span></p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Charles Rech, Simone Ferigolo Venturini, Cristiano Frandalozo Maidana, Maikson Luiz Passaia Tonattohttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1492AÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM ESCOLARES ADOLESCENTES2024-09-03T17:54:52+00:00Julia Carolina Petroceli Gonçalvesjuliapetroceli@outlook.comIngrid Geovanna Sarmanho Espindolaingridespindola.aluno@unipampa.edu.brRodrigo de Souza Balkrodrigobalk@unipampa.edu.br<p>As Infecções Sexualmente Transmissíveis têm grande importância na saúde pública. No Brasil, a taxa de infecções na faixa etária de 12 a 18 anos é expressiva, visto que a população adolescente é um grupo sujeito a diversas mudanças tanto físicas, quanto biológicas e emocionais, e portanto estão vulneráveis a situações de risco. Como forma de prevenção, o presente artigo apresenta o relato de experiência a partir de uma atividade extensionista, vivenciada por estudantes do curso de graduação em Enfermagem, bolsistas do Programa de Educação Tutorial: Práticas Integradas em Saúde Coletiva, que foi a execução de um projeto de extensão de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis nas escolas, para os alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Ao longo de dois meses foram ministradas aulas expositivas com atividades práticas sobre as nove Infecções Sexualmente Transmissíveis que mais se evidenciam no Brasil. Notou-se grande colaboração por parte dos alunos e obteve-se avaliação positiva das atividades. Dessa forma, percebe-se a importância de projetos voltados para a prevenção nas escolas, sobretudo, em locais periféricos e de vulnerabilidade social.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Julia Carolina Petroceli Gonçalves, Ingrid Geovanna Sarmanho Espindola, Rodrigo de Souza Balkhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1383QUALIDADE DE VIDA E BURNOUT2024-05-02T17:51:20+00:00Rosana do Socorro Ribeiro Bastosscribmentor@gmail.comEliza Maria Almeida Vasconcelosscribmentor@gmail.com<p>A síndrome de burnout é reconhecida como uma condição que impacta trabalhadores em vários campos, inclusive na educação. Ela se manifesta através de exaustão emocional, despersonalização e uma diminuição no senso de realização pessoal, afetando a saúde física e mental dados profissionais. Este artigo investiga a experiência de burnout em educadores, explorando suas causas, impactos na saúde mental e física, além das estratégias de recuperação e promoção da qualidade de vida. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura e análise de relatos de experiência, realizados mediante busca no Google Acadêmico com critérios de inclusão e exclusão definidos para garantir relevância e qualidade das fontes. Os resultados destacam a prevalência significativa do burnout entre educadores e a eficácia de intervenções psicossociais e organizacionais na mitigação de seus efeitos. Conclui-se que a implementação de práticas de suporte e políticas educacionais voltadas ao bem-estar dos educadores é crucial para melhorar a qualidade da educação e promover um ambiente de trabalho saudável.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rosana do Socorro Ribeiro Bastos, Eliza Maria Almeida Vasconceloshttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1026MULTIMORBIDADE EM PESSOAS IDOSAS HOSPITALIZADAS E FATORES ASSOCIADOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL2025-05-27T13:13:41+00:00Leucinéia Schmidtleucineia@hotmail.comAna Luisa Sant´Anna Alvesalves.als@upf.brMarilene Rodrigues Portellaportella@upf.br<p>Verificar a associação entre multimorbidade e variáveis sociodemográficas, nutricionais e condições de saúde em pessoas idosas hospitalizadas. Estudo transversal, com pessoas idosas hospitalizadas. O desfecho foi a presença de multimorbidade. As variáveis de exposição foram sociodemográficas, estado nutricional e condições de saúde. Para a análise bivariada foram aplicados os testes qui-quadrado, Exato de Fisher e teste t, após a Regressão de Poisson. Participaram 261 pessoas idosas, com média de 73,03±8,44 anos, sendo que 58,6% eram do sexo masculino. A prevalência de multimorbidade foi de 83,9%. Na análise bivariada, a multimorbidade foi associada ao sexo feminino (88,9%), maior média de idade (73,68±8,29), que não exerciam atividade remunerada (87,2%), desnutridos e com risco de desnutrição (87,0%), dependentes pela avaliação da funcionalidade (91,1%) e com fragilidade (94,2%). Na análise multivariada, a menor prevalência de multimorbidade foi entre os idosos que exerciam atividade remunerada (0,699=0,499-0,978), naqueles que internaram pelo Sistema Único de Saúde (0,875=0,789-0,970) e com menor pontuação na escala de fragilidade (0,702=0,568-0,869). A multimorbidade foi menor nas pessoas idosas com atividade remunerada, que internaram pelo SUS e com menor índice de fragilidade.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Leucinéia Schmidt, Ana Luisa Sant´Anna Alves, Marilene Rodrigues Portellahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1359PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS2024-05-02T19:01:51+00:00Diana Clementino de Oliveira Oliveiradiana.sousa09@hotmail.comRodrigo Couto Corrêa da Silvarodrigo.couto@gmail.comKaren Cavalcanti Taucedaktauceda@gmail.com<p>A pesquisa tem como objetivo analisar como o tema avaliação da aprendizagem em Ciências é abordado nas bases de dados da SCIELO e REDALYC. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo documental, com análise de conteúdo baseada em Bardin. Os resultados apontam que as práticas avaliativas tradicionais ainda são predominantes no cotidiano docente no ensino de Ciências, baseadas na quantificação, verificação da aprendizagem e limitadas a julgamentos de aprovação ou reprovação. O estudo defende a necessidade de repensar essas práticas avaliativas, buscando uma abordagem mais formativa e inclusiva, que integre a avaliação ao processo de ensino e aprendizagem como um todo, utilizando diferentes estratégias avaliativas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e de feedback contínuo. Os resultados apontam para a necessidade de futuras pesquisas ampliarem a representatividade dos resultados aprofundando a compreensão sobre a avaliação da aprendizagem em Ciências, contribuindo para o aprimoramento das práticas de avaliação nesta área de ensino.</p> <p><strong>Palavras-Chave</strong>: Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Ciências. Ensino Médio.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Diana Clementino de Oliveira Oliveira, Rodrigo Couto Corrêa da Silva, Karen Cavalcanti Taucedahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1366PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO2024-05-02T17:23:17+00:00Vanessa Ferreira Backesvanessafbackes2@gmail.comMaria Rosângela Silveira Ramosmaria.ramos@iffarroupilha.edu.brCatiane Mazocco Panizcatiane.paniz@iffarroupilha.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento de produção de Produtos Educacionais que visam elucidar o que é o Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram considerados os produtos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), disponibilizadas no repositório digital de Dissertações e Produtos Educacionais do site institucional do referido programa, entre os anos de 2019 e 2023. Para análise dos dados foi utilizada uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e do tipo estado do conhecimento. Os dados obtidos demonstraram que ainda são poucos os produtos elaborados com o objetivo de elucidar o Ensino Médio Integrado no âmbito do Mestrado ProfEPT. Apesar disso, os materiais produzidos abrangem uma diversidade de formatos, ao mesmo tempo que demonstram ser potencializadores de reflexão e avanços das práticas realizadas pelos sujeitos que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, bem como instrumento de divulgação e conhecimento para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Médio Integrado.</span></p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Vanessa Ferreira Backes, Maria Rosângela Silveira Ramos, Catiane Mazocco Panizhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1378SIMBOLISMOS EM TORNO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL CONFORME GESTORES ESCOLARES2024-05-02T17:39:54+00:00Laeda Bezerra Machadolaeda01@gmail.comAna Laura Guedes Silva Françaanalaura.franca@ufpe.br<p>Este artigo tem como objetivo identificar os elementos marcantes das representações sociais de protagonismo estudantil entre gestores de escolas de ensino médio. Representações sociais são construções cognitivas, afetivas e simbólicas dos sujeitos geradas em situações de interação social. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo que contou com a participação de 10 gestores que atuam em variadas escolas de ensino médio, situadas em Recife. Investigamos o protagonismo estudantil entre este grupo profissional utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com apoio da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciam como elementos marcantes das representações sociais de protagonismo estudantil dos gestores escolares: autonomia, liderança, iniciativa e participação dos estudantes. É nítida a relação que esses profissionais estabelecem entre protagonismo estudantil e as politicas educacionais que regulam o ensino médio no estado, pois mesmo com algumas referências aos termos transformação e participação, prevalece a ênfase no sujeito individual. O envolvimento e a preocupação coletivo estão afastados dessa simbologia.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Laeda Bezerra Machado, Ana Laura Guedes Silva Françahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1358ANÁLISE DO ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL2024-04-22T11:54:37+00:00Dellker Berigo de Souzadellkerberigo2016@gmail.comEdite Maria Sudbracksudbrack@uri.edu.br<p>O presente estudo, centra-se na análise do papel do Técnico Administrativo Educacional (TAE) na gestão escolar, com ênfase na gestão democrática. A pesquisa aborda a participação dos TAEs no Projeto Político Pedagógico (PPP) e em outras ações relacionadas à gestão escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, foram consultados o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Lei n. 7.040/1998 e a Lei Complementar (LC) n. 50/1998. Esses documentos foram estudados para compreender o embasamento legal da condição dos TAEs no contexto educacional. A análise revelou avanços, mas também evidenciou que os TAEs ainda não são plenamente reconhecidos como profissionais da educação. A pesquisa destaca a necessidade de superar desafios culturais para que esses profissionais possam contribuir efetivamente para a gestão escolar, usufruindo dos direitos e benefícios decorrentes dessa participação. A expectativa é que, a médio prazo, ocorram mudanças na percepção estabelecida sobre os TAEs, justificando, assim, a escolha do tema como objeto de pesquisa.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Dellker Berigo de Souza, Edite Maria Sudbrackhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1224PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA2024-07-04T13:41:02+00:00Larissa Naiara Gomes Pereira larissa.gomes@ufpr.brTiago Venturitiago.venturi@ufpr.brRoberta Chiesa Bartelmebsroberta.bartelmebs@ufpr.br<p>A partir de um novo olhar para os projetos de extensão vinculados à área de Ensino de Ciências e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica, o objetivo deste trabalho foi o de compreender quais as contribuições dos projetos de extensão universitária para a alfabetização científica e tecnológica no Ensino de Ciências realizado na escola. Para tanto, foram selecionados seis projetos de extensão, de uma universidade federal, desenvolvidos na área de Educação em Ciências, tendo como critério de inclusão o desenvolvimento de ações educativas em contexto escolar. As entrevistas foram gravadas via plataforma virtual e depois transcritas por meio do método de transcrição focalizada. As respostas foram analisadas com uso da Análise de Conteúdo, a partir de três categorias pré-estabelecidas: domínio, autonomia e comunicação. Os resultados desta pesquisa, apontam para as potencialidades que os projetos de extensão possuem para contribuir com o desenvolvimento da autonomia, comunicação, domínio, utilização do conhecimento científico e atuação na sociedade, pressupostos da alfabetização científica e tecnológica.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Larissa Naiara Gomes Pereira, Tiago Venturi, Roberta Chiesa Bartelmebs http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1458EMOÇÕES E SENTIMENTOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA2024-11-12T11:25:59+00:00Julia Nunes Pacheco156616@upf.brCleci Teresinha Werner da Rosacwerner@upf.brLuiz Marcelo Darrozldarroz@upf.br<p>A dimensão afetiva, que compreende elementos como emoções, sentimentos, motivação, atitudes, entre outros, é de significativa relevância no cotidiano escolar, podendo influenciar no processo de aprendizagem. Considerando que o componente curricular Matemática tende a ser preterido pela maioria dos estudantes, o presente estudo tem por objetivo identificar quais as emoções e os sentimentos que estudantes apresentam em relação às aulas de Matemática. Também, se os referidos componentes da dimensão afetiva possuem variação em relação ao ano escolar ou gênero dos participantes. Para isso, foram aplicados questionários elaborados com base em outros já validados, em duas escolas públicas brasileiras, abrangendo 361 estudantes do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 14 anos). Como resultado, foi identificado que a maioria dos participantes entende que faz sentido comparecer às aulas de Matemática, estão empolgados e não demonstram tédio, assim como não acha as aulas chatas e ficam felizes quando vale a pena comparecer as aulas. Em relação aos sentimentos, exprimiram sentir força, vigor, energia significativamente, e felicidade de forma sutil. Os estudantes pertencentes ao 6º e 7º ano expressaram maior ausência de sentimentos negativos, indo ao encontro da literatura que identifica uma diminuição dos sentimentos e emoções positivas conforme o avanço escolar. Sobre os mesmos resultados, o gênero masculino apresentou maiores percentuais, mas de forma diminuta.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Julia Nunes Pacheco, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darrozhttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1279OS SENTIDOS DA SEXUALIDADE E PREVENÇÃO DE INFECCÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA PERSPECTIVA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS NEGROS: REFLEXÕES PRELIMINARES2025-03-14T12:21:41+00:00Josenaide Engracia dos Santos josenaidepsi@gmail.comKeyza Loyanne da Costa Silvakeyzac3@gmail.comAna Luiza Oliveira Lealluizaleal17@gmail.comIleno Izidio Costa Silvailenoc@gmail.com<p>A sexualidade e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) são assuntos que precisam ser discutidos entre os jovens universitários, principalmente entre os negros. Os jovens negros são desproporcionalmente afetados por não acesso às informações sobre infecções sexualmente transmissíveis e sofrem mais preconceitos quanto ao tema da sexualidade, marcado por estigma e estereótipos sexuais. <strong>Objetivo. </strong>Compreender a percepção de jovens negros universitários sobre sexualidade e prevenção de IST. <strong>Metodologia.</strong> Pesquisa qualitativa, tendo por instrumento a entrevista semiestruturada e por participantes jovens negros universitários na faixa etária entre 18 a 25 anos, e análise de conteúdo de Laurence Bardin. <strong>Resultados</strong>. Os participantes relataram que, em relação à sexualidade, a religião tem influência significativa, bem como a questão étnica racial, o que interfere decisivamente no acesso à prevenção de IST/HIV. O silenciamento do tema com recorte étnico racial, as normas culturais, as mensagens sobre a sexualidade e os estereótipos sexuais contribuem para o risco de IST/HIV entre jovens negros. <strong>Considerações finais.</strong> As descobertas demonstram como a interseção de estruturas étnicos raciais molda o contexto da percepção sobre sexualidade, prevenção e IST ente jovens negros(as). Sugerimos que os esforços de prevenção de IST/VIH abordem estes fatores de forma sistêmica, a fim de reduzir as disparidades raciais quanto ao conhecimento sobre sexualidade e prevenção de IST/HIV.</p> <p> </p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Josenaide Engracia dos Santos , Keyza Loyanne da Costa Silva, Ana Luiza Oliveira Leal, Ileno Izidio Costa Silvahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1411THE USE VALUE OF MEDICINAL PLANTS2024-07-04T17:20:28+00:00Nailton Rodrigues de Castronailton.castro@ifpi.edu.brViviane Modesto Arrudaviviane.modesto@uemg.brJosé Emílio Zanzirolani de Oliveirajose.zanzirolani@ifsudestemg.edu.brJosé Luiz de Freitas Paixão Paixãojose.paixao@ifsudestemg.edu.br<p>The study aimed to conduct an ethnobotanical survey of medicinal plants and their uses in the municipality of Cocal, located in the state of Piaui. The methodology used was the "snowball" technique to identify interviewees through conversations with friends, neighbors, family members, the Agriculture Department, and the Rural Workers' Union. Questionnaires containing objective and descriptive questions about the cultivated plant species, the parts used, preparation methods, and diseases treated with the plants were applied. Twenty interviews were conducted, with 80% of the respondents being female. The age range of the interviewees varied from 18 to 85 years. Information was collected on 32 medicinal species, with the most cited being Boldo (<em>Plectranthus barbatus</em>). The most used part of the plant was the leaf, and the most common form of consumption was tea (decoction). Medicinal plants were sought by the interviewees to treat illnesses, mainly general pain, flu, and fever. In conclusion, the municipality of Cocal presents the possibility of increasing the production of medicinal plants, and the knowledge and use of these plants are important for the local community in treating different health conditions.</p> <p> </p> <p><strong>Keywords:</strong> Agroecology. Health. Survey. Popular Medicine.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Nailton Rodrigues de Castro, Viviane Modesto Arruda, José Emílio Zanzirolani de Oliveira, José Luiz de Freitas Paixão Paixãohttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1455POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO SOCIAL DO SUAS PARA POPULAÇÃO MIGRANTE NO BRASIL2024-07-09T12:51:43+00:00Lelton Silvestre Silvalelton.silvestre@ufabc.edu.br<p>Este artigo surge como resultado de um levantamento bibliográfico que se dedicou a investigar as experiências da rede socioassistencial em âmbito municipal de serviços, programas, projetos e benefícios voltados à integração social da população migrante. Inicialmente foi explanado sobre o conceito de pessoas migrantes, os direitos voltados a essa população, utilizado-se para construção teórica introdutória documentos e outros materiais norteadores da temática, porém sem esgotar o assunto. Quanto aos aspectos metodológicos, foi adotada a abordagem qualitativa de tratamento de dados por meio de um levantamento bibliográfico e análise de literatura como método. Foram explicitados as experiências encontradas em solo brasileiro, em nível local, das ações realizadas na rede socioassistencial voltadas à população migrante com vistas à inserção social. Observou-se uma maior prevalência de aproveitamento do desenho institucional já previsto pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais em detrimento da implementação de serviços específicos nos resultados. Foram analisadas na discussão as experiências apresentadas nos resultados à luz de alguns teóricos da administração pública e políticas públicas. Na conclusão, foram expostos os principais desafios identificados e orientações para pesquisas futuras para efetivação da política pública de Assistência Social voltada à população migrante no país.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Lelton Silvestre Silvahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1473EFICIÊNCIA DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL2024-08-09T17:02:19+00:00Ernesto Favaretto Júniorerfavoreto@hotmail.comJorge Madeira Nogueirajmn0702@gmail.comCristiane Maria Tonetto Godoy guriaccr@hotmail.com<p>As exigências contemporâneas de responsabilidade fiscal impõem aos governos a necessidade de melhorias em suas decisões para, por conseguinte, gerar confiança por parte da sociedade. Nessa senda, a gestão orçamentária eficiente contribui para uma política pública eficiente, na medida em que aprimora a sua implementação ao permitir avaliação, controle e correção de eventuais falhas. Desse modo, este artigo objetiva analisar a eficiência da gestão orçamentária de cento e quinze Unidades Orçamentárias do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Governo do Distrito Federal por meio do Índice de Qualidade de Gestão Orçamentária (IQGO) e pela ferramenta não paramétrica Análise Envoltória de Dados (DEA) no modelo BCC VRS. Os resultados mostram que a maioria das Unidades com gestão orçamentária insatisfatória e ineficiente é composta por Fundos Orçamentários. No caso desses Fundos, o seu perfil executório centra-se na baixa execução de atividades finalísticas, o que, em conjunto com planejamento inadequado, contingenciamento, ingerência orçamentária e fatores limitadores da despesa, ajudam a explicar o seu baixo desempenho.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Ernesto Favaretto Júnior, Jorge Madeira Nogueira, Cristiane Maria Tonetto Godoy http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1351RANKINGS BRASILEIROS E INTERNACIONAIS DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS2024-07-04T14:28:08+00:00Paula Regina Zarelliprzarelli@gmail.comGeysler Rogis Flor Bertolinigeysler.bertolini@unioeste.br<p>Este estudo objetiva analisar rankings brasileiros e internacionais de cidades inteligentes e sustentáveis visando compará-los em termos de eixos e dimensões ou domínios. Com abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977), realizou-se uma pesquisa documental a partir dos relatórios <em>European Smart Cities</em> (2007); <em>Arcadis Sustainable Cities</em> (2016); Norma ISO 37122:2019 (2019); Ranking <em>Connected Smart Cities -</em> Urban Systems (2014); Plataforma Inteli.gente - MCTI (2019); e, Programa Cidades Sustentáveis - PCS (2019), com análise integrada e sistêmica, a fim de servir de guia de referência para tomada de decisão para gestores públicos municipais. Como principal resultado, o estudo indica um Multiranking para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, como modelo multidimensional, composto por eixos e dimensões compilados dos rankings internacionais e nacionais analisados, com tendências emergentes, para validação no contexto de municípios brasileiros. As contribuições repousam na sistematização da literatura científica sobre elementos fundamentais para o avanço das iniciativas em cidades inteligentes e sustentáveis.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Paula Regina Zarelli, Geysler Rogis Flor Bertolinihttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1362A EXPRESSIVIDADE ESTÉTICA DO FIGURINO EM “O SENHOR DOS ANÉIS”2024-05-28T17:31:19+00:00Carolina Blum Vorpagelcarolinabvorpagel@gmail.comClaudia Schemesclaudias@feevale.br<p>O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do figurino na construção da narrativa e desenvolvimento das personagens ao longo dos filmes da trilogia <em>O Senhor dos Anéis</em>. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, baseada em referências bibliográficas e análise dos temas abordados. Para a análise do figurino, serão utilizadas as classificações de figurinos propostas pelos autores Betton (1987) e Martin (2013) e a análise semiótica de Barthes (2006) será aplicada para estudo de imagens, permitindo uma compreensão mais ampla dos significados presentes na composição visual do figurino das personagens. Através da análise, busca-se compreender como as escolhas do figurino contribuem para a construção da narrativa e para o desenvolvimento das personagens ao longo dos filmes, além de examinar como esses elementos visuais contribuem e impactam a experiência do espectador. Concluímos que o figurino desempenha um papel importante na transposição da obra literária para o cinema contribuindo para a expressão visual da narrativa, a definição dos personagens e a criação de um universo envolvente.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Carolina Blum Vorpagel, Claudia Schemeshttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1384PANORAMA DEMOGRÁFICO DA RGINT CHAPECÓ2025-05-27T14:30:39+00:00Eliziane Raquel Rauch Cerattieliziane.rauch@ifc.edu.brAlcione Talaskaalcione.talaska@ifc.edu.brSheila Crisley de Assissheila.assis@ifc.edu.br<p>O desafiador cenário da sociedade contemporânea nos obriga a análise do movimento demográfico em curso. Assim, a análise da estrutura e dinâmica demográfica dos municípios integrantes da Região Geográfica Intermediária de Chapecó (RGINT Chapecó), objetivo do artigo está relacionada com a preocupação dos processos de alteração na estrutura e composição populacional e sua classificação segundo alguns critérios. Apresenta as principais variáveis da estrutura e da dinâmica demográfica a fim de demarcar características populacionais da região e seus municípios, para o período 2010-2022, conforme disponibilidade de dados estatísticos secundários, objetivando compreender a realidade demográfica regional. O estudo realizado se caracterizou como quali-quantitativo, sendo descritivo e interpretativo, buscado em documentos, bibliografias e dados estatísticos secundários, disponibilizados por instituições de pesquisa brasileiras. Os dados do Censo de 2022 revelam que a região analisada está em constante dinamismo demográfico com aumento da população absoluta da região, embora, as taxas de natalidade e mortalidade revelam a redução do crescimento vegetativo regional. Ainda, mostra processo de envelhecimento populacional e ampliação da prevalência das mulheres em relação aos homens. Portanto, a região apresenta características demográficas particulares no contexto regional e intrarregional, que contribuem para elucidar discussões mais amplas da demografia, migrações e desenvolvimento. Enfatiza-se, assim, a importância de análises demográficas para subsidiar a elaboração de dados geoestatísticos necessários para a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento das regiões.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Eliziane Raquel Rauch Ceratti, Alcione Talaska, Sheila Crisley de Assishttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1387CARACTERIZAÇÃO E GERMINAÇÃO DE DIÁSPOROS DE Emmotum nitens 2024-07-04T16:48:46+00:00José Carlos Pinajosecarlospina@gmail.comFrancisco Eduardo Torresfeduardo@uems.brRosemary Matiasrosematiasc@gmail.comAdemir Kleber Morbeck de Oliveiraakmorbeckoliveira@gmail.com<p>O Cerrado Rupestre, com sua vasta diversidade vegetal, abriga espécies de grande potencial ecológico e econômico. No entanto, pouco se sabe sobre as características dos diásporos dessas plantas, que são as estruturas responsáveis pela dispersão e reprodução das mesmas. Para preencher essa lacuna, objetivou-se realizar a biometria dos diásporos e a identificação das classes de metabólitos secundários no pericarpo e mesocarpo de <em>Emmotum nitens</em>, além de avaliar o efeito de diferentes temperaturas em seu processo germinativo e formação de plântulas, em câmara de germinação. Os diásporos foram coletados no Cerrado Rupestre e caracterizados quanto ao tamanho, peso e metabólitos secundários. Subsequentemente, foram submetidos a testes de germinação em diferentes temperaturas: 20, 25, 30, 35, 20-30 e 25-35 °C. Foram quantificados a percentagem, o índice de velocidade e o tempo médio de germinação, bem como o desenvolvimento de plântulas. As análises fitoquímicas indicaram presença de compostos fenólicos, taninos, flavonoides e antraquinonas nos diásporos. Quanto à biometria, a maioria apresentou altura entre 8 e 10 mm, largura entre 12 e 14 mm e peso médio de 0,86 g, com teor de água entre 0,37 e 1,31%. A germinação estendeu-se por 67 dias, destacando-se a temperatura de 35 °C para protrusão da raiz e crescimento das plântulas, com 90% de germinação e 15 cm de altura média das plântulas. Os diásporos mostraram preferência por temperaturas elevadas, indicando adaptação estenotérmica. Conclui-se que os diásporos apresentam características adaptativas e são fontes promissoras de metabólitos secundários com potencial farmacológico e biotecnológico.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 José Carlos Pina, Francisco Eduardo Torres, Rosemary Matias, Ademir Kleber Morbeck de Oliveirahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1395FLORA VASCULAR DA FLORESTA SEMIDECÍDUA DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO RICARDO MACHADO BORGES2024-05-28T17:58:05+00:00Marlon Lopesmarlonbiologiaueg@gmail.comPolla Renonpolla.rodrigues16@gmail.comIgor Manoel Paulo Goulart de Abreuigorabreubio@gmail.comIsa Lucia de Moraisisamorais1@gmail.com<p>As Unidades de Conservação consistem em estratégias vitais para a conservação da biodiversidade. Neste contexto, realizamos um levantamento florístico da flora vascular da floresta semidecídua da Unidade de Conservação Ricardo Machado Borges avaliando a riqueza, hábito, endemismo, <em>status</em> de conservação e síndromes de dispersão de diásporos. A coleta do material botânico ocorreu através do método do caminhamento, mensalmente, entre setembro de 2022 e agosto de 2023. Amostramos duas espécies de samambaias e 345 de Angiospermas, pertencentes a 235 gêneros e 80 famílias. Os táxons de maior riqueza foram Fabaceae; Rubiaceae; Bignoniaceae; Malpighiaceae; Malvaceae; Asteraceae; Apocynaceae; Euphorbiaceae, Myrtaceae e Cyperaceae e <em>Solanum</em>, <em>Dioscorea</em> e <em>Fridericia</em>. Registramos duas novas espécies, pertencentes aos gêneros <em>Matelea</em> e <em>Commelina</em>. Encontra-se em análise a possibilidade de uma espécie de <em>Phyllanthus</em> ser nova. O estrato lenhoso foi o mais rico em espécies. Foram encontrados 25 novos registros de ocorrência, sendo nove para o Cerrado, cinco para a região Centro-Oeste e 11 para o estado de Goiás. Grande parte das espécies tem ampla distribuição no país, ocorrendo em quatro ou mais domínios fitogeográficos, com 14,4% do total de espécies endêmicas do Brasil. A flora apresenta alta similaridade com a de Mata Atlântica. A maioria das espécies apresenta síndromes de dispersão por zoocoria. Mais estudos com a inclusão do estrato herbáceo e subarbustivo devem ser realizados para que seja possível discutirmos e avaliarmos se existe um padrão na composição florística das florestas semidecíduas.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Marlon Lopes, Polla Renon, Igor Manoel Paulo Goulart de Abreu, Isa Lucia de Moraishttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1454INTERFACE ENTRE SEGURO AGRÍCOLA E EVENTOS CLIMÁTICOS NO CONTEXTO ESG 2024-07-15T11:19:48+00:00Gustavo Corrêa Bezerra de Araújogustavo_seguros@hotmail.comAlessandro Marco Rosinialessandro.rossini@yahoo.comGiselle Marques de Araújogiselle.araujo@cogna.com.brRosemary Matias Coelhorosematias@cogna.com.br<p>O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre seguro agrícola e mudanças climáticas no contexto de governança ambiental global. Questiona se a subvenção governamental está alcançando as regiões do Brasil com maior risco climático e se os subsídios favorecem mais os pequenos ou grandes produtores. A análise dos dados foi realizada sob uma perspectiva dialética, permitindo questionar verdades estabelecidas e buscar compreender aspectos ocultos. Observou-se que o Brasil está buscando se adaptar proativamente ao paradigma ESG. No entanto, concluiu-se que os subsídios governamentais tendem a beneficiar os grandes produtores de grãos, em detrimento dos pequenos produtores e da agricultura familiar. A alocação de subsídios não considera critérios climáticos regionais, como a necessidade de maior segurança hídrica e menor risco de perda de safra. O estudo sugere uma integração mais efetiva entre as políticas governamentais de gestão do clima e prevenção de riscos no setor agrícola com as iniciativas do mercado de seguro, para ampliar o acesso dos pequenos agricultores ao seguro agrícola, melhorando a governança ambiental no país.</p> <p> </p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Gustavo Corrêa Bezerra de Araújo, Alessandro Marco Rosini, Giselle Marques de Araújo, Rosemary Matias Coelhohttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1460CULTIVO DA CHIA (Salvia Hispânica L.) EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO ORGÂNICO 2024-07-09T13:02:41+00:00Serinei César Grígoloserineicgrigolo@utfpr.edu.brAna Clara Fermino Fernandesaclaraffermino@gmail.comCristiane Maria Tonetto Godoyguriaccr@hotmail.comJoel Donazzolojoel@utfpr.edu.br<p>A cultura da chia atualmente tem se destacado pelas suas qualidades nutricionais e vem se tornando uma alternativa de produção de grãos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da chia em cultivo orgânico de produção em duas épocas de semeadura, no município de Dois Vizinhos, situado no Sudoeste do Paraná. Para isso, foram implantados dois tratamentos, com cinco repetições, em delineamento inteiramente casualizado. Cada tratamento correspondeu a uma época de semeadura, sendo: o primeiro tratamento implantado no dia 24 de novembro de 2022 e o segundo no dia 16 de dezembro de 2022. Das variáveis avaliadas, houve diferença significativa apenas para crescimento da planta. O tratamento mais precoce, com semeadura em novembro, apresentou uma média de altura foi 2,96m, significativamente maior que o segundo tratamento cuja a média resultou em 2,65m, não impactando nos componentes de rendimento e produtividade. A produtividade média encontrada foi de 856 kg/ha, correspondendo a média brasileira, demonstrando que a chia se apresenta como uma planta alternativa potencial para produção de grãos em sistema de plantio direto orgânico, sendo uma alternativa viável na rotação de culturas ou uso em entressafra.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Serinei César Grígolo, Ana Clara Fermino Fernandes, Cristiane Maria Tonetto Godoy, Joel Donazzolohttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1496O CAPITAL NATURAL E A PERCEPÇÃO DE VALOR NO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ: 2024-09-03T18:03:10+00:00Raynon Joel Monteiro-Alvesraynon_alves@yahoo.com.brThyago Gonçalves Mirandathyagomiranda@hotmail.comAna Cláudia Caldeira Tavares-Martinstavaresmartins7@gmail.com<p>Este estudo objetivou analisar a percepção de valor em relação aos manguezais a partir da Disposição a Pagar (DAP) de moradores da cidade de Marapanim-Pará, assim como avaliar a influência de suas variáveis socioeconômicas sobre esses aspectos pessoais. Foram entrevistados, por meio de formulários estruturados, 81 moradores que residiam no entorno dos manguezais. Os dados coletados foram analisados descritivamente e para verificar diferenças significativas entre as variáveis socioeconômicas e a DAP e entre o valor a ser pago. Os resultados mostraram que 77,7% dos entrevistados alegaram que o seu local de residência não é uma área de risco de desastre, e a maioria deles (65,4%) apresentou DAP, diante de um cenário hipotético de aumento drástico das marés. A percepção de valor, principalmente, esteve relacionada à quantia a ser paga de R$ 10,00 para contribuir com um projeto ambiental, e o total estimado foi de R$ 14.858,00 por mês. A idade (p = 0,75), tempo de moradia (p = 0,30), distância da casa (p = 0,81) e renda (p = 0,34) não foram significativas para a DAP. Porém, em relação ao valor a ser pago, a idade foi a única variável que apresentou uma correlação negativa e significativa (rs = -0,30; p = 0,03). A percepção de valor em relação aos manguezais, assim como a DAP, pode ser influenciada pela idade, e o valor financeiro estimado neste estudo pode ser utilizado como um indicativo para a contabilização do capital natural em Marapanim e para subsidiar projetos que visem a sustentabilidade local.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Raynon Joel Monteiro-Alves, Thyago Gonçalves Miranda, Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martinshttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1246DETERMINAÇÃO DO TAMANHO DE PARCELA PARA AVALIAR A MASSA DE PARTE AÉREA DE GRÃO-DE-BICO2025-04-25T13:50:08+00:00Alberto Cargnelutti Filhoalberto.cargnelutti.filho@gmail.comMurilo Vieira Loromuriloloro@gmail.comVithória Morena Ortizvithoria.ortiz159@gmail.comJoão Augusto Andrettaaundregusto@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho foi determinar o tamanho ótimo de parcela (Xo) para avaliar a massa de parte aérea da planta de grão-de-bico (<em>Cicer arietinum</em> L.), cultivar BRS Cristalino, e comparar três métodos de estimação de Xo. Foram conduzidos três ensaios de uniformidade com a cultura de grão-de-bico, cultivar BRS Cristalino. Os ensaios de uniformidade foram divididos em 36 unidades experimentais básicas (UEB) de 1 m × 1 m. A UEB foi formada por duas fileiras de 1,0 m de comprimento, espaçadas 0,50 m entre fileiras, totalizando 1,0 m<sup>2</sup>. Foi avaliada a massa de parte área da planta de grão-de-bico de cada UEB. Foi determinado o tamanho ótimo de parcela pelos seguintes métodos: curvatura máxima modificado (CMM), modelo linear de resposta com platô (LRP) e modelo quadrático de resposta com platô (QRP). O tamanho ótimo de parcela difere entre os métodos e cresce na seguinte ordem: CMM = 4,81 m<sup>2</sup>, LRP = 7,19 m<sup>2</sup> e QRP = 10,25 m<sup>2</sup>. O coeficiente de variação estabiliza a partir de parcelas com 7,19 m<sup>2</sup>. O tamanho ótimo de parcela para avaliar massa de parte aérea da planta de grão-de-bico (<em>Cicer arietinum</em> L.), cultivar BRS Cristalino, é 7,19 m<sup>2</sup>.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Alberto Cargnelutti Filho, Murilo Vieira Loro, Vithória Morena Ortiz, João Augusto Andrettahttp://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1369MOLHO FUNCIONAL DE ABACATE E KEFIR2024-05-02T17:25:51+00:00Josiane Goularte Pinheirojosiane.goularte.pinheiro@gmail.comDébora Fernandes Pinheirodebora.fp@yahoo.comRosana Claudio Silva Ogoshirosana.ogoshi@uniarp.edu.brAna Claudia Lunelli Moronutricao@uniarp.edu.br<p>O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, devido à conveniência e ao estilo de vida agitado, tem levado a uma redução no consumo de alimentos in natura, como frutas e vegetais, e na preparação de refeições caseiras. Essa mudança nos hábitos alimentares tem sido associada a deficiências nutricionais e a um aumento nas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e síndrome metabólica. Para abordar essa questão, um estudo foi conduzido para explorar as propriedades nutricionais dos alimentos in natura e seu potencial no desenvolvimento de novos produtos com maior valor nutricional. A pesquisa, de caráter experimental e descritivo, demonstrou resultados promissores, destacando a inulina como agente espessante preferencial em relação à goma xantana e goma guar, resultando em uma textura aprimorada. A maionese final apresentou baixo teor calórico, sendo rica em gorduras mono e poli-insaturadas, além de vitaminas, quando comparada à maionese tradicional. O kefir, por sua vez, contribuiu para a conservação do produto, além de fornecer propriedades probióticas e prebióticas. A análise sensorial revelou resultados positivos, com uma forte intenção de compra e uma alta aceitação do sabor, evidenciando o potencial desse produto funcional no mercado. Este estudo ressalta a importância de desenvolver alternativas alimentares mais saudáveis e nutritivas para combater os efeitos adversos do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.</p>2025-07-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Josiane Goularte Pinheiro, Débora Fernandes Pinheiro, Rosana Claudio Silva Ogoshi, Ana Claudia Lunelli Moro