O IMPACTO DO BRINCAR EM FAMÍLIA: RESULTADOS DE UMA CAMPANHA DO RESGATE LÚDICO

Autores

  • Charles Rech Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS, Brasil
  • Simone Ferigolo Venturini Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS
  • Cristiano Frandalozo Maidana Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS, Brasil
  • Maikson Luiz Passaia Tonatto Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1488

Resumo

As ações extensionistas aproximam as universidades das comunidades, promovem a troca de conhecimentos e contribuem para a formação integral dos estudantes. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o evento “A Descida Rumo ao Resgate da Infância”, promovido pelo Projeto de Extensão LudiC-Fam da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul. A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos organizadores e participantes sobre o alcance dos objetivos do evento e sua contribuição para a comunidade e para a formação dos estudantes. Adotando uma abordagem metodológica mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, a investigação é enquadrada como exploratória e descritiva. As percepções, sugestões e comentários foram coletados por meio de questionários semiabertos elaborados no Google Forms. Participaram do estudo 15 famílias presentes no evento e 7 integrantes do projeto de extensão. Os resultados evidenciam que o evento alcançou o objetivo de promover a convivência familiar em espaços lúdicos. A análise dos dados revelou uma avaliação positiva tanto dos organizadores quanto dos participantes, destacando a importância da iniciativa para a comunidade e para a formação dos estudantes. Além disso, os resultados indicam que o evento contribuiu para a integração entre diferentes setores da comunidade e para o desenvolvimento de competências dos acadêmicos envolvidos. Ao promover atividades lúdicas e incentivar a convivência familiar, o evento contribuiu diretamente para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que visa garantir educação de qualidade, incluindo o acesso a ambientes de aprendizagem seguros, equitativos e de qualidade.

Biografia do Autor

Charles Rech, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS, Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica (1998/UFRGS). Mestrado em Energia (2001/UFRGS) em análise experimental do desempenho de motores de combustão interna. Doutorado em Fenômenos de Transporte (2010/UFRGS), em análise numérica e experimental do escoamento em motores de combustão interna. Pós-doutorado em energia (UFRGS) atuando na pesquisa de sistemas de recuperação de energia, turbina Tesla. Atualmente é professor adjunto na UFSM Campus Cachoeira do Sul com pesquisa no desenvolvimento de dispositivos de medições mecânicas associado a internet das coisas aplicados a área da saúde. Tem experiência em análise e experimental e simulação numérica em sistemas fluido-mecânico, atuando nos temas: instrumentação biomecânica, internet das coisas, eficiência energética, recuperação de energia, motores de combustão interna.

Simone Ferigolo Venturini, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS

Possui graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica pela Universidade La Salle Canoas e mestrado em Fenômenos de Transporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem Especialização em Docência da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Passo Fundo e Licenciatura em Matemática pela Unicesumar. Possui formação como Técnico Industrial de Nível Médio com Habilitação em Eletromecânica. Atuou como Professor Assistente A na UFSM Campus Cachoeira do Sul, no período de maio/2022 até maio/2024, nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Transportes e Logística e Arquitetura e Urbanismo.

Cristiano Frandalozo Maidana, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS, Brasil

Possui Graduação (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase na análise de sistemas térmicos, aplicação do processo de combustão enriquecida com oxigênio (OEC) e no desenvolvimento de turbinas de múltiplos discos para a recuperação de energia. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Regional Integrada (URI), onde lecionou disciplinas das áreas de ciências térmicas e fenômenos de transporte. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Cachoeira do Sul, atuando na parte de energia e recursos naturais renováveis e projetos na área de internet das coisas. 

Maikson Luiz Passaia Tonatto, Universidade Federal de Santa Maria, Cachoeira do Sul, RS, Brasil

Atualmente é professor adjunto do Campus de Cachoeira do Sul e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui doutorado em engenharia de materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), mestrado em engenharia de materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e graduação em engenharia mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecânica dos sólidos e projeto de equipamentos mecânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de elementos finitos, materiais compósitos, modelos não-lineares, modelos com hiperelasticidade, materiais poliméricos e análise de tensões. Trabalhou como pesquisador no desenvolvimento de um projeto referente a produção e qualificação

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CES Nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. D.O.U de 26 Abr 2019, Brasília, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/112681-rces002-19/file>. Acesso em 05 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 20 de jan. 2023.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 2011.

CNI, Confederação Nacional da Indústria. Experiências de empresas brasileiras são apresentadas em fórum da ONU. Brasil, 2017. Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/politica-industrial/experiencias-de-empresas-brasileiras-sao-apresentadas-em-forum-da-onu/>. Acesso em 05 jan. 2023.

CNE. Conselho Nacional de Educação. (2018). Câmara de Educação Superior. Resolução no. 07/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/62611-resolucoes-cne-ces-20188>. Acesso em 20 jan. 2023.

CN-DCN, Comissão Nacional para Implantação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Relatório Síntese 2020. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/file/RelatorioSintese%20_CN-DCNs_final.pdf>. Acesso em 05 jan. 2023.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P. JÚNIOR, J. A. V. A. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

PPGCS-FURG, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande. AGENDA 2030 / 17 ODS. Rio Grande, 2023. Disponível em: <https://ppgcs.furg.br/agenda-2030>. Acesso em 05 jan. 2023.

NU Brasil, Nações Unidas Brasil. Brasil, 2023. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em 05 jan. 2023.

FERNANDES, Izabella Katia Maciel. A importância da curricularização da extensão no curso de engenharia civil. Revista de Ensino de Engenharia, Volume. 41, 2022. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1855>. Acesso em 05 jan. 2023.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

MARCONI, M. DE A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

PLV, Plataforma Liderança com Valores. Líder 2030 Talks: 11 empresas que estão melhorando o mundo. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://liderancacomvalores.com.br/lider-2030-talks-11-empresas-que-estao-melhorando-o-mundo/>. Acesso em 17 jan. 2023.

SERINTER, Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal. Agenda 2030: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Distrito Federal, 2022. Disponível em: <https://www.internacional.df.gov.br/agenda-2030-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel/>. Acesso em 17 jan. 2023.

UFSM, Universidade Federal de Santa Maria. Portal de Projetos. LudiC-Fam: Campanha do resgate lúdico familiar!. Santa Maria, 2019. Disponível em: <https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=65164>. Acesso em 17 jan. 2023.

UFSM, Universidade Federal de Santa Maria. Mapa da Extensão UFSM 2021. Santa Maria, 2021. Disponível em: <https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/mapa>. Acesso em 17 jan. 2023.

UFSM-CS, Universidade Federal de Santa Maria-Campus Cachoeira do Sul. Descida rumo ao resgate da infância. Cachoeira do Sul, 2022. Disponível em: <https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cachoeira-do-sul/descida-rumo-ao-resgate-da-infancia>. Acesso em 17 jan. 2023.

UnB, Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Selo ODS EDU. Brasília, 2017. Disponível em: <https://www.seloods.org/>. Acesso em 17 jan. 2023.

UN, United Nations Department of Economic and Social Affairs. The 17 Goals. New York, 2015. Disponível em: <https://sdgs.un.org/>. Acesso em 17 jan. 2023.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Rech, C., Venturini, S. F., Maidana, C. F., & Tonatto, M. L. P. (2025). O IMPACTO DO BRINCAR EM FAMÍLIA: RESULTADOS DE UMA CAMPANHA DO RESGATE LÚDICO. Vivências, 21(43), 111–126. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1488

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO