O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM FORMATO REMOTO
APRENDIZAGEM E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.763Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os processos de aprendizagem e de construção da identidade docente durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), realizado em formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em um curso de licenciatura em Química. O problema de pesquisa que norteou a investigação: quais as implicações do ECS em formato remoto sobre as aprendizagens e sobre a constituição docente de estagiários em um curso de Licenciatura em Química? Para responder o problema são analisados relatórios de 11 licenciandos que realizaram o ECS no ano de 2020 a partir do referencial metodológico da Análise Textual Discursiva e do referencial teórico dos Focos de Aprendizagem Docente. O trabalho analítico selecionou 136 unidades de significado que foram organizadas por semelhança em cinco categorias emergentes, a saber: estágio e a identidade docente, despertar pelo interesse da docência, reflexões e aprendizagens sobre a docência, vínculos entre estagiários, regente e estudantes, desafios do estágio na pandemia. A conclusão é que o formato remoto não constitui um obstáculo definitivo às aprendizagens e à formação da identidade do professor. Contudo, o estágio neste período produziu, principalmente, aprendizagens específicas ao trabalho docente em formato remoto. Sobre a identidade docente, embora os discursos dos sujeitos tenham apontado a sua consolidação, a investigação reconheceu que o formato da realização do estágio impôs dificuldades relativas à interação entre estagiários e demais sujeitos envolvidos, aspecto que prejudicou a consolidação da identidade destes profissionais em formação.
Referências
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da aprendizagem docente. Alexandria, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012.
BAADE, J. H.; GABIEC, C.; CARNEIRO, F. K.; MICHELUZZI, S. C. P.; REYES, P. Professores da educação básica no Brasil em tempos de COVID-19. Holos, v. 5, p. 1–18, 2020. Disponível em: < 10.15628/holos.2020.10910>. Acesso em: 10 mar. 2021.
BEJA, Ana Carla; REZENDE, Flavia. Processos de construção da identidade docente no discurso de estudantes da licenciatura em química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 156-178, 2014.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Parecer CNE/ CP 09/2001, de 18 de janeiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2021.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020a. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 22 de abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus –COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020b. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872>. Acesso em: 23 dez. 2020.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n.32, p.215-232, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2021.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. Educause Review, 2020. Disponível em: < https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 25 nov. 2020.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; BENITES, Larissa Cerignoni; NETO, Luiz Sanches; CYRINO, Marina; ANANIAS, Elisangela Venâncio; ARNOSTI, Rebeca Possobom; NETO, Samuel de Souza. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista eletrônica de educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14244/198271999978>. Acesso em: 10 jun. 2021.
JUNIOR, Celio da Silveira; SILVA, Nilma Soares da. O Estágio Supervisionado na formação docente em química: queixas que persistem e caminhos que poderíamos trilhar. Contexto e Educação, v. 34, nº 108, p. 230–251, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.21527/2179-309.2019.108.230-251>. Acesso em: 23 mai. 2021.
LIMA, Ana Maria Freitas Dias; SANTOS, Josseane Araújo da Silva; PÓVOA, Lilian Gama da Silva. PINHO, Maria José de. Identidade docente: da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n.6, 2020.
LOGUERCIO, R.Q.; DEL PINO, J.C. (2003). Os Discursos Produtores da Identidade Docente. Ciência & Educação, v.9, n.1, p.17-26, 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100002>. Acesso em: 10 jan 2022.
LÜDKE, Menga. O Lugar do Estágio na Formação de Professores Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 111-133, jan./jun. 2013.
MARTIN, George Francisco; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. O modelo de quatro fases do desenvolvimento do interesse aplicado à aprendizagem da docência. Investigações em ensino de Ciências, v. 21, n. 1, p. 46-61, 2016. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/25>. Acesso em: 25 jun. 2021.
MELLINI, C. K.; OVIGLI, D. F. B.. Identidade docente: percepções de professores de biologia iniciantes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1983-21172020210117>. Acesso em: 10 mai 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016.
OBARA, Cássia Emi; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; PASSOS, Marinez Meneghello Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência e Educação, Bauru, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA? Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 94, p 58-74, ago. 1995.
QUADROS, Ana Luiz de; CERQUEIRA, Ana Paula Lima; SILVA, Camila Gonçalves; CRUZ, Flávia Fernandes da; SILVA, Veridiane Dias da; Os professores de Química relatando problemas enfrentados na profissão. Contexto e Educação, Unijui, n. 76, jul.-dez., 2006. Disponível em: < https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.77-93>. Acesso em: 25 jul. 2021.
RODRIGUES, Filomena Alves; MOGARRO, Maria João. Imagens de identidade profissional de futuros professores. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019250004>. Acesso em: 10 mar. 2021.
ROSA, Jeâni Kelle Leandre; WEIGERT, Célia; SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciência e Educação, Bauru, v.18, n. 3, p. 675-688, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300012>. Acesso em: 16 mai. 2021.
SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290>. Acesso: 05 nov. 2021.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; MORAES, Érica Brandão; SANCHEZ, Maritza Consuelo Ortiz; SOUZA, Deise Ferreira; PACHECO, Marina Caroline Marques Dias. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v.9, n.9, 2020. ISSN 2525-3409. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153>. Acesso em: 10 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.