UMA INVESTIGAÇÂO SOBRE MOTIVAÇÃO E ATITUDES DE ESTUDANTES FRENTE A AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Vanessa Klein Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciênicas: Química da Vida e Saúde Universidade Federal de Santa Maria CCNE - Departamento de Física Campus Universitário 97105-452 Santa Maria - RS https://orcid.org/0000-0002-6850-1413
  • Everton Lüdke Universidade Federal de Santa Maria CCNE - Departamento de Física Campus Universitário 97150-900 Santa Maria - RS https://orcid.org/0000-0002-3863-6069

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.53

Resumo

Nota-se que há uma grande dificuldade por parte dos alunos para o ensino de química. Um dos fatores que influencia na aprendizagem dos alunos, é o âmbito motivacional. Diante disso, o presente trabalho busca analisar a motivação dos estudantes referente à disciplina de química e as concepções dos mesmos sobre tópicos de Química Orgânica. Esta pesquisa foi realizada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública do município de Faxinal do Soturno (RS), e participaram desta pesquisa 46 estudantes de três turmas, com faixa etária de 15 a 18 anos. Foram utilizados para coleta de dados três questionários distintos, repassados aos estudantes na forma impressa: (1) questionário adaptado de Talim (2003), este que leva em consideração a atitude dos estudantes em relação à disciplina de química; (2) questionário adaptado de Rufini, Bzuneck e Oliveira (2011), referente à qualidade motivacional educacional dos estudantes e (3) questionário sobre concepções dos estudantes sobre tópicos de Química Orgânica. Após a análise dos resultados, pode-se constatar que os alunos aceitam bem a disciplina de química e se sentem estimulados a aprender, porém alguns alunos não sentem prazer em estudar química julgando-a desinteressante e uma perda de tempo seu estudo. Outro ponto a ser destacado, deu-se que os estudantes estão vivendo muito pressionado por reguladores externos, afetando assim sua aprendizagem. Do mesmo modo, nota-se levemente uma dificuldade por parte dos estudantes para o ensino de Química Orgânica, ressaltando a importância de se desenvolver esta temática no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Vanessa Klein, Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciênicas: Química da Vida e Saúde Universidade Federal de Santa Maria CCNE - Departamento de Física Campus Universitário 97105-452 Santa Maria - RS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM;
Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM;
Especialista em Educação Ambiental pela UFSM;
Licenciada em Química pela UFSM;
Técnica em Fruticultura pelo Colégio Politécnico da UFSM;

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria CCNE - Departamento de Física Campus Universitário 97150-900 Santa Maria - RS

Professor TItular no Departamento de Física, UFSM (1996-presente). PhD pela University of Manchester (1994), mestre em física pela UFRGS (1990), licenciado em física pela UFSM (1987). 

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Klein, V., & Lüdke, E. (2019). UMA INVESTIGAÇÂO SOBRE MOTIVAÇÃO E ATITUDES DE ESTUDANTES FRENTE A AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO. Vivências, 15(29), 81–100. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.53

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO