QUALIDADE DE VIDA E BURNOUT

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO EM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1383

Resumo

A síndrome de burnout é reconhecida como uma condição que impacta trabalhadores em vários campos, inclusive na educação. Ela se manifesta através de exaustão emocional, despersonalização e uma diminuição no senso de realização pessoal, afetando a saúde física e mental dados profissionais. Este artigo investiga a experiência de burnout em educadores, explorando suas causas, impactos na saúde mental e física, além das estratégias de recuperação e promoção da qualidade de vida. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura e análise de relatos de experiência, realizados mediante busca no Google Acadêmico com critérios de inclusão e exclusão definidos para garantir relevância e qualidade das fontes. Os resultados destacam a prevalência significativa do burnout entre educadores e a eficácia de intervenções psicossociais e organizacionais na mitigação de seus efeitos. Conclui-se que a implementação de práticas de suporte e políticas educacionais voltadas ao bem-estar dos educadores é crucial para melhorar a qualidade da educação e promover um ambiente de trabalho saudável.

Biografia do Autor

Rosana do Socorro Ribeiro Bastos, Faculdades Integradas Brasil Amazônia, Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará(2004). Atualmente é Professora de Português e Redação do Grupo Rosana Bastos. Tem experiência na área de Letras

Eliza Maria Almeida Vasconcelos, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará. 

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Bastos, R. do S. R., & Vasconcelos, E. M. A. . (2025). QUALIDADE DE VIDA E BURNOUT: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RECUPERAÇÃO EM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. Vivências, 21(43), 139–151. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1383

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO