ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE PLÁSTICO RECICLADO E RESÍDUO DE MDF

Autores

  • Patrícia Siqueira Alves Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4182-4271
  • Danieli Becker Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil
  • Anelise de Jesus Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil
  • Flávio Kieckow Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.679

Resumo

O uso da madeira maciça está cada vez mais restrito e oneroso. Novas tecnologias de produção de MDF pela indústria moveleira têm estimulado a fabricação e o consumo de móveis planejados. Consequentemente, a quantidade de resíduo desse material tem aumentado e é preocupante. Uma alternativa é o reaproveitamento do mesmo para desenvolver novos produtos de materiais compósitos de modo a agregar valor ao resíduo, proteger o ambiente e favorecer a economia circular na cadeia produtiva de móveis. Este trabalho objetiva produzir e caracterizar um material compósito a partir do resíduo de MDF e PEBD reciclado. O MDF foi caracterizado por análise granulométrica e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Buscaram-se as condições ideais de processamento do compósito. Confeccionaram-se e caracterizaram-se os compósitos plástico-MDF, em composições de 25 a 60% MDF. Para o MDF observou-se que, a maioria das partículas tem diâmetro de 363,5 e 256 µm, bem como, a presença de umidade, resina ureia formaldeído, madeira macia e madeira dura. Temperatura de 190 °C, pressão de 9 t, tempo de 5 min e a massa de 10 g de material (por chapa confeccionada), foram as melhores condições de processamento do compósito. Resultados satisfatórios de resistência mecânica e absorção de água foram encontrados para a composição de 30% de pó de MDF. Os ensaios mostraram uma boa aderência entre a matriz e o reforço.

Biografia do Autor

Patrícia Siqueira Alves, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Professora universitária da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI ( Campus Santo Ângelo) atuando nos cursos de Engenharia Química, Química Industrial, Farmácia, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica; Ministrou aulas, também na URI (Extensão Cerro Largo) nos cursos de administração, ciências contábeis e engenharia da produção . Doutora em Ciência dos Materiais (UFRGS), Mestre em Química (UFRGS) e Graduada em Engenharia Química (PUCRS). Atuou profissionalmente como Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos Pleno do Instituto SENAI de Inovação Engenharia de Polímeros no setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Entre as atividades desenvolvidas no SENAI, destacavam-se trabalhos envolvendo pesquisa e inovação, como elaboração, gestão e desenvolvimento de projetos. Na Universidade atua nas setores de ensino e pesquisa apresentando como principais áreas de pesquisa:Polímeros, Ciência dos Materiais, Química, Processos Industriais, Metodologia Científica da Pesquisa e Matemática Financeira. Executou docência como professor convidado na pós-graduação de engenharia industrial na Unijuí (campus Panambi) e Coorientação em trabalho de mestrado na FEEVALE. Atualmente é líder de grupo de pesquisa no curso de engenharia química da URI Campus Santo Ângelo - Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Processos - GDEP; https://orcid.org/0000-0002-4182-4271

Danieli Becker, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Acadêmica do 6° semestre do curso de Engenharia Química na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS. Possui experiência no mercado de trabalho como aprendiz no Laboratório Tiaraju Alimentos e Cosméticos LTDA, onde atuou na área da produção. Atualmente, está realizando atividades como Bolsista de Iniciação Científica na URI, atuando na área de obtenção de polímeros a partir fontes sustentáveis.

Anelise de Jesus, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2020). Foi bolsista de iniciação científica FAPERGS entre 2019/2020 na qual, realizou-se estudo na área de matérias poliméricos com o tema: Compósito termoplástico oriundo de resíduos da indústria moveleira e plástico reciclado. Atualmente é bolsista capes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Flávio Kieckow, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1990), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente, é professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos cursos de graduação das Engenharias: Mecânica, Civil e Química na área de ciência e mecânica dos materiais e no Curso de Agronomia - Máquinas e Equipamentos Agrícolas II. Também é professor no mestrado profissional em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo. Desenvolve pesquisa em engenharia de superfície, processos de união, desenvolvimento de produtos e processos de novos materiais utilizando resíduos sólidos industriais; e, na área de ensino de engenharia, trabalha a aprendizagem significativa. É Gestor do Polo de Modernização Tecnológica das Missões, vinculado ao Programa de Polos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica - URI Campus Santo Ângelo. 2018 a Coordenador do XXV Seminário Institucional de Iniciação Científica SIIC da URI - 2019 - URI Campus Santo Ângelo. Coordenador do CIAP - 2018-2020

Referências

ARTIAGA, K. C. M. Desenvolvimento e aplicação do compósito plástico-madeira (Poliuretano/resíduo de MDF) na indústria de base de calçados. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto – MG, 2014.

ASKELAND, D. R; WRIGHT, W. J.; BHATTACHARYA, D. K. Ciência e engenharia dos materiais. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. xvii, 648 p.

ASTM: Standard Test Method for Tensile Properties of Plastics – ASTM D638, 2010.

ASTM: Standard Test Method for Water Absorption of Plastics – ASTM D570, 2010

ÁVILA, G. D. Avaliação da utilização de resíduos oriundos de indústria moveleira como matéria-prima para produção de compósito plástico-madeira. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, 2019.

BRASIL. Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017.

COUTINHO F.M.B; MELLO I.L; MARIA L.C.S. Polietileno: Principais Tipos, Propriedades e Aplicações. Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 13, nº 1, p. 1-13, 2003.

CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2014.

DOAK, K. W.; MARK, H. M.; BIKALES, N. M.; OVERBERG, C. G.; MENGES, G. Encyclopedia of Polymer Science and Engineering. New York. vol 6. 1986.

CASSILHA, A. C. et al.. Indústria moveleira e resíduos sólidos: considerações para o equilíbrio ambiental. Revista Educação & Tecnologia, v. 8, p. 209-228, 2004.

ELEOTÉRIO, J. R.; TOMAZELLO FILHO, M.; BORTOLETTO JÚNIOR, G. Propriedades físicas e mecânicas de painéis MDF de diferentes massas específicas e teores de resina. Ciência Florestal, vol. 10, n. 2, p. 75-90, 2000.

FEARNSIDE, P. M. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. Acta Amazonica, vol. 36, n, 3, p. 395-400, 2006.

KREUTZ, J. C. Propriedades mecânicas e térmicas de compósitos de poliestireno e MDF. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo – PR, 2019.

MAGNONI JÚNIOR, L. Programa Educativo e Social JC na Escola: Ciência Alimentando o Brasil. São Paulo: Centro Paulo Souza, 1 ed., 2016.

MARINUCCI, G. Materiais compósitos poliméricos: fundamentos e tecnologia. São Paulo: Artliber, 2011. 333 p.

MATTOS, R. L. G.; GONÇALVES, R. M.; CHAGAS, F. B. Painéis de madeira no Brasil: panorama e perspectivas. BNDES Setorial: Produtos florestais, n. 27, p. 121-156, mar. 2008.

MOURA, M. F. S. F. de; MORAIS, A. B. de; MAGALHÃES, A. G. de. Materiais compósitos: materiais, fabrico e comportamento mecânico. 2. ed. Porto: Publindústria, 2011. xi, 369 p.

PERRY, Robert H. Perry’s chemical engineers’ handbook. 7. ed. New York: McGraw-Hill Book Co, 1997.

RODRIGUES, A. da C.; FURTADO, A. C. S.; MAGALHAES, M. M.; SOUZA, F. I. B. de. Análise química por espectroscopia de raio-X por dispersão energia (EDS): adaptação aplicada à raízes de dendezeiro (Eleais guineensis Jacq.). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 21., 2017, Belém. Anais... Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2017. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1076249/analise-quimica-por-espectroscopia-de-raio-x-por-dispersao-energia-eds-adaptacao-aplicada-a-raizes-de-dendezeiro-eleais-guineensis-jacq>. Acesso em: 12 jan. 2020.

SCHLOTEFELDT, J. de O. Sistema de gestão ambiental em uma indústria de móveis de madeira. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015.

VALIM, F. C. F.; et al.. Estudo das propriedades morfológicas, térmicas e mecânicas do compósito particulado de alumínio e polietileno de baixa densidade reciclados. Revista Matéria, v. 20, n. 4, p. 852-865, 2015.

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Alves, P. S. ., Becker, D., Jesus, A. de, & Kieckow, F. (2022). ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO DE PLÁSTICO RECICLADO E RESÍDUO DE MDF. Vivências, 18(37), 337–352. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.679

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO