ENSAIOS A PARTIR DAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE FÍSICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Carla Beatriz Spohr Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.17

Resumo

O presente artigo procura traçar reflexões acerca da prática de Estágio Supervisionado III de um grupo de acadêmicos, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Uruguaiana – RS. Ao estagiário é permitida a escolha, por fazer suas práticas em turmas de Ensino Médio, nos componentes curriculares d e Física, Química ou Biologia. De quatorze acadêmicos, quatro optaram pelo estágio supervisionado em Física, sendo que o relatório de estágio produzido no final da prática, foi considerado o “corpus” da análise textual discursiva utilizada como metodologia de análise dos resultados. Os resultados apontam, entre outros fatores, para a relevância da reflexão crítica da prática no período de iniciação à docência por considerar que a realidade do ensino regular sobre a formação inicial docente apresenta reflexos nas escolhas profissionais do graduando.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Spohr, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS

Doutora em ensino de ciências. Docente do curso de Ciências da Natureza - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Uruguaiana/RS).

Downloads

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Spohr, C. B. (2019). ENSAIOS A PARTIR DAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE FÍSICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Vivências, 15(28), 87–99. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.17

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO