INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO E PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Adolfo Jatobá Medeiros Bezerra tituto Federal Catarinense, Araquari, SC, Brasil
  • Beatris Rosalina Michels Instituto Federal Catarinense, Araquari, SC, Brasil
  • Reginaldo Leandro Plácido Instituto Federal Catarinense, Araquari, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5608-2621

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.707

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de uma intervenção didática que utilizou a investigação para integrar conteúdos e estimular participação dos estudantes. O público alvo foi um grupo de discentes da disciplina de Zootecnia 1, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Os estudantes frequentavam aulas teóricas e práticas, e participaram de um projeto de pesquisa na área de aquicultura. As atividades desenvolvidas no projeto foram realizadas no laboratório de aquicultura, tiveram duração de um trimestre letivo e se concentraram majoritariamente no período da manhã. A proposta, a partir de uma perspectiva pedagógica sociointeracionista, buscou articular as práticas profissionais e a investigação como forma de exercício de ensino e aprendizagem. Como resultado foi possível observar que a investigação, articulada às práticas profissionais integradas, pode ser uma forma de relacionar teoria e prática, permitindo trabalhar a integração de conhecimentos pretendida nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. 

Biografia do Autor

Adolfo Jatobá Medeiros Bezerra, tituto Federal Catarinense, Araquari, SC, Brasil

Professor e pesquisador do Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari . Pós-doutor em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando com as temáticas de: aditivos alimentares para peixes; avaliação e desenvolvimento de probióticos, manejo de espécies nativas, tecnologia de bioflocos e aquicultura multitrófica integrada.  

Beatris Rosalina Michels, Instituto Federal Catarinense, Araquari, SC, Brasil

Discente do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (2018-2022). Atua como estagiária no Núcleo Pedagógico desenvolvendo oficinas voltadas a retomada de conteúdos fundamentais para grupo de estudantes que apresentam baixo aproveitamento ou dificuldade em conteúdos do ensino médio integrado; realiza acompanhamento individual a estudantes que apresentam dificuldades mais significativas. Também é voluntária no Laboratório de Aquicultura (LAq) colaborando no projeto intitulado Aquicultura Multitrófica Integrada em Bioflocos: incrementando a segurança alimentar através da produção sustentável.  

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal Catarinense, Araquari, SC, Brasil

 Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014) com doutoramento intercalar em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Mestrado em História e Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia (2008). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (2005). Licenciatura em História pela Faculdade Metropolitana de Blumenau (2019). Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2015). Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense. Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFC. Diretor de Ensino do IFC. Avaliador ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Gestão, Políticas e História da Educação Profissional e Tecnológica (GPHEPT) - IF-Catarinense. Tem experiência na área de Educação nas atividades de docência, gestão e pesquisa. Principais temas de interesse: epistemologia e história da educação, instituições escolares, educação confessional, educação profissional e tecnológica, políticas e gestão da educação, formação de professores.    

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Bezerra, A. J. M., Michels, B. R., & Plácido, R. L. (2022). INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO E PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO. Vivências, 18(37), 191–206. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.707

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO