LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIALASBTECH NO CONTEXTO DA PANDEMIA (COVID-19)
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.423Resumo
As Ligas Acadêmicas, através de jovens cientistas, tem um papel fundamental em transpor os muros da universidade, tornando os jargões científicos mais acessíveis à comunidade em geral. A LASBTECH (Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia) da UNIVASF abraçou esse propósito e fez várias contribuições para a comunidade de seu entorno, desde a sua criação, atuando intensamente no compartilhamento de informações científicas de qualidade sobre a Covid-19. O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições da LASBTECH, destacando sua atuação como importante vetor de divulgação científica de durante a pandemia. Uma série de 14 vídeos, respondendo dúvidas do público, enviadas através da página do Instagram, sobre informações que tratavam desde a filogenia do coronavírus, passando pela sua replicação nas células humanas, importância do isolamento social dentre outros, foram produzidos. A LASBTECH é um exemplo de projeto de extensão universitária de sucesso, pois cumpre o seu papel de ser um espaço em que o conhecimento científico é utilizado a serviço da sociedade, estreitando a relação entre universidade e comunidade.
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.
ALMEIDA, C. et al. O novo coronavírus e a divulgação científica. 2020.
BARROS, M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 2, p. 19-37, 2015.
BUENO, W. Jornalismo científico no Brasil: os compromissos de uma prática dependente. Tese de Doutoramento, USP/ECA, São Paulo, Brasil, 1984.
DE ARAÚJO, R.F. O impacto das mídias sociais para revistas científicas da área da saúde. Acta Paulista de Enfermagem, v. 32, n. 1, p. III-IIV, 2019.
DROESCHER, F. D.; SILVA, E. L. da. O pesquisador e a produção científica. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte , v. 19, n. 1, p. 170-189, mar. 2014 .
DUFFY, A.; TANDOC, E.; LING, R. Too good to be true, too good not to share: the social utility of fake news. Information, Communication & Society, p. 1-15, 2019.
FILHO, P. T. H. Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um Repensar Necessário. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Vol. 35, n 4, p 535 – 543, mai. 2011.
GONÇALVES, M. Contribuições das Mídias sociais digitais na divulgação científica. Múltiplas facetas da Comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos, p. 168, 2012.
LU, H.; STRATTON, C.W.; TANG, Y.W.Outbreak of pneumonia of unknown etiology in Wuhan, China: The mystery and the miracle. Journal of medical virology, v. 92, n. 4, p. 401-402, 2020.
MCGONAGLE, T. “Fake news” False fears or real concerns?. Netherlands Quarterly of Human Rights, v. 35, n. 4, p. 203-209, 2017.
NEVES, B. C; BORGES, J. Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais?: uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital. Informação & Sociedade: estudos. João Pessoa. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2020), p. 1-22, 2020.
PERES, C. M, et al. Atividades Extracurriculares: Multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Revista Brasileira de Educação Médica. São Paulo: vol. 31, n 3 p:203-2011. Set 2007.
PLUME, C.J.; SLADE, E.L. Sharing of sponsored advertisements on social media: A uses and gratifications perspective. Information Systems Frontiers, v. 20, n. 3, p. 471-483, 2018.
SILVA, S. A.; FLORES, O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro: v. 39, n. 3, p. 410-417, Set. 2015.
TOLEDO et al. Ligas acadêmicas: análises de orientadores. HU Revista. Juiz de Fora: vol 45, n 4, p 421-425, dez. 2019.
TORRES, A.R. et al. Ligas Académicas y formaciones médicas: contribuciones y desafíos. Interface - Comunic., Saúde, Educ. São Paulo: v.12, n.27, p.713-720, out/dez. 2008.
WANG, Y.; MCKEE, M.; TORBICA, A.; STUCKLER, D. Systematic literature review on the spread of health-related misinformation on social media. Social Science & Medicine, v. 240, p. 112552, 2019.
ZHOU, W.; WANG, A.; XIA, F.; XIAO, Y.; TANG, S. Effects of media reporting on mitigating spread of COVID-19 in the early phase of the outbreak. Mathematical Biosciences and Engineering, v. 17, n.3, p. 2693–2707. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.