ROBÓTICA EDUCATIVA
GUIA PRÁTICO DE/PARA PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.692Resumo
Com o advento da Educação 4.0 que se baseia no conceito do aprender fazendo, novas diretrizes educacionais vêm sendo encorajadas, assim como modificações no processo ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. Nesse contexto, o aluno passa a ser protagonista do seu próprio aprendizado e o professor o mediador de circunstâncias e ações que levem a aprendizagem do aluno, com a tecnologia naturalmente envolvida nessas etapas. A metodologia ativa, em especial STEAM, e a robótica educativa surgem como fortes aliados nesse processo, aproximando estudantes das tendências tecnológicas do cotidiano e da filosofia do aprender fazendo. Sensíveis ao discurso de que a escola precisa se adaptar as novas demandas educacionais as autoras, leigas em robótica e em eletrônica, iniciam, por meios próprios, um trabalho com robótica educativa na perspectiva da Educação 4.0, com placa Arduino. Ao longo de seis meses, uma oficina foi implementada com informações obtidas na internet e aplicada a dois grupos de níveis extremos de alunos, com as devidas adaptações, pré-escola (estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação) e licenciandos em matemática, num processo de formação docente. A motivação dos alunos e as dificuldades vivenciadas pelas autoras professoras na aquisição de conhecimento mínimo para a implantação da oficina estimularam a elaboração desse guia básico e prático de robótica educativa, com placa Arduino UNO, com linguagem simples, sem preocupação com o rigor técnico e voltado a capacitação de professores, como ponto de partida para estimular a implantação de atividades de ciência e tecnologia nas escolas brasileiras e a filosofia da Educação 4.0.
Referências
ANDRADE JUNIOR, Jacks de Mello; DE SOUZA, Liliane Pereira; DA SILVA, Neidi Liziane Copetti. Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande - MS: Editora Inovar, 2019. 203p. e-book – pdf. ISBN 978-65-80476-01-5.
ARDUINO. 2020. Disponível em: https://www.arduino.cc. Acesso em: 01 dezembro 2020.
ARRUDA, Juliana Silva; DO NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira. Metodologias Ativas: pense, mude, planeje e compartilhe. Fortaleza: Editora Unichristus, 2020. 37 p.; 1.194 Kb; e-book – pdf. ISBN 978-65-990315-7-1.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei Nº 12.176 de 4 de abril de 2013. Brasília, DF, 2013.
CAMPOS, Flavio Rodrigues. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.4, p. 2108-2121, out./dez. 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778
CIRCUITAR. Circuitar Eletrônicos LTDA. Monitor Serial. 2018. Disponível em: https://www.circuitar.com.br/projetos/monitor-serial/index.html. Acesso em 01 dezembro 2020.
CLARO, M. O desafio da Educação 4.0 nas escolas. 2018. Disponível em: https://www.moodlelivre.com.br/noticias/potal/noticias-ead/o-desafio-da-educacao-4-0-nas-escolas/. Acesso em 06 janeiro 2020.
DA SILVA, Alexandre José Braga. Um modelo de baixo custo para aulas de robótica educativa usando a interface Arduino. Alagoas, 2014. 109 f. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em modelagem computacional do conhecimento, Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1608. Acesso em: 01 dezembro 2020.
ENGAGE. Metodologias ativas de aprendizagem. 2018. Disponível em: https://blog.engage.bz/entenda-o-que-sao-metodologias-ativas-de-aprendizagem-ainda-hoje/?gclid=EAIaIQobChMI3_Xs_fz25gIVhQ2RCh2aOQfFEAAYAiAAEgI1CfD_BwE. Acesso em 15 janeiro 2020.
FABRÍCIO, Pablo Ramon de A. Monteiro, DA COSTA NETO, Oswaldo Evaristo e ANDRADE, Ernando Luis de Sousa. Utilização da robótica na educação: Uma realidade no município de Solânea – PB. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2014, p 857 – 860, 2014.
FISK, Peter. Education 4.0 … the future of learning will be dramatically different, in school and throughout life. 2017. Disponível em: http://www.thegeniusworks.com/2017/01/future-education-young-everyone-taught-together. Acesso em 06 janeiro de 2020.
GAROFALO, Débora. Que habilidades deve ter o professor da Educação 4.0. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11677/que-habilidades-deve-ter-o-professor-da-educacao-40. Acesso em 06 janeiro 2018.
GER. Grupo de Estudos em Robótica - Equipe de robótica autônoma da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Introdução ao Arduino. 2016. São Paulo. Disponível em: http://www.gerunicamp.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Apostila-GER.pdf. Acesso em 01 dezembro 2020.
GOMES, Cristiane Grava; DA SILVA, Fernando Oliveira; BOTELHO, Jaqueline da Costa; DE SOUZA, Aguinaldo Robinson. A robótica como facilitadora do processo ensino-aprendizagem de Matemática no ensino fundamental. In: PIROLA, Nelson Antônio (org). Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2010. 244 p. ISBN 978-85-7983-081-5.
HUSSIN, Anealka Aziz. Education 4.0 Made Simple: Ideas For Teaching. International Journal of Education & Literacy Studies. Publicado por Australian International Academic Centre PTY.LTD. v.6, Nº 3, p. 92 – 98, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.7575/aiac.ijels.v.6n.3p.92.
MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange et al. (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
MOTA, Allan. Apostila Arduino Básico. Vol. 1 e 2, 2018. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/347472450/Arduino-Basico-Vol-1 e http://commitlinux.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Apostila-Arduino-Vol-2.pdf. Acesso em 01 dezembro 2020.
RENZULLI, Joseph. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues e KONKIEWITZ, Elisabete Castelon (Org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar – Campinas, SP: Papirus, 2014, p. 219 - 264.
RENZULLI, Joseph. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1 (52), p. 75 – 131, Jan./Abr. 2004.
ROBOCORE. ROBOCORE tecnologia LTDA. Tutoriais Pocket Kit Arduino - 5. A Protoboard. 2020. Disponível em: https://www.robocore.net/tutoriais/arduino-pocket-kit-a-protoboard. Acesso em 01 dezembro 2020.
SPONTE. Software de Gestão Educacional. Entenda o que é STEAM e como aplicar esse conceito na escola. 2018. Disponível em: https://site.sponte.com.br/gestao-escolar/entenda-o-que-e-steam-e-como-aplicar-esse-conceito-na-escola/. Acesso em 06 janeiro 2020.
ZILLI, Silvana do Rocio. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. Santa Catarina, 2004. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86930. Acesso em: 20 de outubro 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.