SIMBOLISMOS EM TORNO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL CONFORME GESTORES ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1378

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os elementos marcantes das representações sociais de protagonismo estudantil entre gestores de escolas de ensino médio. Representações sociais são construções cognitivas, afetivas e simbólicas dos sujeitos geradas em situações de interação social. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de campo que contou com a participação de 10 gestores que atuam em variadas escolas de ensino médio, situadas em Recife.  Investigamos o protagonismo estudantil entre este grupo profissional utilizando a técnica de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com apoio da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciam como elementos marcantes das representações sociais de protagonismo estudantil dos gestores escolares: autonomia, liderança, iniciativa e participação dos estudantes. É nítida a relação que esses profissionais estabelecem entre protagonismo estudantil e as politicas educacionais que regulam o ensino médio no estado, pois mesmo com algumas referências aos termos transformação e participação, prevalece a ênfase no sujeito individual. O envolvimento e a preocupação coletivo estão afastados dessa simbologia.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, PE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Coordenadora do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais. 

Ana Laura Guedes Silva França, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, PE, Brasil

Estudante de Pedagogia  da UFPE, bolsista de Iniciação Cientifica /Facepe

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Machado, L. B., & França, A. L. G. S. (2025). SIMBOLISMOS EM TORNO DE PROTAGONISMO ESTUDANTIL CONFORME GESTORES ESCOLARES. Vivências, 21(43), 199–211. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1378

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO