IMIGRANTES E REFUGIADOS COMO DESAFIO PEDAGÓGICO
PRÁTICAS DOCENTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO - RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1265Resumo
É possível identificar os fluxos migratórios em uma ampla crescente, especialmente a migração de Sul-Sul Global entre países da América Latina. Nesse contexto, o Brasil se constituiu como um dos maiores anfitriões por apresentar uma das mais avançadas legislações para imigrantes e refugiados. Os desafios pedagógicos para garantir o direito à educação do estrangeiro, comumente, são postos pela dificuldade de falar o idioma, pela cultura e atitudes discriminatórias – xenofobia, adaptação, a desinformação e a falta de formação adequada dos profissionais docentes para receber e conduzir acertadamente esses alunos em espaços educativos. A pesquisa emerge dos desafios colocados pelo fluxo migratório e o processo de escolarização da população estrangeira no ensino público e visa analisar práticas docentes em contextos interculturais com o propósito de ressignificar a educação de imigrantes, apátridas e refugiados (genericamente definidos como estrangeiros) em escolas públicas, partindo das reflexões e análise das entrevistas realizadas na escola EMEF Olímpio Vianna Albrecht no município de São Leopoldo, região do Vale do Rio dos Sinos - RS.
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