IMIGRANTES E REFUGIADOS COMO DESAFIO PEDAGÓGICO

PRÁTICAS DOCENTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO - RS

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil
  • Ana Carolina Torres Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1265

Resumo

É possível identificar os fluxos migratórios em uma ampla crescente, especialmente a migração de Sul-Sul Global entre países da América Latina. Nesse contexto, o Brasil se constituiu como um dos maiores anfitriões por apresentar uma das mais avançadas legislações para imigrantes e refugiados. Os desafios pedagógicos para garantir o direito à educação do estrangeiro, comumente, são postos pela dificuldade de falar o idioma, pela cultura e atitudes discriminatórias – xenofobia, adaptação, a desinformação e a falta de formação adequada dos profissionais docentes para receber e conduzir acertadamente esses alunos em espaços educativos. A pesquisa emerge dos desafios colocados pelo fluxo migratório e o processo de escolarização da população estrangeira no ensino público e visa analisar práticas docentes em contextos interculturais com o propósito de ressignificar a educação de imigrantes, apátridas e refugiados (genericamente definidos como estrangeiros) em escolas públicas, partindo das reflexões e análise das entrevistas realizadas na escola EMEF Olímpio Vianna Albrecht no município de São Leopoldo, região do Vale do Rio dos Sinos - RS.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Doutor em Educação. Pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil.

Ana Carolina Torres, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Mestranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil. 

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Silva, R. M. D. da ., & Torres, A. C. . (2024). IMIGRANTES E REFUGIADOS COMO DESAFIO PEDAGÓGICO: PRÁTICAS DOCENTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO - RS. Vivências, 20(40), 39–54. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1265

Edição

Seção

DOSSIÊ: A EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FATORES DE DESENVOLVIMENTO