ROBÓTICA EDUCATIVA

GUIA PRÁTICO DE/PARA PROFESSOR

Autores

  • Kelling Cabral Souto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Helena Carla Castro Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Cristina Maria Carvalho Delou Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.692

Resumo

Com o advento da Educação 4.0 que se baseia no conceito do aprender fazendo, novas diretrizes educacionais vêm sendo encorajadas, assim como modificações no processo ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. Nesse contexto, o aluno passa a ser protagonista do seu próprio aprendizado e o professor o mediador de circunstâncias e ações que levem a aprendizagem do aluno, com a tecnologia naturalmente envolvida nessas etapas. A metodologia ativa, em especial STEAM, e a robótica educativa surgem como fortes aliados nesse processo, aproximando estudantes das tendências tecnológicas do cotidiano e da filosofia do aprender fazendo.  Sensíveis ao discurso de que a escola precisa se adaptar as novas demandas educacionais as autoras, leigas em robótica e em eletrônica, iniciam, por meios próprios, um trabalho com robótica educativa na perspectiva da Educação 4.0, com placa Arduino. Ao longo de seis meses, uma oficina foi implementada com informações obtidas na internet e aplicada a dois grupos de níveis extremos de alunos, com as devidas adaptações, pré-escola (estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação) e licenciandos em matemática, num processo de formação docente. A motivação dos alunos e as dificuldades vivenciadas pelas autoras professoras na aquisição de conhecimento mínimo para a implantação da oficina estimularam a elaboração desse guia básico e prático de robótica educativa, com placa Arduino UNO, com linguagem simples, sem preocupação com o rigor técnico e voltado a capacitação de professores, como ponto de partida para estimular a implantação de atividades de ciência e tecnologia nas escolas brasileiras e a filosofia da Educação 4.0. 

Biografia do Autor

Kelling Cabral Souto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

  • Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ (2005 e 2001), ambos na área de Engenharia de Fatores Humanos (Inteligência Artificial) tendo trabalhado nas linhas de pesquisa: Arquitetura cognitiva, sistemas especialistas e lógica fuzzy. Possui graduação em Matemática (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1999). Atualmente é professora dos cursos de Licenciaturas em Matemática e Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) no Campus Nilópolis-RJ, onde ministra as disciplinas pré-cálculo, cálculo numérico e matemática financeira. Atuou até fevereiro/2018 como coordenadora da área de matemática do PIBID/IFRJ. Desde agosto/2018 é docente orientadora do núcleo de matemática do Programa Residência Padagógica/IFRJ, realizando trabalhos relacionados a ensino e formação de professores. Atualmente, realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação, Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

A pesquisadora coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) na Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Cientista do Nosso Estado - FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1 e sua graduação é em Habilitação Farmacêutica (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, com Mestrado em Química Biológica pela UFRJ (concentração em Imunoquímica e Química de proteínas em 1996) e Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ - Brasil e na Universidade da Califórnia em São Francisco - Estados Unidos. O Pós-doutoramento foi realizado na área de Farmacologia (concentração Farmacologia Bioquímica e Molecular) na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (IB-UFF), e é vice diretora do referido Instituto. A pesquisadora coordenou o Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia do IB-UFF por oito anos, sendo atualmente membro permanente deste programa além dos Programas de Pós-graduação em Patologia e de Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense e membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde (Fiocruz-RJ) e do curso de Mestrado Profissionalizante em Diversidade e Inclusão (IB-UFF). Tem experiência na área de Microbiologia e Parasitologia aplicada, Modelagem Molecular e Bioquímica Farmacológica com ênfase em Estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos a antimicrobianos e antiparasitários, atuando ainda na área de Ensino e principalmente nos seguintes temas: microbiologia aplicada, modelagem molecular de alvos terapêuticos (enzimas/receptores), inibidores (antitrombóticos, antibióticos e antiparasitários) e complexos protéicos, divulgação sobre doenças de importância mundial e negligenciadas e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais (ex: visuais ou/e auditivas).

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela PUC-RJ (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Membro permanente no Curso de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e no PPG Ciências, Tecnologias e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia. Recebeu a Medalha do Mérito Carioca por ter sido eleita Personalidade Educacional 2019 pelo Conselho Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro; Exerceu a função de Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do MEC, no ano de 2020.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Souto, K. C. ., Castro, H. C., & Delou, C. M. C. . (2022). ROBÓTICA EDUCATIVA: GUIA PRÁTICO DE/PARA PROFESSOR. Vivências, 18(37), 137–155. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.692

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO