A VISÃO DE CIÊNCIA APRESENTADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NA ABORDAGEM DE FORÇAS INTERMOLECULARES

Autores

  • Ana Carolina Gomes Miranda
  • Maurícius Selvero Pazinato
  • Mara Elisa F. Braibante

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.10

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi identificar a visão de Ciência veiculada aos conceitos relacionados às forças intermoleculares nos livros didáticos (LD) brasileiros, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (triênio 2015-2017). A proposta metodológica empregada para análise dos LD está baseada nos pressupostos teóricos desenvolvidos por Niaz (2001) e nas categorias propostas por Martorano (2007). Os resultados revelaram que as concepções empirista/indutivista ainda estão presentes na metade dos LD analisados, o que pode implicar na disseminação de distorções sobre a natureza do conhecimento científico. Desta forma, considerando a importância da epistemologia da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares, esperamos que os resultados desta pesquisa fomentem futuras discussões sobre os LD, tanto em nível acadêmico quanto na formação de professores, para que o ensino deste tópico se aproxime de concepções mais racionalistas.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gomes Miranda

Doutora em Ensino de Ciências, professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Dom Pedrito.

Maurícius Selvero Pazinato

Doutor em Ensino de Ciências, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Mara Elisa F. Braibante

Doutora em Ciências, professora da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

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Publicado

2019-06-14

Como Citar

Miranda, A. C. G., Pazinato, M. S., & Braibante, M. E. F. (2019). A VISÃO DE CIÊNCIA APRESENTADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NA ABORDAGEM DE FORÇAS INTERMOLECULARES. Vivências, 15(28), 23–34. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.10

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO