PESQUISAS QUALITATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1491Resumo
A experiência de viver e conviver com doenças crônicas representa foco de interesse de estudos qualitativos, já que estes possibilitam investigar os significados atribuídos pelo próprio paciente, através de instrumentos de coleta de dados que acessem tais experiências. A diabetes mellitus tipo 1 (DM1) se caracteriza como doença crônica, cujo diagnóstico geralmente ocorre na infância ou adolescência e o tratamento acompanha o indivíduo ao longo do seu desenvolvimento, repercutindo nas diferentes áreas de sua vida. O presente artigo objetivou identificar os instrumentos e técnicas que têm sido utilizados pelos pesquisadores para investigar as experiências de vida de crianças e adolescentes com DM1 em estudos qualitativos. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando o protocolo Prisma P. Foram acessadas 11 bases de dados nacionais e internacionais e extraídos 6.238 estudos, dentre os quais 27 artigos foram incluídos para a análise final, de acordo com os critérios de elegibilidade. Os resultados demonstraram que o instrumento mais utilizado para coletar dados com crianças e adolescentes foi a entrevista, e, para a análise de dados, as análises temática e de conteúdo foram as mais utilizadas. Destaca-se que o uso de metodologias participativas e de triangulação metodológica em pesquisas qualitativas com a população infantojuvenil permite acessar mais dados, além de romperem com o modelo adultocêntrico. Estudos qualitativos realizados com crianças e adolescentes com DM1 podem favorecer o acesso às suas experiências de vida, desde que os procedimentos metodológicos de coleta de dados considerem os aspectos desenvolvimentais desta população.
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