O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS: O DEBATE DA QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.147

Resumo

Em virtude das constantes transformações vivenciadas pela sociedade contemporânea, trazer o debate sobre os direitos humanos para o ambiente escolar torna-se fundamental. Dessa forma, o presente projeto de extensão encontra-se em desenvolvimento desde o segundo semestre de 2018, no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, localizado em São Luiz Gonzaga. O mesmo surge a partir da constatação da necessidade de se trabalhar questões relativas aos direitos humanos na Educação Básica, especialmente em sua última etapa, denominada Ensino Médio. Diante disso, busca-se levar à comunidade escolar enfoques jurídicos, contextualizando-os com conceitos presentes na atividade educacional desenvolvida na rede pública. Constata-se ainda, que transversalmente vários aspectos relacionados aos direitos humanos estão presentes na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, principalmente no componente curricular de Sociologia. Embora intrínsecos à educação, enfrentam dificuldades para a problematização no âmbito escolar, devido a transversalidade e a superficialidade com que são apresentados nas ferramentas didáticas. Desse modo, o projeto busca auxiliar docentes e gestores na estruturação da questão dos direitos humanos em suas atividades, bem como proporcionar aos alunos reflexões e debates sobre a temática, com o intuito de desenvolver a cidadania desde a Educação Básica.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Bernardo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Acadêmico do 9º semestre do Curso de Direito da URI São Luiz Gonzaga. Licenciado em História, professor da rede pública estadual. Membro do Grupo de Estudos “Direitos, transformação social e universo plural da cidadania”. Bolsista do Projeto de Extensão intitulado “O ensino de direitos humanos: o debate da questão dos direitos humanos na escola”. E-mail: ricardofb88@hotmail.com.

Juliana Bedin Grando, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora do Curso de Direito na Universidade Regional Integrada das Missões - URI, São Luiz Gonzaga. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da URI São Luiz Gonzaga. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2015), curso realizado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui o Curso de Graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013). Líder do grupo de pesquisa Direitos, Transformação Social e universo plural da cidadania do Curso de Direito da URI São Luiz Gonzaga.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: proteção de grupos minoritários, cidadania, direitos fundamentais e direitos humanos. Sócia do Escritório Bedin Advogados Associados.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Ferreira Bernardo, R., & Bedin Grando, J. (2019). O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS: O DEBATE DA QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA. Vivências, 16(30), 161–172. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.147

Edição

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ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE