SER E CRIAR: NOVAS FORMAS DE FAZER E PENSAR A PSICOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Eliana Camargo Martins do Amaral
  • Camilla Baldicera Biazus
  • Caroline de Oliveira Maijo

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.32

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Ser e Criar, o qual utiliza-se do campo teórico da Psicologia Escolar, visando promover estratégias de intervenção diferenciadas dentro dos espaços escolares. Neste sentido, a ideia inicial do projeto foi pensar e criar intervenções, nas quais a dimensão lúdica foi visível pela apresentação de “materialidades simbólico-artísticas”, tais como: a escrita, pintura, teatro, dança, histórias, música, fotos, etc. Essas materialidades foram utilizadas como mediadoras do potencial expressivo e criativo dos sujeitos que delas se utilizaram. A partir destas atividades, os sujeitos envolvidos puderam experienciar e (re)significar as questões e problemáticas que compõem os territórios educacionais tendo a arte como principal elemento mediador, na busca pela autoria e pelo protagonismo dos atores sociais no espaço escolar. Neste sentido, destaca-se, a importância da realização deste projeto, na medida em que proporcionou um trabalho sólido em locais pouco assistidos, que passaram a ser olhados a partir das suas singularidades e demandas. Registra-se, ainda, que, através das atividades tentou-se incluir e acolher as diversas partes que constroem o segmento escolar, ofertando suporte à atuação de todos os profissionais envolvidos na instituição, possibilitando com isso a criação de novas formas de intervenção na realidade. Por fim, conclui-se que a prática do psicólogo escolar precisa se (re)inventar constantemente a fim de ir ao encontro das transformações sociais que a educação e o sujeito vivenciam na contemporaneidade.

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Publicado

2019-06-15

Como Citar

Amaral, E. C. M. do, Biazus, C. B., & Maijo, C. de O. (2019). SER E CRIAR: NOVAS FORMAS DE FAZER E PENSAR A PSICOLOGIA ESCOLAR. Vivências, 15(28), 234–244. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.32

Edição

Seção

ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE