UMA INVESTIGAÇÂO SOBRE MOTIVAÇÃO E ATITUDES DE ESTUDANTES FRENTE A AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.53Resumo
Nota-se que há uma grande dificuldade por parte dos alunos para o ensino de química. Um dos fatores que influencia na aprendizagem dos alunos, é o âmbito motivacional. Diante disso, o presente trabalho busca analisar a motivação dos estudantes referente à disciplina de química e as concepções dos mesmos sobre tópicos de Química Orgânica. Esta pesquisa foi realizada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública do município de Faxinal do Soturno (RS), e participaram desta pesquisa 46 estudantes de três turmas, com faixa etária de 15 a 18 anos. Foram utilizados para coleta de dados três questionários distintos, repassados aos estudantes na forma impressa: (1) questionário adaptado de Talim (2003), este que leva em consideração a atitude dos estudantes em relação à disciplina de química; (2) questionário adaptado de Rufini, Bzuneck e Oliveira (2011), referente à qualidade motivacional educacional dos estudantes e (3) questionário sobre concepções dos estudantes sobre tópicos de Química Orgânica. Após a análise dos resultados, pode-se constatar que os alunos aceitam bem a disciplina de química e se sentem estimulados a aprender, porém alguns alunos não sentem prazer em estudar química julgando-a desinteressante e uma perda de tempo seu estudo. Outro ponto a ser destacado, deu-se que os estudantes estão vivendo muito pressionado por reguladores externos, afetando assim sua aprendizagem. Do mesmo modo, nota-se levemente uma dificuldade por parte dos estudantes para o ensino de Química Orgânica, ressaltando a importância de se desenvolver esta temática no Ensino Médio.
Referências
ARAÚJO, T. L.; SOUSA, I. C. Conhecimentos Prévios dos Alunos do Cursinho Popular Ileaô Acerca das Biomoléculas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0683-1.pdf>. Acesso em 12 jun. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006.
CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, 2000.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and selfdetermination of behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.
FERREIRA, M; DEL PINO, J. C. Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio: uma proposta curricular. Acta Scientiae, Canoas, v.11, n.1, 2009.
GUIMARÃES, S. E. R.; BORUCHOVITCH, E. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p.143-150. 2004.
GIVVIN, K. B.; STIPEK, D. J.; SALMON, J. M.; MACGYVERS, V. L. In the eyes of the beholder: students' and teachers' judgments of students' motivation. Teaching and Teacher Education, New York, v. 17, p. 321-331, 2001.
LEÃO, I. S.; NERY, I. A.; FREITAS, A. B. R. “Museu do açúcar”: uma proposta didática de ensino dos carboidratos para o ensino médio. Scientia Naturalis: Rio Branco, v. 1, n. 2, p. 249-266, 2019.
LIEURY, A.; FENOUILLET, F. Motivação e aproveitamento escolar. Tradução de Y. M. C. T. Silva. São Paulo: Loyola, 2000.
NASCIMENTO, T. L; RICARTE, M. C. C.; RIBEIRO, S. M. S. Repensando o Ensino de Química Orgânica à Nível Médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 47., 2007, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/6/6-392-618.htm>. Acesso em: 5 jun. 2019.
OLIVEIRA, G.; SILVA, H. R. G.; RODRIGUES, A. P.; SILVA, J. S.; SILVA, S. K. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3., 2018, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/enect/trabalhos/17362bb2b25f73d3c94a0853375157f9_598.pdf>. Acesso em 12 jun. 2019.
PESSOA, W. R.; ALVEZ, J. M. Motivação para aprender química: configurações subjetivas de estudantes do ensino médio. Revista Interacções, Portugal, v. 11, n. 39, p. 589-601, 2015.
PONTES, A. N.; SERRÃO, C. R. G.; FREITAS, C. K. A.; SANTOS, D. C. P.; BATALHA, S. S. A. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resum-os/R0428-1.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2019.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais… Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: < http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2019.
RYAN, R. M.; DECI, E. L The darker and brighter sides of human existence: basic psychological needs as a unifying concept. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 319- 338, 2000a.
RYAN, R. M.; DECI, E. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, Washington, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000b.
RUFINI, S. E.; BZUNEK, J. A.; OLIVEIRA, K. L. Estudo de validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental. Psico-USF, v.16, n. 1, p. 1-9, 2011.
RUFINI, S. E.; BZUNEK, J. A.; OLIVEIRA, K. L. A Qualidade da Motivação em Estudantes do Ensino Fundamental. Paidéia, v. 22, n. 51, p. 53-62, 2012.
SANTOS, N. L.; BORGES, F. C.; SANTOS, L. S. Os Carboidratos no Cotidiano: Teoria e Prática no Ensino da Bioquímica para Alunos do 9º Ano em Escolas da Região do Baixo Tocantins-PA, Revista Conexão, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 530-547, 2017.
SILVA, C. S. Medidas e avaliação em educação. Petrópolis: Vozes, 1992.
SOUZA-JR., J. A.; SILVA, A. L.; MAGNO, A.; SANTOS, M. B. H.; BARBOSA, J. A. A importância do Monitor no Ensino de Química Orgânica na Busca da Formação do Profissional das Ciências Agrárias. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFPB, 11., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Universidade Federal de Santa Maria, 2009. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area4/4CCADCFSMT03.pdf >. Acesso em: 5 jun. 2019.
STIPEK, D. J.; GIVVIN, K. B.; SALMON, J. M; MACGYVERS, V. L. Can a teacher intervention improve classroom pratices and student motivation in mathematics? The Journal of Experimental Education, v. 66, n. 4, 319-337, 1998.
TALIM, S. L. A Atitude no Ensino de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru/SP. Anais... Bauru/SP, 2003. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL004.pdf >. Acesso em: 5 jun. 2019.