PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA EM LIGA ACADÊMICA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.512Resumo
Este estudo teve como objetivo expor e analisar as experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Fonoaudiologia na Liga de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, analisando o seu impacto na comunidade e na experiência dos estudantes. Para tal, foi realizada uma revisão dos registros internos da liga durante o período de 2014 a 2021. Em seguida, uma análise de como as atividades desempenhadas pela liga tiveram repercussão no público (alunos, profissionais da área da saúde e comunidade externa). A liga demonstrou um número considerável de produção de ações e atividades relacionadas à Saúde do Idoso que envolveram o tripé ensino, pesquisa e extensão, contando com o auxílio dos alunos do curso de Fonoaudiologia no planejamento, organização, elaboração e implementação dos projetos. Através da análise das pesquisas de satisfação, aplicadas ao final de cada atividade, foi possível detectar o impacto positivo que a liga obteve na comunidade. Isso reflete a qualidade na organização e planejamento dos eventos, assim como na qualificação da interação da academia com a comunidade externa, trazendo temas de seu interesse e agregando ao conhecimento de ambas as partes. Desta forma, a liga contribuiu para o crescimento acadêmico e o início de uma relação dos alunos de Fonoaudiologia com a comunidade.
Referências
BRASIL. Decreto nº 9.921, de 18 de julho de 2019. Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática da pessoa idosa. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2019. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/31209245/publicacao/31209256. Acesso em: 23 out. 2020.
BUFFON, G. et al. Abordagem da Fonoaudiologia. In: GARCIA, E. et al. Essências em Geriatria Clínica. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018. p. 607-618.
CAVALCANTE, A. S. P. et al. As Ligas Acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.l.], v. 42, n. 1, p. 199-206, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1RB20170081. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100199&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2020.
CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Resolução nº 490, de 18 de fevereiro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da reformulação do Código de Ética da Fonoaudiologia e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22434746. Acesso em: 10 jan. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (CNE/CES - Brasil). Resolução CNE/CES nº 5, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13192-resolucao-ces-2002. Acesso em 10 jan. 2021.
DANIEL, E. et al.. Liga Acadêmica de Medicina do Trabalho: a experiência da Universidade Federal do Paraná. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 199-203, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5327/Z1679443520180087. Disponível em: https://www.rbmt.org.br/details/316/pt-BR/liga-academica-de-medicina-do-trabalho--a-experiencia-da-universidade-federal-do-parana. Acesso em: 15 out. 2020.
ESTUDOS E PESQUISAS, Informação demográfica e socioeconômica número 39. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira - 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2018-. ISSN 1516-3296 versão online. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em 20 out. 2020.
FIGUEIREDO, W. P. S.; MOURA, N. P. R.; TANAJURA, D. M. Ações de pesquisa e extensão e atitudes científicas de estudantes da área da saúde. Arquivos de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 47-51, 2016. DOI: https://doi.org/10.17696/2318-3691.23.1.2016.197. Disponível em: https://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/197. Acesso em: 27 out. 2020.
GOERGEN, D. I. Ligas acadêmicas: uma revisão de várias experiências. Arquivos Catarinenses de Medicina, [S.l.], v. 46, n. 3, p. 183-193, 2017. Disponível em: http://acm.org.br/acm/seer/index.php/arquivos/article/view/68/187. Acesso em: 10 nov. 2020.
GUILLAUMET-ADKINS, A. et al. Epigenetics and Oxidative Stress in Aging. Oxid Medicine Cellular Longevity, [S.I], v. 2017, article ID 9175806, p. 1-8, 2017. DOI: https://doi.org/10.1155/2017/9175806. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/omcl/2017/9175806/. Acesso em: 10 nov. 2020.
HAMAMOTO FILHO, P. T. Ligas Acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 535-543, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000400013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000400013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 out. 2020.
LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 611–627, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772018000300611&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 27 out. 2020.
LAFAYETTE, D. S. A. et al. Liga Acadêmica de Emergências e Trauma da Universidade Federal de Pernambuco: um relato de experiências e conquistas. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, v. 1, n. 25, p. 47-54, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/interag.2018.28596. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/28596/26411. Acesso em: 25 out. 2020.
MACENA, W. G.; HERMANO, L. O.; COSTA, T. C. Alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento. Revista Mosaicum, [S. l.], v. 15, n. 27, p. 223-238, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.26893/rm.v15i27.64. Disponível em: https://revistamosaicum.org/index.php/mosaicum/article/view/64. Acesso em: 28 out. 2020.
MENDES, J.; SOARES, V. M. N.; MASSI, G. A. A. Percepções dos acadêmicos de fonoaudiologia e enfermagem sobre processos de envelhecimento e a formação para o cuidado aos idosos. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 576-585, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-021620153714. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-18462015000200576&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 out. 2020.
MIRANDA, G. M. D.; MENDES, A. C. G.; SILVA, A. L. A. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais e atuais. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 507-519, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150140. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232016000300507&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 nov. 2020.
MONTEIRO, L. L. F. et al. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de implantação da Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, [S. I.], v. 23, n. 3, p. 158-161, 2008. Disponível em: http://www.rbcp.org.br/details/405/pt-BR/ligas-academicas--o-que-ha-de-positivo--experiencia-de-implantacao-da-liga-baiana-de-cirurgia-plastica. Acesso em: 20 out. 2020.
MOREIRA, L. M. et al. Ligas acadêmicas e formação médica: estudo exploratório numa tradicional escola de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 1, p. 115–125, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981- 52712015v43n1rb20170141. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100115. Acesso em 20 out. 2020.
OLIVEIRA, T. C. et al. Liga de Emergência da UFC: Relato de experiência de um projeto de extensão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. I.], v. 8, n. 2, p. 83-89, 2017. DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/4972. Acesso em: 20 out. 2020.
OKAMOTO, J. M. et al. A liga acadêmica de clínica e cirurgia cardíaca: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 15, n. 30, p. 56-65, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p56. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2018v15n30p56. Acesso em: 21 out. 2020.
SANTOS, J. H. de S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. I.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em 20 out. 2020.
SANTOS, R. G. O. et al. Fonoaudiologia e Gerontologia: revisão sistemática da atuação fonoaudiológica. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 30, n. 4, p. 748-758, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p748-758. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/36421. Acesso em: 10 nov. 2020.
SILVA, M. E.; TORBES, T. M. M.; SILVA, K. Z. Alterações fonoaudiológicas pós-Acidente Vascular Encefálico. In: GARCIA, E. et al. Essências em Geriatria Clínica. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018. p. 273-274.
SILVA, S. S. F. et al. Profile and production of academic health science leagues in Brazil: an integrative review. Research, Society and Development, [S. I.], v. 9, n. 9, p. 743997775, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7775. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7775. Acesso em: 10 jan. 2021.
SOUZA, A. M.; PEREIRA, N. F. F. Escrevendo os caminhos da extensão universitária na UNILA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. I.], v. 6, n. 2, p. 77-85, 2015. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2015v6i2.2062. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/2062. Acesso em: 21 out. 2020.
TORBES, T. M. M.; SILVA, K. Z. A Fonoaudiologia na doença de Parkinson. In: GARCIA, E. et al. Essências em Geriatria Clínica. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2018. p. 249-250.
VARJABEDIAN, D. et al. Limites e possibilidades para a efetivação da integralidade na atenção à saúde: o cenário de ensino em questão. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, [S. I.], v. 40, n. 3, p. 208-213, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.797. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/797. Acesso em 25 out. 2020.
YANG, G. Y. H. et al. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 1, p. 80–86, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20170146. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100080&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.