Vivências http://revistas.uri.br/index.php/vivencias <p><strong>FOCO E ESCOPO</strong></p> <p>A <em>Revista Eletrônica Vivências</em> tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e artigos no campo das áreas de conhecimento do CNPq e áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber.</p> <p style="margin: 0cm;">Classificada como <strong>A4 pelo Qualis Periódicos da CAPES</strong> - Quadriênio 2017-2020</p> <p style="margin: 0cm;"> </p> <p style="margin: 0cm;">As edições anteriores ao número 28 encontram-se disponíveis e podem ser acessadas no seguinte link: <a href="http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/index.html">http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/index.html</a></p> pt-BR vivencias@reitoria.uri.br (Revista Vivências) fernanda@reitoria.uri.br (Fernanda Zanella Piaia Casagrande) Thu, 15 Jun 2023 18:35:29 +0000 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1099 Neusa Maria John Scheid Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1099 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 POSSIBILIDADES E LIMITES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/908 <p>Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir parte dos resultados de uma pesquisa que buscou investigar as possibilidades e os limites no processo de construção e de implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, em uma escola estadual de educação básica. Para isso, foi elaborado e implementado, de forma colaborativa entre os educadores e gestão escolar, um projeto interdisciplinar de ensino baseado numa temática motivadora oriunda das discussões entre os envolvidos na proposta de ação. A metodologia qualitativa foi a utilizada para orientar a pesquisa, bem como a construção, coleta e análise de informações, mediante questionários, fotografias e observações. A partir da análise dos resultados, pode-se afirmar que as práticas interdisciplinares podem se efetivar nas escolas e possibilitar contribuições significativas em termos de interação entre estudantes, educadores e gestão. Contudo, a efetivação de práticas colaborativas derivou muito mais da iniciativa e organização entre os próprios docentes e gestão escolar do que das condições de trabalho encontradas no sistema. Assim, para o planejamento e a implementação das atividades colaborativas na escola, se fez necessário uma gestão ancorada nos princípios norteadores da gestão democrática, onde a participação e o clima organizacional sejam fomento de todo o processo, desde o planejamento até a execução das ações.</p> Jardel Antonio Guidolin, Luciana Bagolin Zambon Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/908 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/876 <p>Garantir a segurança alimentar da população representa uma importante demanda mundial contemporânea, por isso propomos pensar a Agroecologia como alternativa na produção de alimentos e desenvolvimento rural. Refletir sobre essa temática requer a compreensão de diversas relações, demandando um olhar interdisciplinar que abarque as dimensões contidas nesse contexto. O presente estudo relata uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, a partir da aplicação de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com alunos do Ensino Médio em uma escola do campo, discutindo a temática da Agroecologia. Os instrumentos utilizados foram produções e falas dos participantes, diário de campo e entrevista em grupo focal, analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, através das categorias: IIR- Relato e discussão da atividade, dificuldades encontradas na aplicação da IIR, construções interdisciplinares, questões controversas emergentes.&nbsp; Os resultados sinalizaram as possibilidades da temática como fomentadora de construções interdisciplinares envolvendo questões controversas e contribuindo com discussões pertinentes para o contexto da Educação do Campo.</p> Milene Ferreira Miletto, José Vicente Lima Robaina Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/876 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE DA MULHER NO AMBIENTE ESCOLAR http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/883 <p>As transformações epidemiológicas do Brasil, as mudanças nos padrões de vida das mulheres, a ampliação das concepções sobre Saúde da Mulher e os movimentos de implementação de políticas públicas que atendam às suas demandas traduzem a singularidade de um momento de significativas transformações. Nesse sentido este artigo tem como objetivo revisar na literatura científica como o ensino da Saúde da Mulher ocorre no âmbito escolar com adolescentes, salientando características e metodologias de ensino. A pesquisa resultou em 06 artigos empíricos publicados entre 2018-2022, em revistas on line, com qualis A1 e A2 em ensino, segundo critérios da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES. Constatou-se que as ações revisadas trazem a importância do ensino significativo, pautado em metodologias ativas, com uso de tecnologias de informações sobre conteúdos que sejam relevantes e de interesse para os adolescentes. Assim como, observou o importante papel da família como fonte primária na busca de informações sobre temas referentes à saúde da mulher.</p> Vanessa Lago Morin, Everton Ludke Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/883 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DE DEBATE http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/899 <p>A argumentação é uma competência geral presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que deve ser desenvolvida na Educação Básica brasileira. Neste sentido, as atividades de diálogo e, em particular, as atividades de debate com confronto constituem-se como uma possibilidade para desenvolver a argumentação dos alunos. No presente trabalho fez-se uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais de Qualis A1, A2, B1 e B2 conforme a matriz de avaliação 2013-2016 presente na plataforma Sucupira, para responder à questão de pesquisa: como as atividades de debate com confronto contribuem para o desenvolvimento da argumentação? Para tanto, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 1979) para criar elementos que indicassem as diferentes dimensões da argumentação promovidas por estas atividades. Como principais resultados obtivemos que nessas atividades a argumentação tem o potencial para desenvolver habilidades de pesquisa e promovem articulações de conteúdos conceituais com habilidades comunicativas, contribuindo para o aprimoramento da curiosidade epistemológica (Freire, 1996).</p> Matheus Becker, Inés Prieto Schmidt Sauerwein Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/899 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/933 <p>O presente artigo apresenta os resultados de uma prática pedagógica que foi desenvolvida no decorrer do ano letivo de 2021, em uma escola Estadual de Ensino Médio, localizada no município de Ijuí/ RS. O objetivo principal foi proporcionar aos estudantes possíveis aplicações dos conceitos relacionados com a Matemática Financeira e Estatística, por meio de situações- problemas envolvendo aspectos da realidade. Participaram da intervenção os alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio. Metodologicamente a intervenção pedagógica, possui características de um estudo de caso, com aspectos de uma pesquisa qualitativa. Inicialmente foram estudados em aula os conceitos de Matemática Financeira (juros simples, compostos, descontos, taxas equivalentes, estudo de montantes com aplicações simples e compostas) e Estatística, assim como, foram desenvolvidas atividades sobre estes conteúdos, posteriormente foi utilizado o jogo de trilha, o qual foi disponibilizado, tanto na forma presencial, como na virtual, para os alunos que em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19) estavam estudando remotamente pela plataforma Google (Classroom). O jogo possibilitou aos alunos pôr em prática os conteúdos de Matemática Financeira e Estatística de forma divertida e interativa, contribuindo positivamente com a aprendizagem destes respectivos conhecimentos matemáticos.</p> Miriam Ferrazza Heck Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/933 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/962 <p>O artigo apresenta resultados da análise de uma coleção didática de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental no que se refere à temática das relações étnico-raciais no âmbito da educação. Busca-se compreender as possibilidades de utilização do livro didático como instrumento de transgressão de um sistema estruturalmente racista e excludente. A metodologia une a Análise de Conteúdo à Hermenêutica de Profundidade como modo de favorecer o aprofundamento dos sentidos, desvelando e caracterizando a abordagem das relações étnico-raciais. Foram priorizadas para análise as passagens que continham os termos associados à temática, especialmente as imagens referentes à representação preta e indígena, além de textos, títulos e legendas que as acompanham. Através dessas etapas, foi possível construir categorias de análise referentes às ausências e presenças no livro didático com relação a culturas não brancas, bem como, sinalizar os desafios e também as possíveis consequências de naturalizar e perpetuar um ensino em viés colonizador.</p> Brunna Alves da Silva, Sandro Rogério Vargas Ustra Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/962 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/905 <p><span id="E117" class="qowt-font2-TimesNewRoman">O presente estudo, de cunho bibliográfico, volta-se à análise de alguns aspectos referentes à educação e a utilização das tecnologias assistivas, com ênfase na educação inclusiva de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. </span><span id="E118" class="qowt-font2-TimesNewRoman">Para isso, serão utilizados como base os seguintes referenciais: a legislação nacional, as diretrizes do Ministério da Educação (MEC); a literatura especializada e os resultados de pesquisas que abordam o tema em questão. O estudo está organizado em três seções. Primeiro, abordaremos os avanços nas políticas públicas referentes à inclusão desses sujeitos no ensino regular. Após, serão abordados os conceitos e o desenvolvimento de novas tecnologias para a educação inclusiva. E, por fim, apresentaremos os resultados das pesquisas desenvolvidas sobre o tema em questão, apontando os atuais recursos que podem ser aplicados para a inclusão educacional através da utilização dessas tecnologias. Entendemos ser relevantes estes aspectos no que tange ao objetivo desta pesquisa, a fim de ampliar os diálogos para a comunidade científica e amparar os docentes acerca dos caminhos que as políticas públicas vem trazendo e a contribuição das tecnologias assistivas para a educação inclusiva.</span></p> Camila Aguilar Busatta, Elisabete Cerutti Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/905 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 PANORAMA DA RESERVA DE VAGAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/784 <p><span style="font-weight: 400;">Um dos principais caminhos para vencer as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência é a Educação. A escola é o espaço com maior potencial para contribuir para a melhoria de vida desses sujeitos, ainda que para isso seja preciso contar com a ação articulada de diversos segmentos da sociedade e das políticas de ações afirmativas. Com o objetivo de&nbsp; </span><span style="font-weight: 400;">mapear</span><span style="font-weight: 400;"> o panorama da reserva de vagas para pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica, o presente estudo busca compreender se essas vagas estão de acordo com o previsto na Lei 12.711/12, Lei de Cotas. A proposta apresenta um estudo de caráter exploratório e explicativo com uma abordagem quantitativa. Após realizar a análise da Plataforma Nilo Peçanha os resultados encontrados demonstram que as regiões brasileiras que mais se aproximam dos 50% (valor garantido pela legislação vigente) são Nordeste e Centro-Oeste e, em relação às vagas para PcD, se destacam as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.</span></p> Luciane Muller Heusner, Marcela Martins Nunes, Ricardo Machado Ellensohn, Francisco Nilton Gomes de Oliveira Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/784 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/789 <p>Este estudo tem como objetivo investigar a produção cientifica sobre a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar. Para isso, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de artigos publicados de 2011 a 2021 na base de dados Scielo, utilizando a associação de palavras-chave “inclusão” and “educação física” and “escolar”. Para serem incluídos, os estudos deveriam discorrer sobre o tema da inclusão de crianças com deficiência na educação fisica escolar. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 11 estudos publicados de 2011 a 2019. Prevaleceram estudos publicados em 2018, tendo como principais deficiências abordadas a intelectual, física e visual, com maior ênfase no ensino fundamental e com a temática relacionada com a educação especial, educação física e inclusão escolar. Conclui-se que a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar deve ser considerada como base para as práticas pedagógicas, atendendo as necessidades de todos os alunos.</p> Willian Augusto Frese, Jéssica dos Santos Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/789 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 EFEITO DA OFICINA DE CULINÁRIA SOBRE A ACEITABILIDADE INFANTIL DE PRODUTOS COM ADIÇÃO DE HORTALIÇA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/747 <p>O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito da oficina de culinária sobre a aceitabilidade de produtos elaborados com acelga entre crianças e analisar sua composição físico-química. Participaram 120 escolares, com idade entre 7 e 10 anos. Foram elaborados quatro produtos nas oficinas: brigadeiro, <em>muffin</em>, panqueca e torta, que foram avaliados em relação à aceitabilidade e composição físico-química. As crianças foram organizadas em 2 grupos - grupo controle, que apenas avaliou sensorialmente os produtos, sem participar das oficinas de culinária; e o grupo intervenção, que avaliou os produtos após participar das oficinas de culinária. Todos os produtos tiveram maiores notas na avaliação sensorial após a realização das oficinas de culinária, além de apresentarem elevados Índices de Aceitabilidade (&gt; 70%). O <em>muffin</em> apresentou menor teor de umidade (p&lt;0,05), enquanto a torta teve o maior conteúdo de cinzas. Teores mais elevados de proteína, lipídeo e energia e menor de carboidrato foram constatados para a panqueca. Já o brigadeiro foi o produto com maior quantidade de umidade e carboidrato e menores de cinzas, proteína, lipídeo e energia. Os produtos foram classificados como fonte de fibra alimentar, uma vez que apresentaram mais que 3% do composto em seu perfil nutricional. Conclui-se que a oficina de culinária é uma estratégia educativa eficaz para melhorar a aceitabilidade de produtos alimentícios adicionados de acelga por crianças. Além disso, esses produtos apresentam um bom perfil nutricional, o que promove a oferta de alimentos mais saudáveis para esse público.</p> Ana Caroline Silva, Luane Aparecida do Amaral, Elisvânia Freitas dos Santos, Daiana Novello Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/747 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 USO DE APLICATIVOS DE DELIVERY E PRÁTICAS ALIMENTARES POR PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/919 <p>Ao longo dos anos, observa-se mudanças nos padrões alimentares da sociedade, alimentos saudáveis estão sendo substituídas por alimentos de rápido consumo. Com a pandemia COVID-19, medidas foram tomadas para conter o vírus, dentre elas, fechamento das atividades não essenciais. Assim, abriu-se espaço para os aplicativos de delivery de comida, principalmente fast food. O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre o uso de aplicativos de delivery e práticas alimentares por professores do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul durante a pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, por meio de formulário eletrônico. Foram avaliadas as características demográficas, nível econômico, uso de aplicativos para a compra de fast food, frequência e motivo, além das práticas alimentares. Foram incluídos 108 indivíduos, idade média de 42,81 anos. 54,6% dos avaliados faziam uso de aplicativos de delivery para compra de fast food, sendo que 67,8% faziam com uma frequência menor que 1 vez na semana. Em relação as práticas alimentares, o escore médio foi 45,47 pontos, considerado excelente prática alimentar, na comparação com o uso de delivery, o escore médio dos professores que não faziam uso de delivery foi maior quando comparado com o escore médio dos professores que faziam uso de aplicativo. Foi observada elevada prevalência do uso de aplicativos de delivery por professores durante a pandemia de COVID-19 e sua relação com as práticas alimentares. Os resultados sugerem a necessidade de ações de educação nutricional com vistas a sensibilização acerca do uso consciente e moderado de aplicativos de delivery.</p> Laura Zanella, Ana Luisa Sant'Anna Alves, Natália De Rocco, Danieli Cristina Torella Pasqualotto Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/919 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 PLANTAS MEDICINAIS DE USO POPULAR PELOS FAMILIARES DE ALUNOS DA ESCOLA GERALDO DIAS, CALDAS NOVAS, GOIÁS http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/944 <p>As pesquisas etnobotânicas, além de viabilizar a integração de saberes, movimentam e direcionam pesquisas para a conservação e o uso racional de recursos naturais, relacionando o homem com a diversidade botânica local. Assim, esta pesquisa objetivou conhecer os usos das plantas medicinais nos quintais dos alunos do 4º e 5º ano da escola Geraldo Dias, situada no povoado Nossa Senhora de Fátima em Caldas Novas, Goiás, analisando o etnoconhecimento dos familiares quanto ao saber e uso de plantas medicinais. A coleta dos dados foi mediante entrevista semiestruturada com questionário. Foram entrevistadas 22 detentoras do conhecimento sobre o uso das plantas medicinais. A pesquisa inventariou 72 espécies de plantas medicinais. Lamiaceae e Asteraceae foram as famílias com o maior número de espécies. <em>Plectranthus barbatus</em> (boldo) foi a espécie de maior concordância de uso. A maioria das espécies nativas e naturalizadas é de ocorrência no Cerrado e Mata Atlântica. A parte da planta mais utilizada para a preparação dos remédios caseiros foi a folha e a forma de preparo o chá. O uso das plantas para tratar doenças associadas ao aparelho respiratório foi predominante. As plantas medicinais constituíram a primeira opção para cuidados com a saúde entre as entrevistadas, o que evidencia a importância das plantas medicinais cultivadas nos seus quintais no tratamento de enfermidades e como prática integrativa e complementar na atenção básica à saúde.</p> Sirlene Bruno Soares, Isa Lucia de Morais, André Luiz Caes, Brenda Oliveira Guimarães Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/944 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE GRADUANDOS DA FACULDADE ESTÁCIO, CASTANHAL-PA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/969 <p>Este estudo objetivou analisar as experiências relacionadas à Educação Ambiental (EA) e práticas sustentáveis de acadêmicos da Faculdade Estácio de Castanhal-PA. Foram entrevistados aleatoriamente 144 acadêmicos por meio de um formulário semiestruturado. Os informantes foram predominantemente mulheres, idade entre 16 e 59 anos, pertenciam a diferentes cursos e a maioria já tinha participado de cursos e atividades sobre EA, inclusive na referida faculdade. Estes acadêmicos realizavam, em distintas frequências, todas as ações sustentáveis definidas neste estudo, e a principal prática cotidiana citada foi o descarte adequado de resíduos. Entretanto, percebeu-se que este é um processo incipiente e, apesar de haver um determinado conhecimento sobre o assunto, outros fatores influenciam a consumação das práticas sustentáveis, como os de ordem econômica. Portanto, a EA ainda exerce pouca influência sobre a consciência ambiental e ações de sustentabilidade dos discentes, porém, as práticas já existentes precisam ser mais trabalhadas ao longo do processo de formação pessoal e profissional.</p> Reynan Jorge Monteiro Alves, Raynon Joel Monteiro-Alves, Janaína Pinheiro Gonçalves, Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/969 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA UMA FÁBRICA DE CAMISAS http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/920 <p>Este estudo apresenta uma proposta para implantação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, em uma indústria têxtil no município de Itaipulândia-PR. Na empresa estudada, são gerados por mês aproximadamente 869 quilos de resíduos têxteis/retalhos. Esta obra objetivou propor um plano para implantação de um PGRS adequado e analisar a importância da reciclagem têxtil, a destinação correta dos resíduos, apresentar aspectos da economia criativa e <em>upcycling.</em> A metodologia utilizada neste estudo foi de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, através de um estudo de caso. Finalmente, buscar alternativas sustentáveis para as questões que envolvem parcerias na busca da implementação do programa, com vistas a diminuir os impactos ambientais gerados pelos resíduos. Concluiu-se que é possível elaborar, em conjunto com a empresa, um PGRS de forma adequada à legislação vigente, visando soluções práticas e viáveis para a empresa quanto à destinação dos resíduos produzidos, contribuindo com o meio ambiente e a sociedade a qual a indústria está inserida.</p> Cristiane Fernandes Ezequiel, Mauro Rodrigo Biassi, Geysler Rogis Flor Bertolini Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/920 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 SUSTENTABILIDADE SOB A ÓTICA DOS CONSUMIDORES DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE CONSTRUÇÃO CIVIL http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1012 <p>A pesquisa em questão buscou analisar a percepção do consumidor acerca da sustentabilidade em uma loja varejista de material de construção civil. Como método foi utilizada a aplicação de questionário, tratando os dados através de estatística descritiva e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os principais resultados coletados, mediante os 124 participantes com fatores extrínsecos variados foram, inicialmente, de alguns aspectos relacionados ao perfil dos consumidores respondentes. Em seguida, um questionário sobre a tema sustentabilidade, na qual se constatou uma preocupação destes acerca da sustentabilidade das empresas para além da construção civil, bem como a crença no impacto que empresas desse ramo provocam ao meio ambiente. Portanto, conclui-se que os consumidores têm consciência da importância da sustentabilidade e de seus impactos no meio ambiente. Percebe-se também que os consumidores têm consciência de que é possível uma empresa ser sustentável, embora haja dificuldades. Os consumidores também usam o fator “empresa sustentável” como critério de escolha na hora de fazer compras.</p> Gildásio Willyan Pereira, José Shirley Pessoa do Nascimento Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/1012 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 MODELO DIDÁTICO PARA A TERCEIRA IDADE http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/937 <p>Neste artigo serão apresentados os resultados de um estudo que visou a elaboração de um modelo didático, por meio da investigação temática sobre “polímeros e educação ambiental”. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma Universidade Pública no município de União da Vitória-PR com os integrantes da Associação da Faculdade da Terceira Idade (AFATI). Através da temática proposta, foi possível o desenvolvimento do trabalho para abordagem dos temas presentes no cotidiano da sociedade, tais como: Consumismo, Meio Ambiente e Reciclagem, correlacionando-os com situações vivenciadas pelos integrantes da AFATI e ressaltando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade abordadas em sala de aula. A contextualização da temática trabalhada aliada ao uso de uma metodologia diferenciada proporcionou uma aula mais dinâmica, atrativa e interativa, aproximando a Química da sociedade e possibilitando aos participantes a construção do conhecimento em relação às propriedades dos polímeros, bem como compreensão da problemática ambiental associada ao uso de materiais poliméricos (plásticos), separação de resíduos para reciclagem e métodos alternativos de reutilização, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.</p> Lutécia Hiera da Cruz, Deise Borchhardt Moda, Ana Paula Konkol Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/937 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 EFFECT OF WEED COMPETITION ON THE GROWTH OF GLYPHOSATE-RESISTANT TRANSGENIC SOYBEAN http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/793 <p>In order to study the effect of weed interference on soybean under no-tillage system, an experiment was carried out in the northern region of Mato Grosso. The treatments consisted of controls (weeded and infested) and different periods of coexistence and weed control (presence or absence of weeds until 15, 30, 45 days after emergence). The soybean cultivar was M 9056RR, with a spacing of 0.50 m between rows and a population of 280,000 plants ha<sup>-1</sup>. The results reflected the competitive relationships between the soybean crop and the weed community, which was composed of six species, in which Sorghum halepense was the most important species due to its predominance in the experimental area. The interference imposed by weeds caused etiolation of soybean plants and reduced the number of pods per plant and grain yield, indicating that the crop, under the experimental conditions, suffered irreversible interference from the weed community. Under these conditions, the interference imposed by the weeds caused a change in the average height of the plants and the height of insertion of the first soybean pod and reduced the number of pods per plant, weight of 100 grains and grain yield, which was reduced around 62%.</p> Oscar Mitsuo Yamashita, Itamar Betta Banheza, Marco Antonio Camillo de Carvalho, Hudson Oliveira Rabelo Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/793 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 O SUBSTRATO INFLUENCIA A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE ASSEMBLEIAS DE CHIRONOMIDAE? http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/746 <p>O aumento das ações antrópicas vem provocando alterações nos ambientes aquáticos, afetando a biota desses locais, entre elas os Chironomidae. Estes organismos constituem um grupo amplamente distribuído, colonizando uma grande variedade de substratos, principalmente acúmulos de folhiço e pedras. Este trabalho teve como objetivos: analisar a influência do tipo de substrato sobre a estrutura da assembleia de Chironomidae; e verificar se as variáveis limnológicas variam entre os riachos considerados naturais e agrícolas. Foram selecionados quatro riachos (&lt;3ª ordem), na região Alto Uruguai - RS, definidos como riachos naturais e agrícolas. As coletas foram realizadas em substrato pedregoso e substrato folhoso utilizando um amostrador do tipo Surber (malha 250 μm e área de 0,09 m2). Foram mensurados em cada ponto de coleta, variáveis limnológicas. Apenas a temperatura da água, condutividade elétrica e sólidos totais dissolvidos diferiram entre os riachos. Foram coletadas 798 larvas de Chironomidae, pertencentes a 39 gêneros. A abundância e riqueza diferiram entre os substratos, porém, não diferiram entre os tipos de riachos (naturais e agrícolas). <em>Corynoneura </em>foi o gênero mais abundante nos riachos naturais e substrato contendo folhas.<em> Polypedilum </em>o mais abundante, nos riachos agrícolas em ambos os substratos. Assim, o tipo de substrato influência a estrutura e composição de Chironomidae. É importante manter preservada a vegetação ripária no entorno dos riachos, pois o acúmulo de folhiço em riachos de áreas de florestadass parecem ser o hábitat preferencialmente ocupado por larvas de Chironomidae, além de manter a qualidade da água.</p> Rozane Restello, Caciane Larissa Rauch Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/746 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 ATRAENTES E REPELENTES PARA ADULTOS DE DIPTERA E LEPIDOPTERA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/949 <p>As ordens Diptera e Lepidoptera apresentam diversas espécies que possuem elevado potencial de causarem danos as culturas agrícolas, esses insetos-praga são responsáveis por perdas anuais bilionárias na agricultura mundial. Assim, estratégias para seu controle se fazem necessárias, principalmente as pautadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP). Nesse sentido, essa pesquisa busca revisar os principais métodos de atração e repelência de insetos adultos de Diptera e Lepidoptera, assim como sua aplicação no MIP. Três atrativos (Feromônios, Atrativos Alimentares e Luzes) e dois repelentes (Feromônios de Confundimento e Óleos Essenciais) foram identificados como sendo utilizados, ou com potencial de utilização, de forma sólida em programas de MIP, principalmente associados ao uso de armadilhas, que podem ser para captura em massa ou para atração e morte. Ainda, a exemplo dos feromônios de confundimento, podem ser utilizados para interrupção de acasalamento, notadamente em algumas espécies de lepidópteros. De modo geral, grande parte dos atrativos e repelentes levantados, apresentam modo de atuação relacionados a aspectos biológicos dessas pragas, principalmente associados a reprodução. Esses atrativos e repelentes podem ser empregados em diferentes situações no MIP, com potencial obtenção de resultados promissores; a escolha destes deve ser pautada no melhor custo benefício, observando-se os aspectos econômicos e ambientais.</p> Paulo Henrique de Almeida Cartaxo, João Paulo de Oliveira Santos, Gleidyane Novais Lopes, Jacinto de Luna Batista Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/949 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000 MENINAS NA CIÊNCIA http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/741 <p>A Ciência é um caminho construído por homens e mulheres, porém a presença das mulheres na História da Ciência é uma questão que sinaliza atenção e necessita de uma transformação no que diz respeito a imagem de quem faz Ciência. O machismo cientifico criou barreiras e silenciou mulheres que foram essenciais para o conhecimento cientifico. Esta pesquisa buscou explorar o Google como recurso tecnológico, considerando a ferramenta como base de dados. &nbsp;A pesquisa realizada teve como objetivo analisar como são apresentados os principais resultados da plataforma Google em três línguas: Português; Espanhol e Inglês, utilizando os termos meninas ciência; chicas ciências e science girls. As pesquisas indicam que a partir de 2009 as questões de gênero na Ciência vêm recebendo maior atenção. Além disso, constatou-se que os resultados em Português em sua grande maioria fazem referência a projetos de extensão de Universidades Públicas do Brasil. Dois projetos de extensão de Universidades Federais podem ter inspirado na criação de outros projetos sobre a temática no Brasil. O público alvo desses projetos são meninas do Ensino Fundamental. No ensino fundamental o Ensino de Ciências pode servir como um espaço fundamental para aproximar meninas de discussões sobre a participação das Mulheres na Ciência.</p> Thamires Luana Cordeiro, Lenira Maria Nunes Sepel Copyright (c) 2023 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/741 Thu, 15 Jun 2023 00:00:00 +0000