A VISÃO DE CIÊNCIA APRESENTADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NA ABORDAGEM DE FORÇAS INTERMOLECULARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.10Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi identificar a visão de Ciência veiculada aos conceitos relacionados às forças intermoleculares nos livros didáticos (LD) brasileiros, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (triênio 2015-2017). A proposta metodológica empregada para análise dos LD está baseada nos pressupostos teóricos desenvolvidos por Niaz (2001) e nas categorias propostas por Martorano (2007). Os resultados revelaram que as concepções empirista/indutivista ainda estão presentes na metade dos LD analisados, o que pode implicar na disseminação de distorções sobre a natureza do conhecimento científico. Desta forma, considerando a importância da epistemologia da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares, esperamos que os resultados desta pesquisa fomentem futuras discussões sobre os LD, tanto em nível acadêmico quanto na formação de professores, para que o ensino deste tópico se aproxime de concepções mais racionalistas.Downloads
Publicado
2019-06-14
Como Citar
Miranda, A. C. G., Pazinato, M. S., & Braibante, M. E. F. (2019). A VISÃO DE CIÊNCIA APRESENTADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NA ABORDAGEM DE FORÇAS INTERMOLECULARES. Vivências, 15(28), 23–34. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.10
Edição
Seção
ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO