UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTA MARIA/RS

Autores

  • Natália Lampert Batista
  • Tascieli Feltrin
  • Marcia Silveira Cassol
  • Maristela Busnello
  • Francieli Isa Ziembowicz
  • Luana Ferreira de Vargas
  • Mariane Magrini Pigatto

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.28

Resumo

O presente trabalho multidisciplinar foi desenvolvido por professoras de 6ºs anos de Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi. Os objetivos do trabalho foram: (1) debater a importância da educação ambiental e das temáticas físico-naturais e sociais para a preservação do Planeta; (2) sensibilizar sobre a finitude dos recursos ambientais e sobre a crescente degradação ambiental causada pelo ser humano; (3) desenvolver atividades interativas, juntos aos alunos, visando à aproximação aos cuidados com o Planeta, tais como a reciclagem de materiais não orgânicos, bom uso dos recursos hídricos e demais recursos ambientais, coleta seletiva de lixo, preservação das nascentes e leitos de rios, florestamento de áreas desmatadas, diminuição da quantidade de lixo produzido, entre outras. Todas as propostas desenvolvidas foram expostas “I Espaço Educar e Empreender” Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS e algumas mudas foram simbolicamente plantas na Escola como forma de mostrar que os alunos “estão fazendo a sua parte” na busca pela conservação dos recursos naturais e da vida no Planeta Terra. Acredita-se que o trabalho sensibilizou os estudantes e contribuiu para a educação ambiental no local de aplicação, estimulando o pensamento crítico-reflexivo sobre o ambiente que vivemos.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Como Citar

Batista, N. L., Feltrin, T., Cassol, M. S., Busnello, M., Ziembowicz, F. I., Vargas, L. F. de, & Pigatto, M. M. (2019). UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTA MARIA/RS. Vivências, 15(28), 193–205. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.28

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO