AS “MORENAS DO DIVINO” E A ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ESTRATÉGIA PARA EMANCIPAÇÃO DE SUJEITOS EM RIO RUFINO, SC

Autores

  • Sonia Regina Cardoso Oselame
  • Geraldo Augusto Locks
  • João Eduardo Branco de Melo

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.11

Resumo

Este trabalho reflete sobre as condições socioeconômicas e possíveis práticas de economia solidária existente entre as mulheres da localidade do Divino Espírito Santo, Rio Rufino, SC. Trata-se de uma comunidade quilombola, entretanto, não há reconhecimento jurídico deste grupo étnico da parte do Estado, nem da sociedade local. É pela denominação “Morenos do Divino” que seus integrantes se reconhecem e são conhecidos pelos habitantes de seu entorno. Quanto a metodologia, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso com base bibliográfica e trabalho de campo. Trata-se de um estudo de caso pois se estuda uma parte de um universo social mais abrangente e para a pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas por amostragem com as “Morenas do Divino”. Os referenciais teóricos advém de estudiosos da cultura quilombola e do campo da economia solidária. Espera-se que este trabalho possa dar visibilidade ao lócus e aos sujeitos pesquisados, e demonstrar a relevância da economia solidária como estratégia para a emancipação de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, econômica e cultural.

Biografia do Autor

Sonia Regina Cardoso Oselame

Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.

Geraldo Augusto Locks

Doutor em Antropologia pela UFSC. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.

João Eduardo Branco de Melo

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

Oselame, S. R. C., Locks, G. A., & Melo, J. E. B. de. (2019). AS “MORENAS DO DIVINO” E A ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ESTRATÉGIA PARA EMANCIPAÇÃO DE SUJEITOS EM RIO RUFINO, SC. Vivências, 15(28), 35–42. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.11

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO