PROCEDIMENTO PARA INVESTIGAR O USO DO CÁLCULO MENTAL POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Sabrina Zancan Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Andreas Sauerwein Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.69

Resumo

O cálculo mental contribui para o desenvolvimento de habilidades para resolver problemas, desenvolve bom senso numérico, promove uma progressão natural aos métodos convencionais, forma a base para o desenvolvimento de habilidades de estimação, dentre outras. Neste trabalho desenvolvemos um procedimento para que os professores possam identificar o tipo de estratégia de cálculo utilizada por seus alunos ao efetuarem adições simples. Em sua primeira aplicação, avaliamos 128 alunos, de 7 turmas, e encontramos apenas 12,5% deles utilizando ou com indícios de utilização do cálculo mental. Com a identificação destes alunos o professor pode: estimular que continuem utilizando e aprimorando cada vez as estratégias, reforçando que são mais valiosas que as de contagem um-a-um; propor atividades para a difusão das estratégias entre os colegas por meio de relatos; buscar na literatura algumas iniciativas que auxiliam o trabalho sistemático dos conhecimentos que são base para o cálculo mental; acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Zancan, S., & Sauerwein, R. A. (2019). PROCEDIMENTO PARA INVESTIGAR O USO DO CÁLCULO MENTAL POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS. Vivências, 15(29), 131–142. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.69

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO