AÇÕES DE EXTENSÃO EM MICROSCOPIA

PROMOVENDO COMPETÊNCIAS E ATITUDES CIENTÍFICAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Andreza Cristina de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Reginaldo de Carvalho Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Ieda Ferreira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.744

Resumo

Quem nunca se encantou ao ver um microscópio e imaginar o universo por ele desvelado? A criação desse instrumento possibilitou a elaboração de teorias que até hoje são fundamentais para a Biologia. Porém, devido a diversas limitações, a experiência da maioria dos estudantes no Ensino Básico com esse instrumento não é satisfatória. Consequentemente, o interesse por atividades científicas é afetado negativamente, necessitando de ações que as estimulem. Visando popularizar a Ciência e fortalecer o conhecimento sobre microscopia, foram realizadas atividades de extensão junto a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Camaragibe (Pernambuco). A ação educativa consistiu na realização de: a) resgate dos conhecimentos prévios; b) palestra interativa utilizando modelos de microscópio óptico e digital; c) oficina sobre manipulação de microscópio óptico e confecção de um modelo de microscópio artesanal; d) discussão e socialização do conhecimento. No geral, as estratégias pedagógicas utilizando a microscopia tornaram o conteúdo aprendido mais interessante e significativo, despertando o lado lúdico, criativo, curioso, reflexivo e investigativo do público. Não apenas contribuíram na ampliação do conhecimento sobre microscopia e auxiliaram nos ajustes das concepções alternativas, mas permitiram o desenvolvimento de habilidades científicas adicionais, tão necessárias à mobilização de competências educacionais.

 

Palavras-chave: Competências. Ensino de Ciências. Microscópio. Trilha de aprendizagem.

Biografia do Autor

Andreza Cristina de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRPE, participa de projetos voltados ao Ensino de Ciência e Divulgação Científica.

 

Reginaldo de Carvalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Biografia: Professor Titular do Departamento de Biologia da UFRPE, Doutor em Ciências Biológicas. Desenvolve projetos na área de Citogenética, Biologia Molecular e Melhoramento Vegetal. Trabalha com Extensão Universitária e Inovação Tecnológica em Microscopia.

 

Ieda Ferreira de Oliveira , Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Biografia: Bióloga do Departamento de Biologia da UFRPE, Doutora em Biologia Animal. Desenvolve projetos na área de Genética e Biologia Molecular, Ensino de Ciências e Divulgação Científica.

 

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Lima, A. C. de, Carvalho, R. de, & Oliveira , I. F. de. (2022). AÇÕES DE EXTENSÃO EM MICROSCOPIA: PROMOVENDO COMPETÊNCIAS E ATITUDES CIENTÍFICAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Vivências, 18(37), 207–225. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.744

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO