UMA COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO ESTUDANTIL SOBRE SAÚDE DA MULHER ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA E RURAL

Autores

  • Vanessa Lago Morin
  • Everton Lüdke

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.14

Resumo

A escola é um espaço importante para o desenvolvimento de programas de saúde e educação. Ressalta-se a importância de se trabalhar o eixo transversal saúde, valorizando o conhecimento prévio dos alunos e da comunidade. O conhecimento sobre saúde faz com que os alunos tenham melhor qualidade de vida e isso reflita, indiretamente, nos hábitos de vida de seus familiares e comunidade. A saúde da mulher, em específico, é tema importante de ser trabalhado nas escolas pois promove o desenvolvimento da auto-confiança feminina, maior independência sobre o próprio corpo e faz com que as alunas reflitam sobre as posturas adotadas com seus atuais ou futuros parceiros(as). Sendo assim, este estudo objetiva identificar o nível de conhecimento de estudantes sobre temas relacionados a saúde da mulher, e se existem diferenças do mesmo entre escolas da zona urbana e rural. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com 79 alunos do ensino médio de duas escolas estaduais (RS), uma da zona rural e outra da zona urbana, através de um questionário com 60 perguntas fechadas de múltipla escolha referentes a sete pilares temáticos: sistema reprodutor feminino; planejamento familiar; gestação, parto e puerpério; puericultura; infecções sexualmente transmissíveis (IST); outras doenças e sistema único de saúde e fisiologia do corpo humano. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas somente nos pilares “sistema reprodutor feminino” e “planejamento familiar” quando comparadas as duas escolas. De uma maneira geral, observou-se baixo desempenho nos questionários, em ambas as escolas, evidenciando o pouco conhecimento dos alunos sobre temas relacionados a saúde da mulher. O melhor desempenho dos alunos da escola do meio rural pode ser atribuído ao padrão familiar predominantemente tradicional (pais com filhos), que oferece um suporte familiar maior para estes adolescentes. Por fim, conclui-se que há necessidade de se trabalhar temas relacionados a saúde da mulher de maneira mais efetiva na escola em parceria com as famílias e os centros de saúde, afim de garantir a eficácia das políticas públicas de saúde do adolescente, previstas no Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Vanessa Lago Morin

Doutoranda, Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências,CCNE-UFSM, Campus Universitário, Santa Maria, RS

Everton Lüdke

Professor Titular, UFSM - CCNE, Campus Universitário, Santa Maria-RS

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Publicado

2019-06-14

Como Citar

Morin, V. L., & Lüdke, E. (2019). UMA COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO ESTUDANTIL SOBRE SAÚDE DA MULHER ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA E RURAL. Vivências, 15(28), 50–67. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.14

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO