VISITA TÉCNICA COMO UM INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE DIREITO
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.675Resumo
Atividades de extensão são elementos curriculares obrigatórios nos Cursos de Direito. Em 2019 foi proposta Visita Técnica na Comunidade Quilombola da Restinga, localizada no município da Lapa, Paraná, para alunos do Curso de Direito da Universidade Positivo, com o objetivo de valorizar os elementos étnico-culturais, histórico-sociais da comunidade e cumprir com as exigências curriculares dos conteúdos transversais na educação superior brasileira. O relato dessa experiência (visita técnica) procura apresentar a evolução das metodologias utilizadas no ensino jurídico da Universidade Positivo, assim, como o aperfeiçoamento das atividades de extensão da IES. A metodologia foi a observação direta, por meio de visita técnica dos discentes com a supervisão interdisciplinar de professores com formações nas áreas de antropologia, ciência política, direito e psicologia. O resultado foi a sensibilização dos alunos para questões quilombolas e um diagnóstico para subsidiar o desenvolvimento de ações da Universidade Positivo na comunidade, tendo em vista que as atividades extensionistas precisam contribuir para mudanças e/ou rupturas sociais efetivas, para o desenvolvimento de tecnologias sociais e para a formação dos estudantes.
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