CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E OS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO DA MATÉRIA

Autores

  • Ângela Renata Kraisig Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS
  • Mara Elisa Fortes Braibante

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.16

Resumo

Neste artigo, serão apresentadas concepções de acadêmicos de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria, sobre o tópico e o ensino de transformações químicas e os níveis de representação da matéria. Os acadêmicos investigados estavam matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Química I, correspondente ao sétimo semestre do curso. A investigação ocorreu por meio da aplicação de um questionário investigativo a 10 acadêmicos. O questionário em questão faz parte de uma pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida com os acadêmicos deste curso. Os resultados obtidos com o instrumento investigativo indicam que as concepções dos acadêmicos sobre o tópico de transformações químicas e o ensino deste assunto estão centradas principalmente em aspectos visuais, ou seja, em um enfoque macroscópico. Ainda, com relação aos resultados, quando os acadêmicos foram questionados sobre o termo “três níveis de representação da matéria”, nenhum deles conseguiu expressar o seu real significado.

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Publicado

2019-06-15

Como Citar

Kraisig, Ângela R., & Braibante, M. E. F. (2019). CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E OS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO DA MATÉRIA. Vivências, 15(28), 76–86. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.16

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO