ESPECTROSCOPIA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Pedro Paulo Araújo Barbosa Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS
  • Wilson Vanucci Costa Lima
  • Cesar Lobo
  • Everton Ludke

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.18

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar e contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem na área de Ciências da Natureza, considerando uma atividade experimental sobre espectro atômico, utilizando caixas com tubos Geissler, uma contendo Hidrogênio e outra Hélio. Para esta atividade, foi realizada uma intervenção em uma Escola Estadual de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com uma turma de segundo e uma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa foi de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e baseou-se na Análise de Conteúdo para a análise dos dados. Para registros dos dados foram realizadas anotações durante a implementação e aplicação de um pré-questionário e um pós-questionário. A intenção foi investigar os conhecimentos prévios dos alunos e como a intervenção e o experimento contribuíram para compreensão sobre espectroscopia de forma contextualizada e dialogada. Através da intervenção, percebemos que muitos alunos se sentiram motivados em seu próprio potencial de aprendizagem e aplicação dos conhecimentos. Com uma abordagem problematizadora e dialógica, a atividade demonstrativa experimental mostrou ser útil, pois facilitou no processo de reflexão e de aproximação conceitual.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Barbosa, P. P. A., Lima, W. V. C., Lobo, C., & Ludke, E. (2019). ESPECTROSCOPIA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Vivências, 15(28), 100–110. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.18

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO