O ENSINO DA DILATAÇÃO TÉRMICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Jonas Cegelka da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Santa Rosa, RS, Brasil. Doutor em Educação em Ciências. E-mail: jonas.silva@iffarroupilha.edu.br http://orcid.org/0000-0002-8492-6702
  • Isabel Krey Garcia Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Doutora em Ensino de Física. E-mail: ikrey69@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-8080-6474

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.76

Resumo

Com vistas a uma aprendizagem significativa sobre a dilatação térmica, esta investigação foi desenvolvida, tomando como ponto inicial o conhecimento prévio dos alunos. O estudo foi realizado em uma turma de segundo ano do ensino médio do curso técnico integrado em edificações, de uma instituição pública da cidade de Santa Rosa/RS. O objetivo com sua implementação é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa dos fenômenos cotidianos sobre a dilatação térmica. A partir do conhecimento prévio dos alunos, o material instrucional foi elaborado buscando abarcar conceitos já estabelecidos, bem como levantar novos questionamentos. Ao final da instrução, foi aplicada uma prova que versava sobre calor, temperatura, energia interna e dilatação térmica. Como resultado dessa proposta, identificamos, em diversos momentos, que os alunos construíram novos significados, incorporando às suas estruturas cognitivas, proposição e conceitos novos, da mesma forma que elaboraram e diferenciaram conceitos em termos de detalhe e especificidade.

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Publicado

2019-10-13

Como Citar

da Silva, J. C., & Garcia, I. K. (2019). O ENSINO DA DILATAÇÃO TÉRMICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Vivências, 15(29), 161–176. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.76

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO