A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ARTICULADA À AVALIAÇÃO EXTERNA

Autores

  • Alexandre Giacomini
  • Everton Lüdke

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.12

Resumo

Este artigo, de caráter quanti-qualitativo, tem como objetivo descrever e comparar a percepção de grupos focais, constituídos por diretores, supervisores, professores e representantes do círculo de pais e mestres (CPM) de duas escolas públicas (uma municipal e outra estadual) e uma privada, do município de Restinga Sêca/RS, acerca de sua autoavaliação institucional articulada à avaliação externa. A metodologia utilizada foi segundo a modalidade de pesquisa de campo e o instrumento usado para a coleta de dados foi o questionário. Os resultados apontam que tanto as escolas públicas quanto a particular realizam sua autoavaliação institucional, contudo, apenas as instituições públicas participam de avaliações externas e de planos de metas do governo. A conclusão sinaliza o papel fundamental da avaliação institucional, articulada à avaliação externa, e a sua necessária implicação para as práticas desenvolvidas no interior da escola. Além disso, o diálogo entre a avaliação externa e a institucional deve constituir-se como um instrumento valioso a fim de que possa permitir às escolas reunir condições para avançar seus projetos pedagógicos, bem como contribuir de fato para que o processo ensino-aprendizagem avance e se tenha resultados mais satisfatórios. É necessário, nesse sentido, que se busque oferecer alguns aspectos provocativos e relevantes para um repensar coletivo de todos os envolvidos no processo educativo, e que visem um ensino de qualidade, significativo, pautado em valores éticos, políticos e sociais, respeitando-se a diversidade, demonstrando um compromisso responsável nas ações direcionadas ao sucesso do aluno.

Biografia do Autor

Alexandre Giacomini

Professor de Física e Matemática do Colégio Militar de Santa Maria/RS. Doutor e Mestre pelo Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Everton Lüdke

Professor Doutor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria/RS e orientador do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PGEMEF).

Downloads

Publicado

2019-06-14

Como Citar

Giacomini, A., & Lüdke, E. (2019). A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ARTICULADA À AVALIAÇÃO EXTERNA. Vivências, 15(28), 10–22. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.12

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO