http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/issue/feed Vivências 2025-01-01T12:34:11+00:00 Revista Vivências vivencias@reitoria.uri.br Open Journal Systems <p><strong>FOCO E ESCOPO</strong></p> <p>A <em>Revista Eletrônica Vivências</em> tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e artigos no campo das áreas de conhecimento do CNPq e áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber.</p> <p style="margin: 0cm;">Classificada como <strong>A4 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong> - Quadriênio 2017-2020</p> <p style="margin: 0cm;"> </p> <p style="margin: 0cm;">As edições anteriores ao número 28 encontram-se disponíveis e podem ser acessadas no seguinte link: <a href="https://vivencias.reitoria.br/">https://vivencias.reitoria.br/</a></p> http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1628 INFORMAÇÃO, CONEXÃO E COOPERAÇÃO PARA POSSIBILITAR O BEM VIVER 2024-12-31T18:16:59+00:00 Neusa Maria John Scheid neusas@san.uri.br 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Neusa Maria John Scheid http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1096 EDUCAÇÃO 4.0: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM 2024-01-02T17:52:08+00:00 Douglas Vaz douglas.vaz@unilasalle.edu.br Sandra Coimbra Rodrigues sandrinha.netrs@gmail.com Paulo Fossatti paulo.fossatti@unilasalle.edu.br Hildegard Susana Jung hildegardsjung@gmail.com <p>A sociedade caminha para um novo paradigma social, no qual interagimos de novas maneiras, nos comunicamos de forma instantânea e aprendemos continuamente. Com a apropriação de diferentes tecnologias, frutos da Indústria 4.0, a educação também assume um caráter inovador frente ao modelo tradicional até então predominante. Ela envolve diferentes dimensões e sujeitos, e reflete, continuamente, as mudanças sociais, culturais e tecnológicas pelas quais passa a sociedade. Nessa perspectiva, surge a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que visem potencializar os processos educacionais, alinhados às mudanças dos outros setores da sociedade contemporânea. A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o contexto da Educação 4.0, estabelecendo uma relação dialógica com o fenômeno da Indústria 4.0 a partir da identificação da apropriação de alguns de seus elementos. O estudo adota uma metodologia de caráter qualitativo, buscando seus dados em diferentes bases de periódicos científicos. Os resultados apontam que: produtos relacionados à robótica, computação em nuvem, pensamento computacional, entre outros, que surgem no contexto da Indústria 4.0 são incorporados ao ambiente educacional como forma de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a inovação no contexto da Educação 4.0 se dá não mais pela presença de tecnologias em sala de aula, mas sim pela forma como é empregada e pela capacidade de ressignificar o processo de aprendizagem ao permitir que se contextualize nos movimentos sociais contemporâneos. Percebe-se a necessidade do constante alinhamento entre educação e sociedade, permitindo a apropriação de tecnologias, culturas e diferentes contextos no ambiente educacional contemporâneo.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Douglas Vaz, Sandra Coimbra Rodrigues, Paulo Fossatti, Hildegard Susana Jung http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1285 ENTRE DESAFIOS E DESIGUALDADES 2024-01-12T12:39:11+00:00 Elaine Conte elaineconte@yahoo.com.br Raquel Amélia dos Santos raquelameliasantos@gmail.com Ane Patricia Viana José de Mira ane.mira23@gmail.com Deivid de Souza Santos deividdesouza@yahoo.com.br <p>Este artigo mergulha nas complexidades da formação e do trabalho pedagógico, explorando a subalternização histórica dos professores da educação básica no Brasil. Ao abordar os desafios enfrentados por professores e pesquisadores no Brasil que atuam na educação básica, com base nas ideias de Florestan Fernandes, torna-se essencial contemplar a complexidade das interações sociais, econômicas e políticas que permeiam o sistema educacional do país. Buscando responder à pergunta central sobre as dificuldades de ser professor e pesquisador nesse contexto, a pesquisa adota uma abordagem hermenêutica para desvendar as dimensões culturais e fronteiras que delineiam essa experiência atualmente. Tendo a curiosidade epistemológica como guia, o estudo revela os desafios intrínsecos ao trabalho docente, destacando as entrelinhas dos processos formativos e enfatizando a pesquisa como princípio científico e educativo. Ao examinar os impasses enfrentados por professores e pesquisadores, especialmente no estudo das desigualdades sociais, concluímos que persistem desafios irreconciliáveis, incluindo desigualdade estrutural, a necessidade urgente de uma formação política sólida para os professores e condições de trabalho precárias. Estes fatores mobilizam os profissionais da educação para (re)existir à marginação persistente dos professores ao longo da história da educação no Brasil.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Elaine Conte, Raquel Amélia dos Santos, Ane Patricia Viana José de Mira, Deivid de Souza Santos http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1323 IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR 2024-03-04T13:45:52+00:00 Andréa Inês Goldschmidt andreainesgold@gmail.com Luciana Richter lurichter@gmail.com <p>A reflexão deve ser parte da formação inicial, sendo fundamental espaços para que os alunos pensem em suas ações e na identidade docente. Uma das vias é pela utilização de metáforas. Diante deste cenário, foi proposto esta pesquisa, envolvendo 25 licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, no intuito de investigar as concepções de alunos em formação docente acerca do papel do professor em sala de aula. Para tanto, os alunos receberam uma mini maleta, contendo elementos: apontador, lantejoulas, relógio, clipe, régua, pente, tesoura, letras e números diversos, uma cédula de dinheiro, um pedaço de elástico, bala goma, apito, borracha, espelho, flor plantada num vaso, caneta marcadora permanente, post-it, e uma caixinha de lápis giz de cera. Foi solicitado aos alunos para abrirem a maleta e discutirem metaforicamente os elementos, relacionando-os ao papel do professor. As reflexões foram registradas, socializadas e analisadas. Os resultados identificaram como características importantes: saber administrar bem o seu tempo, priorizando a pontualidade, a organização e a eficiência; reconhecer que cada aluno tem um tempo distinto para a aprendizagem e buscar criar estratégias que procurem atender a estas necessidades; ser uma pessoa flexível em suas ações; criativa em sala de aula e no planejamento, que saiba chamar a atenção; estabelecer limites e ter o cuidado com suas palavras e ações; tornar a sala de aula um ambiente adequado à aprendizagem, estabelecer boas relações afetivas. Reconhecer que cada aluno é único e respeitar as diferenças. As metáforas contribuíram como potencial pedagógico para estimular as reflexões.&nbsp;</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Andréa Inês Goldschmidt, Luciana Richter http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1327 PRECARIZAÇÃO E MAL-ESTAR DOCENTE EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO ESTADO DO MARANHÃO 2024-04-01T18:35:40+00:00 Maria Marlene Miranda Aguiar marleneama@hotmail.com Maria Célia Dias de Castro maria.castro@uemasul.edu.br Eva Teresinha de Oliveira Boff evaboff@unijui.edu.br Larissa Kny Cabreira larissa.cabreira@sou.unijui.edu.br <p>Este trabalho tem como objetivo discutir a precarização das condições de trabalho de dez docentes e o sentimento de mal-estar que tem provocado agravos à saúde desses profissionais. A profissão docente, em alguns momentos, tem enfrentado submissão, sentimento de desvalorização e, consequentemente, sofrimento oriundos das exigências provocadas pelas novas formas de gestão escolar. O viés mercadológico impregnado no sistema de ensino exige o alcance de metas mensuradas pelos organismos de monitoramento do desempenho do estudante para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento ligado às políticas educacionais para atender à realidade brasileira e mundial. Nesse cenário, os alunos são convocados a participar dos conselhos de classe e para isso nem sempre estão devidamente preparados e maduros, o que pode causar sentimentos de desconforto e embaraço aos docentes. Para este estudo, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e os dados foram gerados a partir das respostas de um questionário com perguntas aplicadas aos professores de uma escola técnica do estado do Maranhão. A depreensão é que os professores não sentem possuir autonomia suficiente para a execução e planejamento de suas atividades, pois estas são pensadas e planejadas de acordo com os interesses de uma ideologia dominante, cabendo-lhes executá-las conforme a conveniência gestada, culminando em um trabalho nem sempre bem contextualizado à realidade básica dos alunos.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Maria Marlene Miranda Aguiar, Maria Célia Dias de Castro, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Larissa Kny Cabreira http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1330 TREATMENT FOR DEPRESSION AND ANXIETY AMONG ACADEMICS AND HEALTHCARE PROFESSORS AT A MIDWESTERN SANTA CATARINA UNIVERSITY 2024-08-09T16:59:34+00:00 Débora Fernandes Pinheiro debora.fp@yahoo.com Eliana Rezende Adami eliana.rezende@uniarp.edu.br Rosana Claudio Silva Ogoshi rosana.ogoshi@uniarp.edu.br Marcielle Aline Rodrigues marcielle.aline@hotmail.com <p>Anxiety and depression disorders can be classified as a group of diseases that cause serious damage to people's lives, affecting their personal and social lives. Psychotropic medications are the main means of treatment for patients diagnosed with anxiety and depression. The university environment is of great importance in the development of people. However, as it requires a higher level of dedication and study, it can be said that it is a stressful and impactful process in relation to the physical and mental health of students and teachers. The research aimed to evaluate the mental health of academics and professors in the health area, as well as the use of anxiolytics and antidepressants. It is an applied research, qualitative and quantitative nature with exploratory objective, through the application of a questionnaire for data collection. Of the research participants, 90.4% (288) are academics and 9.4% (30) are professors in the health area of the educational institution studied. Where 50.6% (161) use some medication for anxiety and/or depression. The vast majority reported that the indication was for anxiety with 55% (147), followed by depression with 30% (81), insomnia 7% (17), PMS 3% (8) and other indications with 5% (13). It is concluded that the mental health of the research participants is affected, given the above, it is necessary to develop an action plan in order to find solutions and promote mental health care, preventing the increase in the prevalence of mental disorders in universities.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Débora Fernandes Pinheiro, Eliana Rezende Adami, Rosana Claudio Silva Ogoshi, Marcielle Aline Rodrigues http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/957 ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS 2024-08-09T11:38:52+00:00 Rafael Lima Medeiros Ferreira faelmedeiros.br@gmail.com Natasha Lima Medeiros Ferreira medeirosnatasha1@gmail.com Ida Carneiro Martins tita.carneiromartins@gmail.com Roberto Gimenez roberto.gimenez@unicid.edu.br <p>O presente artigo tem por razão propor recomendações ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (SISTEBIB/UFAM), a partir da abordagem racionalista proposta por Secchi, acerca dos parâmetros de acessibilidade para o acesso, a permanência e o atendimento da pessoa com deficiência considerando os produtos e serviços de informação disponíveis nas Bibliotecas da UFAM, bem como realizar discussões acerca das práticas e posturas inclusivas, pautadas, sobretudo, na quebra das barreiras que marginalizam a pessoa com deficiência. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de artigos científicos indexados que versam sobre as temáticas das bibliotecas universitárias e do acesso da pessoa com deficiência a estes ambientes de informação. Desta forma, a construção deste trabalho reuniu a literatura recuperada acerca da importância da importância da construção de espaços acessíveis e inclusivos para a manutenção da dignidade humana e da cidadania no que tange a pessoa com deficiência e seus direito à inclusão, à acessibilidade e o acesso à informação e à educação.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Pessoa com deficiência. Ensino superior. Acessibilidade e inclusão.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Rafael Lima Medeiros Ferreira, Natasha Lima Medeiros Ferreira, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1343 RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS EM JOINVILLE (SC) 2024-04-01T18:58:14+00:00 Dieysa Kanyela Fossile dieysafossile@yahoo.com <p>Neste artigo, apresentam-se as ações de extensão vinculadas ao Projeto Língua Portuguesa para Estrangeiros em Joinville desenvolvidas no segundo semestre de 2023, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no <em>Campus</em> Joinville. No projeto são oferecidas aulas de língua portuguesa para estrangeiros que possuam conhecimento básico, conhecimento intermediário ou conhecimento avançado do idioma. Como aporte teórico, adotaram-se os estudos da linguística aplicada ao ensino de português como língua estrangeira e os princípios da abordagem comunicativa. Concluiu-se que é imprescindível que o estrangeiro domine a língua portuguesa para que possa <em>existir</em> e ter uma vida digna no Brasil. O domínio da língua portuguesa é uma demanda indispensável a essas pessoas para que possam fazer parte da sociedade, ser inseridas no mercado de trabalho, ter acesso ao ambiente escolar, aos centros religiosos etc. Essa atividade de extensão atinge tanto a comunidade acadêmica da UFSC quanto a comunidade externa à instituição, contribuindo para que os estrangeiros residentes em Joinville (SC) possam adquirir proficiência em língua portuguesa, criando uma relação entre a comunidade joinvilense e a universidade, bem como possibilitando a troca de conhecimentos concernentes ao idioma, a questões históricas, sociais e culturais.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dieysa Kanyela Fossile http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1349 HOMOFOBIA: ENTRE A CRIMINALIZAÇÃO E AS AÇÕES EDUCATIVAS 2024-07-04T14:25:55+00:00 Mariza Santos Nunes maizasn@hotmail.com Josimar de Aparecido Vieira josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br Marilandi Maria Mascarello Vieira mariland@unochapeco.edu.br Roberta Pasqualli roberta.pasqualli@ifsc.edu.br <p>A homofobia é uma ação que gera exclusão social, violência física, moral e psicológica, dificultando o exercício da cidadania e afastando da justiça às minorias que necessitam de proteção legal. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de analisar as formas de homofobia, os meios de combate, o descaso do legislador e abordar a educação e a inclusão como mecanismos de aceitação social dos grupos considerados LGBTQIA+. Trata-se de um trabalho que se identifica como pesquisa exploratória e descritiva e foi produzido a partir de uma abordagem que se assenta numa perspectiva qualitativa. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica a partir de materiais publicados, constituídos de livros, artigos e atualmente com materiais disponibilizados na Internet. Na sua organização consta o percurso metodológico, são analisadas formas de crimes e o processo de inclusão e aceitação social. Os resultados indicam, entre outras constatações, que infelizmente, mesmo com tantas lutas para se criar leis que defendam o direito, o reconhecimento e o respeito às diversas identidades de gênero e orientações sexuais, ainda há resistência perante ao poder legislativo que reluta em aprovar medidas para coibir e punir quaisquer formas de violência e discriminação contra a diferença de gênero.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Mariza Santos Nunes, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Roberta Pasqualli http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1079 PROJETO DE VIDA 2024-07-09T11:25:47+00:00 Thaynná Mendes Lopes thaynnam.lopes@gmail.com Elaine Cristina Dias Franco elainefranco@ufsj.edu.br Larissa Vitória Braga Alves larissa.vitoria.braga@gmail.com Nicole Francinne Marques Moura nicolefrancinnemoura@gmail.com <p>Resumo: O projeto de vida é construído durante a adolescência e decorre de aspectos sociais, relações interpessoais e do contexto no qual o jovem se desenvolve. Crianças e adolescentes com percursos de vida marcados pelo abandono familiar e acolhimento institucional podem apresentar dificuldades na idealização e elaboração de seus projetos de vida. Este estudo buscou, por meio da vivência in loco, identificar e suscitar nos/nas adolescentes institucionalizados (as) experiências significativas para seus projetos de vida futura. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido pela equipe de trabalho do Programa ACOLHER, mediante a análise dos registros das consultas e dos diários de campo produzidos pelos bolsistas e voluntários do programa. Observou-se no relato dos participantes, a esperança em alcançar uma condição de vida melhor que a atual por meio de uma profissão. Os adolescentes apresentaram dificuldades para escolha de carreira e formas de concretizar o sonho da profissão. É importante discutir assuntos como este para ofertar atenção, possibilidade de concretizar desejos e inclusão social. O fortalecimento da rede de atenção psicossocial e elaboração de políticas públicas direcionadas a essa população poderá minimizar indecisões e auxiliar na concretização dos desejos dos adolescentes relacionados às perspectivas profissionais.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Thaynná Mendes Lopes, Elaine Cristina Dias Franco, Larissa Vitória Braga Alves, Nicole Francinne Marques Moura http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1255 DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2024-01-12T12:26:41+00:00 Laura Zimmermann de Souza laura.zimmermann2@gmail.com Antonio Escandiel de Souza asouza@unicruz.edu.br Tiago Anderson Brutti tbrutti@unicruz.edu.br Sirlei de Lourdes Lauxen slauxen@unicruz.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo visa refletir sobre as dificuldades enfrentadas na prática docente no ensino superior, a partir da experiência do estágio docente supervisionado junto à disciplina de Direito Processual Civil III, ministrada para os alunos do oitavo semestre do curso de graduação em Direito de uma universidade comunitária do&nbsp; Rio&nbsp; Grande&nbsp; do&nbsp; Sul, Brasil, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Docência no Ensino Superior, de um Programa de Pós-Graduação dessa mesma universidade. Ressalta-se, portanto, que esse texto traz o relato e reflexões&nbsp; de uma mestranda e evidencia a importância da utilização de mapas mentais como recurso didático no processo de ensino aprendizagem, especialmente no que tange ao ensino direcionado à prova da ordem dos advogados do Brasil (OAB). Trata-se de um estudo de cunho qualitativo bibliográfico, com procedimento documental que descreve e reflete acerca da experiência docente realizada. Como resultado, constatou-se que o estágio supervisionado contribui significativamente para a formação do perfil profissional do pós-graduando e o trabalho com mapas mentais em sala de aula é um recurso didático que oportuniza ao graduando em Direito a reflexão necessária para prepará-lo para a prova da OAB. </span></p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Laura Zimmermann de Souza, Antonio Escandiel de Souza, Tiago Anderson Brutti, Sirlei de Lourdes Lauxen http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1258 PRODUTO EDUCACIONAL EM FORMATO DE MÍDIA DIGITAL 2024-01-12T12:28:20+00:00 Maria Rita Valões rita.valoes@pesqueira.ifpe.edu.br Andreza Maria de Lima andreza.lima@pesqueira.ifpe.edu.br <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Produto</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Educacional</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">é</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">uma das exigências para a conclusão dos Mestrados Profissionais na Área de Ensino. Neste artigo, apresentamos o Produto Educacional desenvolvido a partir dos resultados</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Trata-se do blog</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> intitulado </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">“O Assistente Social na EPT”, cujo objetivo é</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> socializar informações sobre a atuação do Setor de Serviço Social e ações que o Assistente Social desenvolve na EPT em um Instituto Federal (IF). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Como referência para a elaboração desse material, buscamos as orientações de kaplún (2003). A</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">avaliação</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">do</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Produto</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">foi realizada por três estudantes participantes do estudo. Para a coleta da avaliação, utilizamos um questionário on-line com perguntas abertas sobre o conteúdo e à estrutura do blog. Para analisar as respostas dos estudantes, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que o blog ampliou os espaços para discussão e diálogo, trazendo subsídios que auxiliaram nas estratégias de comunicação com os(as) discentes. Buscou também disponibilizar conteúdos para a construção do conhecimento, a aprendizagem, o aprofundamento nos temas e a promoção das mais diversas perspectivas e visões. Ressaltamos a importância</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">do Produto como ferramenta de divulgação sobre a atuação profissional do Assistente Social, facilitando e</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">promovendo ações na EPT. Esperamos que o blog contribua para</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">a (in)formação e participação da comunidade escolar. </span></span></span></p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Maria Rita Valões, Andreza Maria de Lima http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1276 A RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E MEMÓRIA HISTÓRICA 2024-01-12T12:35:00+00:00 Fabrício Leo Alves Schmidt fabri.1fabri@yahoo.com.br Carlos Renê Ayres carlos.t.ayres@gmail.com <p><strong>Resumo</strong>: Este estudo tem como objetivo explorar o diálogo entre dois fundamentais conceitos na Análise do Discurso (AD) de linha francesa: a memória histórica e as relações (inter)discursivas. A proposta é compreender como a memória histórica, para além de sua natureza psicológica, é influenciada por discursos os quais moldam a identidade de uma sociedade e como esses discursos revelam continuidades e descontinuidades na trajetória histórica. Busca-se, também, elucidar o papel da memória coletiva na preservação da consciência histórica e na promoção da diversidade cultural e do respeito mútuo nas esferas sociais. Por meio da abordagem da AD, este artigo propõe analisar a memória histórica como um conjunto de discursos correlacionados, permitindo uma nova compreensão do tempo e da historicidade. A metodologia abrange uma análise crítica dos discursos os quais compõem as narrativas históricas e como esses contribuem para a construção da identidade social e cultural. Os resultados revelam que a memória histórica é um elemento dinâmico nas sociedades – influenciando a forma como os eventos passados são lembrados e transmitidos. A análise demonstra que a memória não é estática, mas, sim, continuamente moldada e remodelada por meio de discursos diversos. A discussão também aborda como os discursos históricos podem fortalecer ou marginalizar diferentes grupos e perspectivas, destacando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e representativa da história. O artigo conclui que a memória histórica desempenha um papel crucial na formação da identidade social e cultural.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Fabrício Leo Alves Schmidt, Carlos Renê Ayres http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1317 CONCEITOS LEXICAIS DE ‘COMUNIDADE’ 2024-03-04T13:41:34+00:00 Nataly Lemes Valdez pedagogia.fronteira@gmail.com Odair José Silva dos Santos odairzile@hotmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo analisar os conceitos lexicais de ‘comunidade’, verificados a partir das construções de sentidos em metáforas, em canções de língua portuguesa (<em>Índios</em>, da banda Legião Urbana, e <em>Marvin</em>, da banda Titãs) e de língua espanhola (<em>María, María</em>, de Mercedes Sosa, e <em>Pies Descalzos, Sueños Blancos</em>, de Shakira). Para tanto, utilizou-se como suporte teórico para as análises o arcabouço teórico da Linguística Cognitiva e da Sociologia, nas vozes de autores como Bauman (2003), Feltes (2007), Lakoff e Johnson (2002), Martelotta e Palomanes (2008), Mocellim (2011), Santos (2017) e Silva (2010). Como instrumento metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa com as técnicas de revisão de literatura e análise introspectiva das canções. Por fim, constatou-se que, embora as canções se aproximem em certa medida das definições léxico-semânticas de ‘comunidade’, as abordagens conceituais e metafóricas a que estão submetidas são distintas, pois elas são produzidas a partir de modelos culturais e cognitivos distintos.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Nataly Lemes Valdez, Odair José Silva dos Santos http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1321 O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CONSIDERA AS PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE LOCAIS? 2024-09-05T13:29:07+00:00 Rita de Cassia de Souza ritasouza.aluno@unipampa.edu.br Simone Lara slarafisio@yahoo.com.br Marlise Grecco de Souza Silveira marlisegreccos@gmail.com <p>O objetivo do presente estudo foi investigar se o planejamento das ações do Programa Saúde na Escola leva em consideração as problemáticas de saúde locais, a partir da percepção dos atores envolvidos com o programa. Trata-se de um estudo de transversal, descritivo e qualitativo, no qual foram incluídos membros do grupo gestor, enfermeiros e professores atuantes no programa, no município de Uruguaiana-RS. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, no qual foram gravadas para posterior transcrição e análise. As questões versaram em analisar se os atores conheciam as problemáticas de saúde locais, se o planejamento das ações propostas pelo Programa Saúde na Escola levava em consideração tais problemáticas, bem como aspectos positivos e negativos do programa. Para a análise das percepções dos sujeitos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, dentre as problemáticas locais encontradas em sua realidade, tanto professores, quanto enfermeiros destacam os problemas de saúde mental. Cabe destacar que todos os enfermeiros e membros do grupo gestor, bem como a maioria dos professores relatou que as ações propostas pelo Programa Saúde na Escola levam em consideração essas problemáticas de saúde locais. Contudo, destacam algumas barreiras acerca dessas questões, como a forma de abordagem de alguns temas, a dificuldade de o programa contemplar todas as problemáticas de saúde da comunidade, devido à complexidade da realidade local, e a falta de comunicação e divulgação das ações entre a Estratégia de Saúde da Família e a escola.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Rita de Cassia de Souza , Simone Lara, Marlise Grecco de Souza Silveira http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1183 ELABORAÇÃO DA EMPADINHA SEM GLÚTEN À BASE DE TRIGO SARRACENO 2024-07-09T11:26:54+00:00 Simone do Nascimento Cardoso simoneecris2009@hotmail.com Vania Schmitt vania_schmitt@hotmail.com Débora Fernandes Pinheiro debora.fp@yahoo.com <p>: O objetivo do estudo foi desenvolver empadinha sem glúten à base de trigo sarraceno. Foi elaborado uma formulação da receita contendo farinha de trigo sarraceno (19,88%), farinha de milho (6,18%), farinha de linhaça (6,18%), iogurte natural (9,27%), milho verde enlatado (12,9%), peito de frango (37,83%), óleo de soja (7,56%), sal e temperos (0,2%). Perfil de atributos, intenção de compras e aceitação global foram analisados para determinar o perfil sensorial da amostra, a partir de escalas hedônicas. Além disso, foram analisados o custo da receita e a rotulagem nutricional para analisarmos a qualidade nutricional do produto. As análises da pesquisa bem como a elaboração dos gráficos foram realizadas pelo software estatístico R. 57 provadores foram inclusos na pesquisa. Em relação ao perfil de atributos a aceitação global foi de 78,4%, intenção de compras de 56,14 % comprariam sempre o alimento, 28,07% comprariam muito frequentemente, 14,03 % frequentemente e 5,7% compraria ocasionalmente, não tendo reprovação na intenção de compras, em que todos os comensais comprariam em algum momento o produto, e ao analisarmos o perfil de atributos (cor, aroma, sabor, textura e aparência) todos obtiveram nota maior que 4, demonstrando alto índice de qualidade organoléptica do alimento. Verificou-se um custo baixo de R$ 1,80 por unidade e de boa qualidade nutricional, sendo predominante em proteínas com 24,4 g por unidade e alto em fibras 6,55 g. A elaboração da empadinha de frango à base de trigo sarraceno obteve alta qualidade organoléptica e sensorial.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Simone do Nascimento Cardoso, Vania Schmitt, Débora Fernandes Pinheiro http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1294 EFEITO DA ADIÇÃO DE ZEÍNA E COLÁGENO HIDROLISADO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE PÃO SEM GLÚTEN 2024-01-17T11:31:57+00:00 Raissa Ingrid Santana Araújo Costa rai_ingrid@hotmail.com Ane Rafaele Silva Moura anemoura@academico.ufs.br Paulo Roberto Gagliardi prgagli@academico.ufs.br Patricia Beltrão Lessa Constant pblconstant@academico.ufs.br <p>O pão com boas características de qualidade requer o desenvolvimento adequado da massa e bom aspecto físico que são dependentes do glúten. Na produção de pães sem glúten é necessário estudar substitutos adequados de maneira a manter as características de elasticidade e extensibilidade necessárias a formação do produto. O presente trabalho objetivou desenvolver pães isentos de glúten elaborados com farinha de arroz, com a adição de zeína e colágeno hidrolisado em diferentes proporções, avaliando e avalia seus efeitos no produto final. O delineamento usado foi fatorial 2x2 inteiramente casualizado e submetidos a análises físicas, os quais passaram por análise de variância (ANOVA) e Teste de médias de Tukey (p≤0,05) utilizando o software Statistical Analysis System (SAS®) Studio, e microscopia digital. De acordo com os resultados a coloração da crosta e do miolo dos pães tiveram influência da zeína e dos pigmentos do milho tornando-os pães amarelados. A adição do colágeno hidrolisado e zeína isolada tiveram influência significava (p≤0,05) quanto ao volume específico, perda de peso ao assar e firmeza, tornado os pães com maior volume específico (2,19±0,05 cm3/g), menor percentual de perda de peso (10,16±0,02%) e menor firmeza da crosta (5668 gf) em comparação com o controle. A microscopia digital comprovou visualmente o aumento da porosidade da crosta e do número de células do miolo, os tornando menos firmes. Portanto, a adição da zeína isolada e do colágeno hidrolisado teve um efeito positivo nos pães sem glúten, contudo, não apresentaram o mesmo comportamento que as proteínas do glúten.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Raissa Ingrid Santana Araújo Costa, Ane Rafaele Silva Moura, Paulo Roberto Gagliardi, Patricia Beltrão Lessa Constant http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1102 QUALIDADE DOS SUCOS DE UVA ARTESANAL PRODUZIDO NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO 2024-07-04T13:13:50+00:00 Luciana Dornelles Venquiaruto venquiaruto@uri.com.br Rogério Marcos Dallago dallago@uri.com.br Bruna Maria Saorin Puton brunnamariasrn3@gmail.com Débora Thaís Woitysiak deborathaiswoitysiak@gmail.com <p>Amostras de suco de uva artesanal produzidos e comercializados, por agricultores campesinos, foram avaliadas com o intuito de determinar a qualidade dos sucos de uva produzidos artesanalmente na Região do Alto Uruguai Gaúcho. Foram analisados os parâmetros pH, densidade, ºBrix, acidez total, teores de antocianinas, compostos fenólicos totais, vitamina C e cor objetiva. Buscou-se, ainda, verificar se os parâmetros destes sucos estão de acordo com as legislações federais vigentes. Foram coletadas dez amostras de sucos de uva artesanal, entre os meses de janeiro e março de 2023, em distintas cidades que compõem a região de estudo. As amostras foram obtidas em feiras livres ou diretamente nas propriedades rurais. Após adquiridas as mesmas foram encaminhadas para análise no laboratório de Química Ambiental, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Erechim. Os resultados para os parâmetros físico-químicos indicaram que 80% das amostras estão em conformidade na sua totalidade com a legislação vigente. Em relação aos teores de vitamina C, antocianinas e teores de compostos fenólicos todos estão em conformidade com a literatura consultada.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Luciana Dornelles Venquiaruto, Rogério Marcos Dallago, Bruna Maria Saorin Puton, Débora Thaís Woitysiak http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1302 ASPALATHUS LINEARIS: ANÁLISE SENSORIAL DA INFUSÃO DO CHÁ DE ROOIBOS EM UMA CIDADE DO MEIO OESTE CATARINENSE 2024-01-30T12:34:07+00:00 Carolina Azeredo Silva carolina_azeredo@outlook.com Gabriel de Oliveira Souza gabriel.oliveirasouza@hotmail.com Ana Claudia Lunelli Moro nutricao@uniarp.edu.br Débora Fernandes Pinheiro debora.fp@yahoo.com <p>O chá é a bebida milenar que faz parte do nosso dia a dia, porém percebeu-se a falta de conhecimento de uma infusão africana, que apesar do potencial comercial, ainda é desconhecida por muitos: o Rooibos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento da sociedade sobre este chá. Foi utilizado o chá de Aspalathus linearis oxidado (vermelho), tipo a granel, adquirido em local especializado e preparado de acordo com a bibliografia encontrada. Para a análise sensorial, 30 participantes, discentes e docentes da universidade. A análise foi composta da prova do chá e um questionário que possuía perguntas sobre percepção de aroma e sabor, conhecimento sobre o chá e intenção de compra. Em relação ao perfil dos participantes, 63% pertencentes ao sexo feminino e 36% masculino, quase em sua totalidade não conheciam o chá de Rooibos e 100% relataram não conhecer nenhum benefício. Pode-se concluir que o chá de A. linearis apresentou boa aceitação pelos participantes mesmo havendo falta de conhecimento sobre o mesmo.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Carolina Azeredo Silva, Gabriel de Oliveira Souza, Ana Claudia Lunelli Moro, Débora Fernandes Pinheiro http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1304 CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) 2024-02-05T12:31:36+00:00 Amanda Ramires Finger 174806@upf.br Maria Cristina Zanchim cris_zanchim@upf.br Valéria Hartmann vhartmann@upf.br Cintia Cassia Tonieto Gris cintiagris@upf.br <p>O objetivo do estudo foi avaliar a caracterização de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) no âmbito do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), os recursos humanos, a qualidade e per capita dos cardápios. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e qualitativo, onde participaram da pesquisa três Unidades de Alimentação e Nutrição do interior do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu “in loco” entre os meses de maio a julho de 2023. Para isso, utilizou-se indicadores de avaliação de desempenho dos recursos humanos, o método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC) e parâmetros da literatura para os valores per capita. Os resultados alcançados através da avaliação de RH evidenciaram bom desempenho dos colaboradores. Por meio da avaliação dos cardápios verificou-se oferta diária de frutas, vegetais folhosos, doces e a presença de monotonia de cores e alimentos ricos em enxofre, além de constatar baixa oferta de carnes gordurosas e frituras. Já em relação aos valores per capita apontou-se que os mesmos se encontram muito próximos aos parâmetros de referência. Conclui-se que todas as Unidades de Alimentação e Nutrição apresentaram aspectos positivos e negativos a serem melhorados, visto a importância de uma alimentação que atenda as preferências do trabalhador, mas que não esqueça dos aspectos nutricionais recomendados pelo PAT, que tem como objetivo criar condições favoráveis para o desempenho do trabalho.&nbsp;</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Amanda Ramires Finger, Maria Cristina Zanchim, Valéria Hartmann, Cintia Cassia Tonieto Gris http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1208 AVALIAÇÃO DA SAÚDE DE CATADORES DE UMA COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM PETROLINA-PE 2024-07-04T13:39:23+00:00 Jessica Valeria da Cruz Souza Silva jessica.cruz1000.ga@gmail.com Lavínia de Souza Duarte laviniasouza23duarte@gmail.com Diego César Nunes da Silva diego.nunes@univasf.edu.br Michely Correia Diniz michely.diniz@univasf.edu.br <p>As atividades realizadas por catadores de materiais recicláveis os expõem a diversos riscos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a saúde dos catadores de resíduos sólidos da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina-COOMARCA, localizada em Petrolina-PE. Foram realizadas análises laboratoriais hematológicas, dosagens bioquímicas de glicose em jejum, ureia, creatinina, AST (TGO), ALT (TGP), fosfatase alcalina, colesterol total, triglicerídeos e albumina, além do exame parasitológico em 16 catadores atuantes da COOMARCA. Os exames bioquímicos mostraram um índice elevado de AST (TGO) e Fosfatase alcalina, em duas pacientes, entre 45 e 59 anos; índices de glicose altos foram encontrados apenas em homens, sendo um dos casos já considerado como diabetes, além destes, um paciente do sexo masculino, entre 18 e 29 anos, apresentou a creatinina elevada. As principais alterações observadas nos hemogramas foram na série vermelha, dois catadores apresentaram anemia macrocítica, e na contagem diferencial de leucócitos, apenas uma paciente apresentou eosinofilia, sendo descartada a possibilidade de doença parasitária, através do exame parasitológico; nesses 100% das amostras coletadas obtiveram resultados negativos. Os dados encontrados ratificam que a organização dos centros de triagem das cooperativas, a higiene do local de trabalho juntamente com a segurança alimentar destes trabalhadores é medida necessária à manutenção da saúde dos catadores de materiais recicláveis. Todos os resultados das análises apresentadas neste trabalho fazem parte do projeto de Extensão "Reciclar: oportunizar para incluir", que buscou incorporar no cotidiano dos catadores de materiais recicláveis oportunidades tecnológicas, educacionais e de saúde.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Jessica Valeria da Cruz Souza Silva, Lavínia de Souza Duarte, Diego César Nunes da Silva, Michely Correia Diniz http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1005 MODELING FOR VERIFICATION OF THE SOYBEAN OIL CONTENT IN HEXANE MISCELLA USING DENSIMETER 2024-07-01T11:31:09+00:00 Antônio Vanderlei dos Santos vandao@san.uri.br Leticia Andreola Velasques leticiaandreola@aluno.santoangelo.uri.br João Henrique Bley joao.bley@san.uri.br <p>A soja é uma das culturas mais importantes do Brasil, pois o grão e seus derivados primários (farelo e óleo) são exportados para diversos países e amplamente utilizados em diversos segmentos industriais, contribuindo para a economia nacional. A extração do petróleo bruto pelo solvente hexano é o método mais aplicado nas indústrias, sendo a miscela o resultado intermediário deste processo. O rendimento e a eficiência da extração são verificados analisando a concentração de óleo presente nele. O método analítico utilizado pelas indústrias em geral consiste na evaporação do solvente, que leva cerca de duas horas para obter resultados. A pesquisa teve como objetivo construir um modelo matemático para calcular a concentração de óleo a partir das temperaturas e massas específicas do solvente, óleo de soja e miscela, medidos com densímetro e termômetro, otimizando o tempo e custo desta análise. Além da economia para a indústria, com resultados mais rápidos, o operador pode atuar no processo e evitar que o erro e prejuízos continuem caso o resultado aponte falha no regime operacional. Para validar o modelo matemático, os resultados obtidos na modelagem foram comparados com os obtidos pelo método de evaporação do solvente hexano, que foram bastante aproximados do ponto de vista industrial. A diferença média absoluta entre os resultados dos métodos foi de 0,21% nas amostras com concentração de óleo abaixo de 38%. Conclui-se que o método pode ser implementado como uma ferramenta para otimizar a análise da concentração de óleo de soja na miscela de hexano.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Antônio Vanderlei dos Santos, Leticia Andreola Velasques, João Henrique Bley http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1133 DINÂMICA INTERANUAL DA PRODUÇÃO DE MILHO EM AROEIRAS/PB, BRASIL 2024-09-11T12:40:14+00:00 José Rayan Eraldo Souza Araújo rayanccaufpb@gmail.com João Henrique Barbosa da Silva henrique485560@gmail.com Silvio Lisboa de Souza Júnior silvio.oni3@outlook.com João Paulo de Oliveira Santos jpauloos04@gmail.com <p>A produção agrícola no Semiárido do Brasil é influenciada por diversos fatores, com destaque para o cultivo em regime de sequeiro, o que torna essa atividade extremamente suscetível a eventos de seca. Nessa região, o milho (<em>Zea mays</em> L.) é uma das principais culturas produzidas, destinando-se a alimentação humana e animal. Nesse sentido, esse estudo objetivou analisar a dinâmica da produção de milho no município de Aroeiras, Semiárido da Paraíba, no período de 2000–2020. Os dados utilizados foram extraídos do banco de informações da Produção Agrícola Municipal do IBGE, utilizando-se o Sistema de Recuperação Automática (SIDRA). Informações referentes a precipitação pluviométrica anual em Aroeiras foram obtidas através da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). Os dados foram submetidos a análise de componentes principais (ACP). Os resultados evidenciaram variabilidade anual da produção de milho, refletida em fortes oscilações das variáveis analisadas. Durante os 21 anos do período amostral, apenas três anos apresentaram precipitação pluviométrica igual ou superior à normal climatológica do município. Baixas produtividades e baixas quantidades produzidas dessa cultura em Aroeiras foram observadas, influenciadas pela baixa tecnificação empregada localmente e aos eventos de vulnerabilidade climática. Diante da importância da cultura do milho para o município de Aroeiras, tornam-se necessárias ações que possam fortalecer localmente essa cadeia produtiva e a tornar menos vulnerável a eventos de estiagem.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 José Rayan Eraldo Souza Araújo, João Henrique Barbosa da Silva, Silvio Lisboa de Souza Júnior, João Paulo de Oliveira Santos http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1337 EFEITO DO BIOFERTILIZANTE FERTBOKASHI® NA NODULAÇÃO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE SOJA NO ECÓTONO CERRADO-PANTANAL 2024-04-01T18:49:01+00:00 Anne Mellisse Diaz Oliveira anne.mellisse@yahoo.com.br Francisco Eduardo Torres feduardo@uems.br Gabriele Gonçalves de Mendonça gabriele.goncalves@outlook.com José Carlos Pina josecarlospina@gmail.com <p>Objetiva-se com esse trabalho avaliar o desenvolvimento de características radiculares de cultivares de soja com o uso de biofertilizante Fertbokashi<sup>®</sup> em comparação com o cultivo tradicional. O experimento foi conduzido na área do Ecótono Cerrado-Pantanal, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas compostas pelos tratamentos: a) cultivo com biofertilizante; b) cultivo tradicional (com aplicação de defensivos químicos no controle de plantas daninhas, pragas e doenças); e, c) cultivo sem aplicação de fertilizantes químicos (Testemunha), com as subparcelas compostas pelas cultivares de soja, TMG 7063, GARRA e BMX PRODUZA. No estádio R2 (pleno florescimento) foram coletadas, aleatoriamente (evitando-se as bordas), cinco plantas de cada parcela para a realização das avaliações: massa verde e seca dos nódulos, porcentagem de nódulos ativos, número de nódulos de planta, comprimento e densidade de raiz, colonização micorrízica, análises foliares de N e P, e produtividade. Os valores foram submetidos à análise de variância pelo teste F e comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O uso de biofertilizante propiciou melhor nodulação das raízes comparado ao sistema tradicional, contudo não influencia nas demais características radiculares e de produtividade da soja.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Anne Mellisse Diaz Oliveira, Francisco Eduardo Torres, Gabriele Gonçalves de Mendonça, José Carlos Pina http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1341 METABOLITOS SECUNDÁRIOS PRESENTES EM FOLHAS DE Tapirira obtusa E SUA AÇÃO ALELOPÁTICA NA GERMINAÇÃO E FORMAÇÃO DE PLÂNTULAS DE ALFACE, TOMATE E FEDEGOSO 2024-04-30T13:30:20+00:00 Ademir Kleber Morbeck de Oliveira akmorbeckoliveira@gmail.com Kelly Cristina Lacerda Pereira kellyclpereira@gmail.com Carolina Ferreira Pauliquevis carolinapauliquevis@gmail.com Rosemary Matias rosematias@yahoo.com.br <p>A espécie arbórea <em>Tapirira obtusa</em>, Anacardiaceae, é encontrada no bioma Cerrado, principalmente em terrenos úmidos e matas estacionais, sendo comumente utilizada como planta medicinal. As espécies desta família possuem ampla utilização devido a diversidade de metabólitos encontrados em suas estruturas, com diversas atividades biológicas de interesse medicinal, por exemplo, indicando seu potencial na busca de bioherbicidas. Levando-se em consideração seu potencial de uso, objetivou-se identificar os grupos de compostos secundários presentes em suas folhas e sua ação na germinação e formação de plântulas de espécies-alvo (alface, tomate e fedegoso), utilizando extratos aquosos em condições experimentais (câmara de germinação e casa de vegetação). Os resultados obtidos indicaram a predominância de compostos fenólicos, taninos, saponinas, triterpenos e flavonoides, que afetaram fortemente a germinação e o vigor das espécies-alvo, com maior efeito ocorrendo em câmara de germinação, que possui condições ambientais mais constantes. Os resultados obtidos demonstram que <em>Tapirira obtusa</em> possui potencial de uso na busca por bioherbicidas, com compostos secundários de interesse, além dos resultados justificarem o uso da espécie como planta medicinal.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Kelly Cristina Lacerda Pereira, Carolina Ferreira Pauliquevis, Rosemary Matias http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1237 A CULTURA DE COBERTURA DE INVERNO E SEU PERÍODO DE MANEJO INTERFEREM NA NODULAÇÃO E CRESCIMENTO DA SOJA COINOCULADA 2024-05-28T14:03:19+00:00 Thomas Martin martin.ufsm@gmail.com Matheus Martins Ferreira math.ferreira10@yahoo.com.br Fernando Sintra Fulaneti fernando.sintrafulaneti@gmail.com Rosana Taschetto Vey rosanatasvey@gmail.com <p>Os resíduos das culturas de cobertura do solo e a inoculação da soja com <em>Bradyrhizobium</em> e <em>Azospirillum brasilense </em>podem melhorar a nodulação e o crescimento da cultura. Depende da interação dos resíduos das culturas de cobertura e das bactérias. As coberturas do solo e o período de manejo da biomassa tem influência nessa interação. O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito das culturas de cobertura de inverno, do período de manejo da biomassa da planta de cobertura na nodulação e crescimento da soja coinoculada. O Experimento foi conduzido em vasos com os tratamentos envolveram três plantas de cobertura: TG, trigo (<em>Triticum aestivum </em>L.), NB, nabo forrageiro (<em>Raphanus sativus </em>L.), EV, ervilhaca (<em>Vicia sativa </em>L.) e TS, testemunha, três períodos de manejo da biomassa: 60, 45 e 30 dias e dois tipos de inoculação: inoculação com <em>Bradyrhizobium</em> (inoculação) e inoculação mista de <em>A. brasilense </em>e<em> Bradyrhizobium</em> (coinoculação). Foram avaliados o número e massa seca de nódulos, massa seca da raiz e parte aérea no estádio R1. O número e massa seca de nódulos, massa seca de raiz e parte aérea foram beneficiados com o cultivo do TG, NB e EV, principalmente, na biomassa manejada aos 30 dias antes da semeadura da soja. No entanto, o número de nódulos da soja foi 23% superior para TG e a coinoculação em relação ao NB. O tipo de inoculação e o período de manejo da biomassa causaram menor alteração na nodulação e crescimento da soja quando o TG foi utilizado.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Thomas Martin, Matheus Martins Ferreira, Fernando Sintra Fulaneti, Rosana Taschetto Vey http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1273 MODELAGEM MATEMÁTICA DA OSCILAÇÃO AMORTECIDA DE PÊNDULOS ACOPLADOS UTILIZANDO VIDEOANÁLISE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2024-05-28T14:14:23+00:00 Airam Teresa Zago Romcy Sausen airam@unijui.edu.br Eduardo Henrique Kretschmer eduardo.kretschmer@sou.unijui.edu.br Bolivar Oliveira dos Santos Júnior bolivar.junior@sou.unijui.edu.br Marcos Ricardo Backes marcos.backes@sou.unijui.edu.br <p>A modelagem matemática é um conjunto de procedimentos utilizados para solucionar problemas do mundo real, destacando-se tanto como método científico de pesquisa, quanto estratégia de ensino e aprendizagem. O estudo do pêndulo possui uma significativa importância histórica, evidenciando o papel crucial do pêndulo simples como modelo matemático para a compreensão de diversos fenômenos oscilatórios. Já os pêndulos acoplados apresentam complexidade e desafios intrínsecos, contribuindo para diversas áreas científicas, desde a física até as ciências aeroespaciais. Este artigo explora a aplicação da modelagem matemática no ensino de Engenharias, focando na prática pedagógica da modelagem matemática de um sistema de pêndulos acoplados com amortecimento. Um experimento é montado utilizando materiais simples, em seguida o movimento dos pêndulos é registrado e analisado no software Tracker. Duas abordagens de modelagem, fenomenológica e empírica, são empregadas, utilizando Equações Diferenciais Ordinárias e ajuste de curvas no Matlab®. A prática pedagógica revela-se eficaz, validando os modelos desenvolvidos com sucesso e demonstrando uma boa acurácia, evidenciada pelos coeficientes de determinação 2 aproximando-se de 1. Este estudo ressalta o papel crucial da modelagem matemática na compreensão do comportamento dinâmico de sistemas complexos, com ênfase nos pêndulos acoplados com amortecimento, e também destaca a eficácia da prática pedagógica no contexto educacional.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Airam Teresa Zago Romcy Sausen, Eduardo Henrique Kretschmer, Bolivar Oliveira dos Santos Júnior, Marcos Ricardo Backes http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/982 ANÁLISE DOCENTE E PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DA TEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA 2024-07-04T12:57:16+00:00 Clarissa Maria Brito Lima clarissa.lima@ifma.edu.br Kleiton Rocha Saraiva kleiton.rocha@ifpi.edu.br Márcio Aurélio Carvalho de Morais marcio@ifpi.edu.br <p>Objetivou-se demonstrar como a temática dos resíduos sólidos é abordada no processo de ensino por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) <em>Campus</em> Coelho Neto bem como a visão da equipe pedagógica sobre a importância do trabalho docente na abordagem de temáticas transversais como essa. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista semiestruturada com um grupo de cinco docentes e um representante da equipe pedagógica da referida Instituição. Posteriormente, esses dados foram analisados e discutidos. Os resultados dessas entrevistas foram obtidos fazendo-se inicialmente a transcrição das falas para um documento Word e posteriormente utilizou-se a análise de conteúdo. Verificou-se que a maioria dos docentes participantes trabalha o ensino de resíduos sólidos em suas disciplinas, utilizando diferentes metodologias, mas principalmente por meio de projetos, porém ainda há professores que, mesmo compreendendo a importância da temática, ainda não a abordam em suas práticas pedagógicas, o que compromete o ensino dessa temática transversal. O membro da equipe pedagógica por sua vez reconhece a importância dos docentes trabalharem com essa temática em suas respectivas disciplinas principalmente devido ao cumprimento de seu trabalho enquanto docente e da missão institucional, além de que confirma que esse trabalho vem sendo realizado em diversos projetos, eventos e atividades da instituição, apesar de que ainda falta agregar para que outros docentes passem a trabalhar realmente de forma inter e transdisciplinar na instituição.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Clarissa Maria Brito Lima, Kleiton Rocha Saraiva, Márcio Aurélio Carvalho de Morais http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1274 INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS DE TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA IMPLANTADOS EM SUBSTITUIÇÃO DA AGRICULTURA CONVENCIONAL 2024-01-12T12:33:28+00:00 Carlos Allan Pereira dos Santos allanpereira83@gmail.com Horasa Maria Lima da Silva Andrade horasaa@gmail.com Luciano Pires de Andrade lucianopandrade@gmail.com <p>O uso e manejo dos solos em áreas de transição agroecológica é influenciado pelos processos adotados anteriormente, uma vez que as práticas realizadas pela agricultura convencional tendem a degradar e esgotar os solos. O objetivo deste trabalho é descrever o nível de sustentabilidade dos solos em áreas de transição agroecológicas inseridos em um território dominado pela agricultura convencional. O estudo adota como ferramenta metodológica o estudo de caso, onde três unidades de produção que estão em processo de transição agroecológica foram pesquisadas para coleta dos dados. Para avaliação da sustentabilidade dos solos nas áreas foi utilizada uma metodologia adaptada de Altieri e Nicolls. Foi possível observar que em média as unidades estão em um nível de sustentabilidade considerado moderado, onde todas apresentaram nível insatisfatório em relação à presença de invertebrados no solo, o que está diretamente relacionado à baixa proporção de matéria orgânica no sistema. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que há necessidade de maior acompanhamento técnico nesse processo de transição, principalmente em áreas onde o agronegócio está no entorno.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Carlos Allan Pereira dos Santos, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1083 FLORA VASCULAR DE UM FRAGMENTO URBANO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECÍDUA: HÁBITO, ENDEMISMO, STATUS DE CONSERVAÇÃO E SÍNDROMES DE DISPERSÃO 2024-07-09T19:13:16+00:00 Isa Lucia de Morais isamorais1@gmail.com Núbia Aparecida Alves Costa nubiaaacosta598@gmail.com Vitória Aparecida de Oliveira Ferreira vitoria.aof1@gmail.com Igor Manoel Paulo Goulart de Abreu igorabreubio@gmail.com <p>As áreas verdes urbanas constituem espaços de proteção ambiental, como é o caso daquelas constituídas como Unidades de Conservação. Assim, como parte do estudo técnico para subsidiar a criação de uma Unidade de Conservação, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento florístico da flora vascular de uma floresta estacional semidecídua na área urbana de São Simão, Goiás, destacando aspectos das espécies em termos de hábito, endemismo, <em>status</em> de conservação e síndromes de dispersão de diásporos. Utilizando o método do “caminhamento”, o levantamento florístico ocorreu entre março de 2020 e janeiro de 2021. Foram registradas uma espécie de samambaia e 225 espécies de Angiospermas, pertencentes a 158 gêneros e 54 famílias. As famílias mais ricas em espécies foram Fabaceae, Malvaceae, Asteraceae, Euphorbiaceae, Apocynaceae, Rubiaceae, Bignoniaceae, Myrtaceae e Poaceae. A maioria dos gêneros foi representada por uma ou duas espécies, o que valida a existência de uma alta riqueza de gêneros. <em>Sida </em>(Malvaceae), <em>Solanum </em>(Solanaceae), <em>Cyperus </em>(Cyperaceae), <em>Dioscorea </em>(Dioscoreaceae), <em>Eugenia</em> e <em>Myrcia </em>(Myrtaceae) foram as espécies mais ricas. A maioria das espécies é zoocórica, o que reforça a relevância dessa fitofisionomia para abrigar e alimentar a fauna. Trinta espécies são endêmicas do Brasil. Onze novos registros foram encontrados para Goiás, dois para a Região Centro-Oeste e três para o Cerrado, e a ocorrência de três novas espécies. A maioria das espécies tem um estado de conservação que não foi avaliado quanto à ameaça, o que valida a necessidade de expandir a pesquisa.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Isa Lucia de Morais, Núbia Aparecida Alves Costa, Vitória Aparecida de Oliveira Ferreira, Igor Manoel Paulo Goulart de Abreu http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1039 PRÁTICAS AUTOGESTIONÁRIAS EM UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (EES) NO SUL DO BRASIL 2024-08-09T11:46:06+00:00 Carlos Alberto Sarmento do Nascimento casn.sarmento@gmail.com João Eduardo Branco de Melo joaoeduuardo1@gmail.com Riyuzo Ikeda Júnior ikedajunior@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo, em um primeiro momento, apresentar alguns conceitos teóricos sobre autogestão, suas vantagens, benefícios e desdobramentos, fazendo uma análise sobre as diferenças entre a autogestão e a heterogestão e também caracterizando que na autogestão deve haver um ciclo onde a responsabilidade e a autonomia devem ter bases sólidas para que haja pleno desenvolvimento. Em um segundo momento é apresentado o empreendimento econômico solidário (EES) das “Morenas do Divino” que fica localizado na cidade de Rio Rufino, interior do Estado de Santa Catarina e que faz da prática autogestionária um dos seus pilares aliando a teoria à prática e podendo destacar dentre essas práticas do EES a identidade do grupo, a participação e o envolvimento com a comunidade e seu entorno, dentre outras práticas. Quanto à metodologia trata-se de um trabalho qualitativo, descritivo e bibliográfico. Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a popularização da prática autogestionária aliada à teoria para a cooperação e fortalecimento da economia solidária.</p> 2025-01-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Carlos Alberto Sarmento do Nascimento, João Eduardo Branco de Melo, Riyuzo Ikeda Júnior