CIRANDAS FORMATIVAS PARA O APRIMORAMENTO DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO

É HORA DE SAIR DO CASULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.630

Resumo

Incubação deve ser entendida como um processo prático educativo de organização e acompanhamento sistêmico a grupos de pessoas interessadas na formação de Empreendimentos Econômicos Solidários. Assim, o objetivo central deste projeto foi promover a consolidação de um empreendimento econômico solidário formado por habitantes do bairro Ilha do Bispo, na cidade de João Pessoa, Paraíba, por meio de atividade de extensão (prestação de serviços) baseada em uma formação econômica, política e cultural com o uso da metodologia de incubação. Metodologicamente, o presente trabalho possui caráter descritivo de natureza exploratória no que diz respeito à descrição das práticas do projeto de extensão e se constituiu em três etapas: a) pré-incubação – fase de conhecimento do grupo e construção; b) incubação – traduz-se como produto de síntese das abstrações levantadas na pré-incubação; c) desincubação – configura-se num movimento de constatação de que o empreendimento está sedimentado e com condições de independência suficiente de vida própria. De forma particular, a prática extensionista pautada neste estudo contribuiu na elaboração de projetos para apoiar as iniciativas que promovam a geração de renda e a manutenção de postos de trabalho que gerem políticas públicas em economia solidária. Face ao exposto, é possível concluir que, a partir desta prática extensionista, foi implantada a iniciativa de incubação de empreendimentos solidários, pretendendo acompanhar sistematicamente todo o processo de desenvolvimento do empreendimento estudado.

Biografia do Autor

Alysson André Régis Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e Tecnológica.

Allisson Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, PB, Brasil

Mestrando em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especializando em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira de Impacto - NUPEFI/IFPB e do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios - NEGN/IFPB. Possuo a certificação financeira CPA-20 emitida pela ANBIMA.

Aline Araújo Feitosa de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFPB, João Pessoa, PB, Brasil

Bacharelanda em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Atuante em projetos de extensão pelo Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN). Técnica em TI- Manutenção Suporte em Informática pela Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão (ETE).

Geizyellen Oliveira Domingos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, João Pessoa, PB, Brasil

Bacharelanda em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Atuante em projetos de extensão pelo Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios (NEGN).

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Oliveira, A. A. R., Santos, A. S. dos, Oliveira, A. A. F. de ., & Domingos, G. O. (2022). CIRANDAS FORMATIVAS PARA O APRIMORAMENTO DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO: É HORA DE SAIR DO CASULO. Vivências, 18(37), 53–67. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.630

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO