ATIVIDADE GAMIFICADA EM CURSO LIVRE DE LÍNGUA VÊNETA NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6549-5476
  • Fernando Menegatti Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Ricardo Machado Ellensohn Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil
  • Alessandro Mocellin Academia de La Bona Creansa, Itália

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1199

Resumo

O ensino de Língua Vêneta vem sendo debatido entre os grupos que se ocupam das atividades folclóricas, voltadas à cultura de colonização italiana no interior do estado do Rio Grande do Sul. Nesse aspecto, também se percebe uma agravada perda do idioma e da cultura dos imigrantes italianos no município de Bento Gonçalves principalmente entre os jovens. Diante desse contexto, esse trabalho visa propor a gamificação como parte do conteúdo de ensino a fim de engajar os estudantes no aprendizado da Língua Vêneta. Metodologicamente apoiado no Design-based Research, desenvolveu-se uma atividade gamificada destinada a atender o público-alvo, composto por adultos e idosos, de idade entre 20 - 70 anos, a maioria descendentes de italianos provenientes da Região do Vêneto, profissionais da área de turismo e cultura do município de Bento Gonçalves. Os resultados nos permitem inferir que a gamificação contribuiu para a obtenção de um novo vocabulário em Língua Vêneta de modo despretensioso, e que o estudo da gramática vêneta se tornou mais interessante visto a curiosidade dos participantes em atividades de interação, que com regras simples e claras, estimulam qualquer pessoa a participar. Por fim, considera-se que o engajamento gerado por meio da atividade gamificada desenvolveu a fluidez do ensino e a agilidade na obtenção do vocabulário de Língua Vêneta por parte dos estudantes, que, na maioria das vezes, apesar de serem descendentes de falantes do idioma, muito cedo foram desestimulados na aquisição da Língua Vêneta por viverem em um país de língua portuguesa e cultura distinta.

Biografia do Autor

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Química e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e no ensino mediado por tecnologias.

Fernando Menegatti, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Anhanguera de Caxias do Sul (2013), Especialização em Estudos Gramáticos da Língua Portuguesa pela Universidade de Caxias do Sul (2018), Formação em Linguagem e Redação para o Veneziano Brasileiro (Talian) no contexto Internacional de Língua Veneziana Moderna pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Formação Veneziana para Venetofones pela Academia de ła Bona Creansa em Treviso, Itália (2019) e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente faz parte do Projeto Łengua Mare.

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012). Foi Professor Adjunto e Coordenador de Estágio da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009-2010). Coordenador titular dos cursos de Química Industrial e Licenciatura Plena em Química da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato sensu em Gestão e Análise Ambiental e Gestão da Qualidade. Atuou como Diretor do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da mesma universidade (UNOPAR - 2003 - 2010). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos. Auditor Ambiental com cadastro de auditor líder no Instituto Ambiental do Paraná - IAP (2008 - 2010). Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de fitossanitários na Milenia Agrociências S/A (2001 - 2004) e como Gerente Industrial da A. M. Goldstein Alimentos do Brasil Ltda (2005 - 2007). Foi professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (2010 - 2013) onde atuou também como Coordenador de Área do projeto PIBID em Química e membro de diversos Colegiados e Comissões (Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão, Comitê Institucional de Pesquisa, Colegiado do curso de Licenciatura em Química, Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Química, Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios), ainda atuou com como consultor Ad hoc e membro do Conselho Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM.

Alessandro Mocellin, Academia de La Bona Creansa, Itália

Presidente da Academia de ła Bona Creansa, Italia.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Barin, C. S. ., Menegatti, F., Ellensohn, R. M., & Mocellin, A. (2024). ATIVIDADE GAMIFICADA EM CURSO LIVRE DE LÍNGUA VÊNETA NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES. Vivências, 20(41), 319–336. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1199

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO