INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO E PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.707Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência de uma intervenção didática que utilizou a investigação para integrar conteúdos e estimular participação dos estudantes. O público alvo foi um grupo de discentes da disciplina de Zootecnia 1, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Os estudantes frequentavam aulas teóricas e práticas, e participaram de um projeto de pesquisa na área de aquicultura. As atividades desenvolvidas no projeto foram realizadas no laboratório de aquicultura, tiveram duração de um trimestre letivo e se concentraram majoritariamente no período da manhã. A proposta, a partir de uma perspectiva pedagógica sociointeracionista, buscou articular as práticas profissionais e a investigação como forma de exercício de ensino e aprendizagem. Como resultado foi possível observar que a investigação, articulada às práticas profissionais integradas, pode ser uma forma de relacionar teoria e prática, permitindo trabalhar a integração de conhecimentos pretendida nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
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