PROGRAMA DE EXTENSÃO ON-LINE? RESILIÊNCIA FRENTE AO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.514

Resumo

Devido a pandemia da COVID-19, setores do âmbito educacional foram reorganizados para que suas atividades fossem mantidas mesmo que de forma remota. O mesmo aconteceu com a extensão universitária, um dos pilares que constitui uma universidade. Estudos mostram que plataformas sociais podem ajudar na divulgação científica. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é relatar as estratégias adotadas pelo Grupo de Estudos em Neurociências da Universidade Estadual do Norte do Paraná durante o período de crise. Como estratégia, o projeto de extensão foi transferido para o meio on-line com posts em redes sociais e reuniões por vídeo-chamada. Como resultado, essa estratégia foi eficaz pois houve um aumento de participantes nas reuniões on-line e no grupo no Whatsapp, que já existia previamente, bem como no Alcance e Impressões do Instagram. Conclui-se que essa estratégia atraiu o interesse de mais pessoas, inclusive de fora do meio acadêmico, que é um dos objetivos das ações extramuros.

Biografia do Autor

Renata Waner-Mariquito, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, Paraná, Brasil

Graduanda, desde 2018, no curso de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel. Membro do Grupo de Estudos em Neurociência e orientada pela Dr. Roberta Ekuni.

Ohana Turcato Macacare, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Bras

Bióloga formada pela Universidade estadual do norte do Paraná (UENP). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Paulo Evandro Frattonye, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR, Brasil

Discente em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio. Atualmente, Membro do Grupo de Estudos em Neurociências, desenvolve trabalho com efeitos de compostos orgânicos em Neurônios mioentéricos. Interesse em Neurofarmacologia; Sistema Nervoso Entérico e Doenças mentais com enfase em neurodegeneração.

Roberta Ekuni, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR, Brasil

Graduada em Psicologia (UEM), Mestre e Doutora em Ciências (Departamento de Psicobiologia) da Universidade Federal de São Paulo. Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Referências

BARGER, V. A.; LABRECQUE, L. I. An Integrated Marketing Communications Perspective on Social Media Metrics. International Journal of Integrated Marketing Communications, p. 64–76, 2013.

BASILAIA, G.; KVAVADZE, D. Transition to Online Education in Schools during a SARS-CoV-2 Coronavirus Transition to Online Education in Schools during a SARS-CoV-2 Coronavirus (COVID-19) Pandemic in Georgia. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, p. 1–9, 2020.

CINELLI, M. et al. The COVID-19 Social Media Infodemic. arXiv preprint arXiv:2003.05004, p. 1–18, 2020. Disponível em: <http://arxiv.org/abs/2003.05004>.

EGHTESADI, M.; FLOREA, A. Facebook, Instagram, Reddit and TikTok: a proposal for health authorities to integrate popular social media platforms in contingency planning amid a global pandemic outbreak. Canadian Journal of Public Health, p. 4–6, 2020.

EKUNI, R. et al. Projeto de Extensão “Grupo de Estudos em Neurociência”: divulgando neurociência e despertando vocações. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 5, n. 2, p. 55-59, 2014.

FAWCETT, W. J. et al. Education and scientific dissemination during the COVID-19 pandemic. Anaesthesia, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/anae.15185>.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: [s.n.]. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13PoliticaNacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2021.

KIETZMANN, J. H. et al. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business Horizons, v. 54, n. 3, p. 241–251, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.bushor.2011.01.005>.

KUPFERSCHMIDT, K. The lockdowns worked-but what comes next? Science, v. 368, n. 6488, p. 218–219, 2020.

MELLO-CARPES, P. B. et al. Experiências Vivenciadas na Manutenção do Programa de Extensão Popneuro Durante o Período de Distanciamento Social Imposto Pela Pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 350-361, 2021.

MURALIDHARA, S.; PAUL, M. J. #Healthy Selfies: Exploration of Health Topics on Instagram. JMIR Public Health and Surveillance, v. 4, n. 2, p. 1–12, 2018.

PÉREZ-ESCODA, A. et al. Social Networks ’ Engagement During the COVID-19 Pandemic in Spain : Health Media vs . Healthcare Professionals. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, p. 1–17, 2020.

SANTOS, A. G. dos et al. Popnews: divulgando a neurociência através de uma rede social. Rev. Ciênc. Ext., v. 15, n. 4, p. 118–130, 2019.

SEYMOUR-WALSH, A. E. et al. Adapting to a new reality: COVID-19 coronavirus and online education in the health profession. Rural and Remote Health, v. 20, n. 2, p. 1–6, 2020.

THOMAS, R. B.; JOHNSON, P. T.; FISHMAN, E. K. Social Media for Global Education: Pearls and Pitfalls of Using Facebook, Twitter, and Instagram. Journal of the American College of Radiology, v. 15, n. 10, p. 1513–1516, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jacr.2018.01.039>.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Naming the coronavirus disease (COVID-19) and the virus that causes it. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it>. Acesso em: 4 ago. 2020a.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. There is a current outbreak of Coronavirus (COVID-19) disease - Symptoms. Disponível em: <https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_3>. Acesso em: 4 ago. 2020b.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 51. 2020c.

WILDER-SMITH, A.; FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, p. 1–4, 2020.

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Waner-Mariquito, R., Macacare, O. T., Frattonye, P. E., & Ekuni, R. (2021). PROGRAMA DE EXTENSÃO ON-LINE? RESILIÊNCIA FRENTE AO DISTANCIAMENTO SOCIAL. Vivências, 17(34), 135–148. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.514

Edição

Seção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária