O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA

IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Arthur Ten Caten dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
  • Diovana Machado da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0277-0191
  • Vidica Bianchi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1567

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo central analisar os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entendido enquanto política pública de formação docente, na construção do perfil dos futuros professores. Diante dessa proposta, busca-se identificar os efeitos do PIBID na formação dos docentes, especificamente os impactos e as contribuições que essa política proporciona ao longo da experiência de prática pedagógica durante a graduação, conforme analisado em publicações de periódicos acadêmicos. A pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa com foco em análise bibliográfica, sendo realizada uma investigação no portal de Periódicos da CAPES utilizando os descritores “PIBID AND formação de professores AND política.” Este estudo adota uma perspectiva teórico-reflexiva para compreender como o PIBID contribui para o desenvolvimento de competências e práticas pedagógicas que beneficiam os professores em formação. Os resultados apontam que o PIBID emerge como uma política pública relevante para a formação de professores ao promover uma inserção mais sistemática na prática docente e ao facilitar o contato direto com o ambiente escolar, aspecto essencial para a formação pedagógica. Contudo, é importante destacar que, apesar dos benefícios evidenciados, o PIBID também apresenta desafios e limitações que precisam ser considerados para a potencialização de seus efeitos na formação docente.

Biografia do Autor

Arthur Ten Caten dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Técnico em Informática pela Escola Técnica Estadual 25 de Julho (ETE 25 de Julho, 2018) e graduando em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente no 10º semestre. É bolsista de iniciação científica pelo CNPq, integrando o projeto "Bases para a Projeção de uma Política de Formação de Professores no Rio Grande do Sul", com foco em pesquisa e desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para a formação docente no estado.

Diovana Machado da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - UNIJUÍ e bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (2022), licenciada em Letras Português - Inglês pela mesma instituição (2019). Atualmente é membro do Grupo de Estudos Pensadores da Infância, Grupo de Pesquisa Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade, Grupo de Estudos sobre Questões Curriculares na Interface Universidade Escola.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Licenciada em Ciências Biologias pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui - 1985); Mestra em Educação Nas Ciencias pela Unijui (1998); Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Docente permanente dos Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) e do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) - Unijui. Pesquisadora nos temas: biodiversidade, interações ecológicas, educação ambiental, currículo e formação de professores.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde– UFRGS (2011). É da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-UNIJUÍ).

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Publicado

2025-12-14

Como Citar

Santos, A. T. C. dos ., Silva, D. M. da ., Bianchi, V., & Boff, E. T. de O. . (2025). O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Vivências, 22(44), 169–186. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1567

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO