O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMATO REMOTO

APRENDIZAGEM E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.763

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os processos de aprendizagem e de construção da identidade docente durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), realizado em formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um curso de licenciatura em Química. O problema de pesquisa que norteou a investigação: quais as implicações do ECS em formato remoto sobre as aprendizagens e sobre a constituição docente de estagiários em um curso de Licenciatura em Química? Para responder o problema são analisados relatórios de 11 licenciandos que realizaram o ECS no ano de 2020 a partir do referencial metodológico da Análise Textual Discursiva e do referencial teórico dos Focos de Aprendizagem Docente. O trabalho analítico selecionou 136 unidades de significado que foram organizadas por semelhança em cinco categorias emergentes, a saber: estágio e a identidade docente, despertar pelo interesse da docência, reflexões e aprendizagens sobre a docência, vínculos entre estagiários, regente e estudantes, desafios do estágio na pandemia. A conclusão é que o formato remoto não constitui um obstáculo definitivo às aprendizagens e à formação da identidade do professor. Contudo, o estágio neste período produziu, principalmente, aprendizagens específicas ao trabalho docente em formato remoto. Sobre a identidade docente, embora os discursos dos sujeitos tenham apontado a sua consolidação, a investigação reconheceu que o formato da realização do estágio impôs dificuldades relativas à interação entre estagiários e demais sujeitos envolvidos, aspecto que prejudicou a consolidação da identidade destes profissionais em formação.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui Mestrado em Educação em Ciências pela UFSM e é Licenciado em Química pela mesma instituição. Atuou durante seis anos na rede pública estadual de educação do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete/RS. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências.

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester. É Professor Titular no Departamento de Física da UFSM. Desenvolve pesquisa em tecnologias educacionais para o ensino multidisciplinar. Atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Programa de Educação Matemática e Ensino de Física ambos na UFSM.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Lopes, R. O., & Lüdke, E. . (2023). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMATO REMOTO: APRENDIZAGEM E IDENTIDADE DOCENTE . Vivências, 19(38), 187–207. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.763

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO