O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONSIDERANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1078

Resumo

Resumo: O presente estudo busca investigar as relações dos professores participantes de uma disciplina de pós-graduação de educação em ciências entre os princípios de interdisciplinaridade nos documentos oficiais e suas dificuldades e desafios para trabalhar com essa temática. Para isso, foi enviado um formulário pelo google forms aos participantes, com perguntas voltadas à interdisciplinaridade nos documentos oficiais na escola de educação básica. A pesquisa é de caráter qualitativo e foram analisadas as respostas de dez participantes que optaram em participar do estudo, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontaram o olhar destes participantes voltados à interdisciplinaridade aliada à BNCC, num viés de potencialidades e dificuldades no âmbito de se realizar na prática o fazer interdisciplinar, nesse sentido, a formação por meio da pós-graduação se mostra um caminho pertinente para a ampliação dos conhecimentos docentes, visando a qualificação na educação em ciências, através de possibilidade voltadas a novas práticas de cunho interdisciplinar na educação básica.

 

Abstract: The present study seeks to investigate the relationships of professors participating in a postgraduate course in science education between the principles of interdisciplinarity in official documents and their difficulties and challenges in working with this theme. For this, a form was sent via google forms to the participants, with questions aimed at interdisciplinarity in official documents in the basic education school. The research is of a qualitative nature and the responses of ten participants who chose to participate in the study were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). The results pointed out the perspective of these participants focused on interdisciplinarity allied to the BNCC, in a bias of potentialities and difficulties in the context of carrying out interdisciplinary actions in practice, in this sense, training through postgraduate studies is a relevant path for expanding of teaching knowledge, aiming at qualification in science education, through possibilities aimed at new practices of an interdisciplinary nature in basic education.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Educação Ambiental - SENAC em Porto Alegre/RS. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) na cidade de São Gabriel/RS; Tutora no Curso de especialização Ciência é 10; Área de pesquisa: Educação básica, Práticas docente, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Formação de Professores. 

Roniere Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde pela UFRGS – RS. Professor de química do Ensino Médio, pré-vestibular e curso técnico em auxiliar de farmácia. Agente Educacional do Estado do Rio Grande do Sul desde 1994-2015. Coordenador o Setor de Recursos Humanos da 32ª Coordenadoria Regional da Educação em São Luiz Gonzaga. Atualmente Professor Adjunto A pela UFRGS, Campus Litoral Norte, no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Professor nível mestrado e doutorado do PPG Educação em Ciências na UFRGS.

Daniela Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela UFRGS (2008), com especialização em educação, pelo IFSul Pelotas (2014), tecnologia, pela UFSM (2015) e educação ambiental, pela FURG (2015), além de mestrado em ambiente e sustentabilidade pela UERGS (2020). Atualmente é professora concursada na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e colaboradora da Rede Araucárias de Educação Ambiental (UERGS) enquanto dá continuidade ao doutorado em Educação em Ciências, pelo Programa de Educação em Ciências - PPGECi, da UFRGS. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e educação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação científica, ensino-aprendizagem, formação de professores e alfabetização

Referências

ARAUJO, Ione dos Santos Canabarro; ROBAINA, José Vicente Lima. Modelo padrão de partículas e a reformulação conceitual do modelo atômico por meio de uma unidade didática voltada para professores de ciências. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 12, n. 2, p. 120-126, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica FENACEB. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CALDEIRAS, A. M. A.; BASTOS, F. Alfabetização Cientifica. In: Vale, J. M. F. at al., (Orgs). Escola Pública e Sociedade. Bauru: Saraiva, 2002.

CANDITO, V.; RODRIGUES, B. C. C.; MENEZES, M. K. Feira de Ciências e Saberes: um olhar dos docentes para as contribuições da educação científica na educação básica. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 22, n. 3, 2020.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação.4.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 436p. 2006.

DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Nacional, 1979.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, São Paulo: Editora Papirus, 1994.

FAZENDA, I. C. A. Prática interdisciplinares na escola. 2 ed. São Paulo: Editora Cortez, 1993.

FAZENDA, I. et al. O que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo: Cortez, 2008. 202 p.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. Ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JAPIASSU,H..Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro-RJ.Editora Imago,1976.

LINHARES, Célia; FAZENDA, Ivani; TRINDADE, Vítor. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: UFMS, 2001.

PINTO, Neuza B. O erro como estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas (SP): Papirus,2000.

YARED, I. O que é interdisciplinaridade? 165 p. In: O que é interdisciplinaridade. Editora Cortez, 2008.

ZABALA, A. A Prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Oliveira, A. P., Fenner, R. ., & Menezes, D. . (2024). O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONSIDERANDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS . Vivências, 20(40), 215–233. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1078

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO