EMOÇÕES E SENTIMENTOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1458

Resumo

A dimensão afetiva, que compreende elementos como emoções, sentimentos, motivação, atitudes, entre outros, é de significativa relevância no cotidiano escolar, podendo influenciar no processo de aprendizagem. Considerando que o componente curricular Matemática tende a ser preterido pela maioria dos estudantes, o presente estudo tem por objetivo identificar quais as emoções e os sentimentos que estudantes apresentam em relação às aulas de Matemática. Também, se os referidos componentes da dimensão afetiva possuem variação em relação ao ano escolar ou gênero dos participantes. Para isso, foram aplicados questionários elaborados com base em outros já validados, em duas escolas públicas brasileiras, abrangendo 361 estudantes do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 14 anos). Como resultado, foi identificado que a maioria dos participantes entende que faz sentido comparecer às aulas de Matemática, estão empolgados e não demonstram tédio, assim como não acha as aulas chatas e ficam felizes quando vale a pena comparecer as aulas. Em relação aos sentimentos, exprimiram sentir força, vigor, energia significativamente, e felicidade de forma sutil. Os estudantes pertencentes ao 6º e 7º ano expressaram maior ausência de sentimentos negativos, indo ao encontro da literatura que identifica uma diminuição dos sentimentos e emoções positivas conforme o avanço escolar. Sobre os mesmos resultados, o gênero masculino apresentou maiores percentuais, mas de forma diminuta.

Biografia do Autor

Julia Nunes Pacheco, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Docente Permananete dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Pacheco, J. N., Rosa, C. . T. W. da, & Darroz, L. M. (2025). EMOÇÕES E SENTIMENTOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vivências, 21(43), 255–271. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1458

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO