O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA
IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1567Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo central analisar os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entendido enquanto política pública de formação docente, na construção do perfil dos futuros professores. Diante dessa proposta, busca-se identificar os efeitos do PIBID na formação dos docentes, especificamente os impactos e as contribuições que essa política proporciona ao longo da experiência de prática pedagógica durante a graduação, conforme analisado em publicações de periódicos acadêmicos. A pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa com foco em análise bibliográfica, sendo realizada uma investigação no portal de Periódicos da CAPES utilizando os descritores “PIBID AND formação de professores AND política.” Este estudo adota uma perspectiva teórico-reflexiva para compreender como o PIBID contribui para o desenvolvimento de competências e práticas pedagógicas que beneficiam os professores em formação. Os resultados apontam que o PIBID emerge como uma política pública relevante para a formação de professores ao promover uma inserção mais sistemática na prática docente e ao facilitar o contato direto com o ambiente escolar, aspecto essencial para a formação pedagógica. Contudo, é importante destacar que, apesar dos benefícios evidenciados, o PIBID também apresenta desafios e limitações que precisam ser considerados para a potencialização de seus efeitos na formação docente.
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