SIMBOLISMOS EM TORNO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL CONFORME GESTORES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1378Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar os elementos marcantes das representações sociais de protagonismo estudantil entre gestores de escolas de ensino médio. Representações sociais são construções cognitivas, afetivas e simbólicas dos sujeitos geradas em situações de interação social. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo que contou com a participação de 10 gestores que atuam em variadas escolas de ensino médio, situadas em Recife. Investigamos o protagonismo estudantil entre este grupo profissional utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com apoio da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciam como elementos marcantes das representações sociais de protagonismo estudantil dos gestores escolares: autonomia, liderança, iniciativa e participação dos estudantes. É nítida a relação que esses profissionais estabelecem entre protagonismo estudantil e as politicas educacionais que regulam o ensino médio no estado, pois mesmo com algumas referências aos termos transformação e participação, prevalece a ênfase no sujeito individual. O envolvimento e a preocupação coletivo estão afastados dessa simbologia.
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