PERCEPÇÕES SUBJETIVAS DE MUDANÇAS DE VIDA ATRIBUÍDAS À PRÁTICA DA MEDITAÇÃO POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Paula Giovana Furlan Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Caroline Kayasima Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.527

Resumo

Resumo: Introdução: A prática da meditação tem sido utilizada como estratégia de intervenção frente aos diferentes problemas atuais do mundo como violência, dificuldade nos relacionamentos, ansiedade, estresse, distúrbios emocionais, temáticas relevantes no contexto universitário. Objetivo: analisar as percepções subjetivas de mudanças de vida atribuídas à prática da meditação por universitários, a partir de participação em projeto de extensão e pesquisa-intervenção em universidade. Metodologia: pesquisa qualitativa, com etapa de intervenção em dois grupos, com 10 encontros presenciais de 30 minutos cada e roteiro de atenção plena e cultivo de virtudes. Critério de inclusão: ser estudante da universidade (graduação ou pós) há pelo menos um semestre. Todos os participantes responderam questionários inicial e final de respostas abertas. As narrativas foram sistematizadas por análise de conteúdo e categorias temáticas, sendo os resultados cotejados com artigos da literatura. Resultados e discussão: foram incluídos 16 participantes para análise dos resultados, predominando alunas da graduação. Os benefícios foram categorizados em: saúde mental, conhecer a meditação/ criar rotina, qualidade de vida, autocuidado/ autoconhecimento, respiração, foco/ atenção/concentração, relação com as pessoas e ajudar o projeto. Os benefícios associados à melhora da qualidade de vida, saúde mental e autocuidado foram mais enfatizados, sendo relatada melhora na performance acadêmica direta e indiretamente (melhora no sono e na concentração). Conclusões: a prática meditativa contribuiu para a vida universitária dos participantes. Destaca-se a escassez de projetos de extensão e estudos brasileiros qualitativos na temática e a relevância de tais práticas para suporte de saúde e qualidade de vida para os universitários.

Biografia do Autor

Paula Giovana Furlan, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional. Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UNICAMP. Formação livre em Yoga.

Formação e Especialização em Acupuntura pela Escola de Acupuntura Acupuncture Life Ki (ALK) em parceria com World Federation of Acupuncture and Moxibustion Societies (WFAS).

Caroline Kayasima, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Graduanda em Terapia Ocupacional, atualmente cursando o último ano.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

Furlan, P. G., & Kayasima, C. (2021). PERCEPÇÕES SUBJETIVAS DE MUDANÇAS DE VIDA ATRIBUÍDAS À PRÁTICA DA MEDITAÇÃO POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Vivências, 17(34), 257–272. https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.527

Edição

Seção

Dossiê: Vivências de Curricularização da Extensão Universitária