QUALIDADE DE VIDA E BURNOUT
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO EM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1383Resumo
A síndrome de burnout é reconhecida como uma condição que impacta trabalhadores em vários campos, inclusive na educação. Ela se manifesta através de exaustão emocional, despersonalização e uma diminuição no senso de realização pessoal, afetando a saúde física e mental dados profissionais. Este artigo investiga a experiência de burnout em educadores, explorando suas causas, impactos na saúde mental e física, além das estratégias de recuperação e promoção da qualidade de vida. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura e análise de relatos de experiência, realizados mediante busca no Google Acadêmico com critérios de inclusão e exclusão definidos para garantir relevância e qualidade das fontes. Os resultados destacam a prevalência significativa do burnout entre educadores e a eficácia de intervenções psicossociais e organizacionais na mitigação de seus efeitos. Conclui-se que a implementação de práticas de suporte e políticas educacionais voltadas ao bem-estar dos educadores é crucial para melhorar a qualidade da educação e promover um ambiente de trabalho saudável.
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