UMA INVESTIGAÇÃO COM JOGOS DIGITAIS, ASSOCIADA A PROCESSOS FORMATIVOS E ARTICULADA COM AÇÕES EXTENSIONISTAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.523Resumo
O presente artigo traz um relato de experiência com base na realização de atividades didáticas produzidas com o uso de jogos digitais não educacionais para professores em formação. O objetivo principal desta investigação foi de proporcionar cenários e situações de aprendizagem, com base nesses jogos, possibilitando o uso potencial, para o ensino de conceitos matemáticos. Aliado a esse objetivo, um fator de articulação foi pensado ao validar ações de extensão - como estratégias metodológicas potenciais - em propostas envolvendo pesquisas educacionais diretamente associadas a processos formativos. Assim, a opção por este caminho de investigação possibilitou o desenvolvimento de um curso de extensão, realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na cidade de Santarém/PA, com a participação de 18 acadêmicos vinculados ao curso de graduação em Licenciatura em Informática Educacional (LIE). Foram desenvolvidas atividades, com base em 3 (três) jogos digitais, para o ensino de matemática, no ensino fundamental, envolvendo conceitos de aritmética e geometria plana. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: um questionário semiestruturado e uma roda de conversa, realizada ao final das atividades. Concluiu-se que, atividades de ensino com base em jogos digitais podem ser um recurso tecnológico potencial, se forem bem planejados e possuam objetivos pedagógicos bem definidos. Os resultados do estudo apontam ainda, uma convergência válida envolvendo atividades de pesquisa, ensino e ações extensionistas, permitindo assim debates e discussões focadas em processos formativos.
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