EDITORIAL

A EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FATORES DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil
  • Alejandro Estévez Universidad de Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1275

Biografia do Autor

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio pós-doutoral em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014). Possuiu graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, exercendo o cargo de Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e atividades como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico e pesquisadora convidada nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS ) e de Educação (UNILASALLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação de professores, ensino de ciências, história da ciência e concepção de ciência.Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologias e Saúde - GPECTS e Editora-chefe da Revista Vivências. Integrante da Equipe de Coordenação da Red Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias - RIEC.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Pós-graduação em Educação e Ciências Econômicas pela Universidade de Buenos Aires - UBA. Docente em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária Contemporânea (2020), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2011), Graduação em Pedagogia pela Unilasalle (2022) e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e ciências (2007). Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais (GEPPED). Atualmente é professora do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle.

Referências

MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

NUSSBAUM, M. Crear capacidades: propuestas para el desarrollo humano. Buenos Aires: Paidós, 2011.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Scheid, N. M. J. ., Jung, H. S. ., & Estévez, A. . (2024). EDITORIAL: A EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FATORES DE DESENVOLVIMENTO. Vivências, 20(40), 1–8. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.1275

Edição

Seção

EDITORIAL