USO DAS TDIC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.769Resumo
Desde o início da pandemia da Covid-19 no ano 2020, o processo educativo de estudantes em todo o mundo vem passando por uma série de mudanças envolvendo desde a qualidade e êxito do ensino, até dificuldades de acesso ao meio digital, resultando entre outros aspectos, no alto índice de evasão escolar. No contexto das escolas do campo, onde essa situação tornou-se rotineira, se faz necessário analisar e abordar como foi (e está sendo) este percurso, considerando as particularidades do campo e as limitações de acesso ao mundo virtual. Para tanto, o escopo deste estudo é analisar impactos do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação do campo diante da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico de natureza exploratória, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo abordagem qualitativa do problema e descritivo analítico quanto aos objetivos. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: contexto e possibilidades da educação do campo; uso das TDIC no espaço escolar; presença de tecnologias no processo ensino-aprendizagem da educação do campo diante da pandemia da Covid-19. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na educação do campo está proporcionado um processo ensino-aprendizagem interativo, eficiente e ágil, impactando positivamente na formação profissional e pessoal dos estudantes e professores, melhorando a qualidade do ensino, tornando ambientes de aprendizagens atraentes, despertando a curiosidade e servindo de estímulos para novas descobertas e conhecimentos.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Série Mais Educação - Caderno Cultura Digital. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12330-culturadigital-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil. Secretaria de Tecnologia Educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Alexandre Martins dos Anjos e Glaucia Eunice Gonçalves da Silva (Org.). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433309/2/TDIC%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20_%20compilado_19_06-atualizado.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.
CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Currículo de Referência em Tecnologia e Educação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo: CIEB, 2. ed., 2020. Disponível em: https://curriculo.cieb.net.br/. Acesso em: 07 ago. 2021.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2019. Coordenação de Marcio Nobre Migon. São Paulo, 1. ed., 2020.
DICIONÁRIO MICHAELIS. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=tecnologia. Acesso em: 29 jul. 2021.
GOUVEIA, L. M. B. Sociedade da Informação: notas de contribuição para uma definição operacional. 2004. Disponível em: http://homepage.ufp.pt/lmbg/reserva/lbg_socinformacao04.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
HAETINGER, M. G. O universo criativo da criança na educação. Porto Alegre: Instituto Criar, 2005.
HAYNE, L. A.; WYSE, A. T. S. Análise da evolução da tecnologia: uma contribuição para o ensino da ciência e da tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 37-64, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5947. Acesso em: 31 jul. 2021.
INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de Pesquisa: Sentimento e Percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Maio 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf. Acesso em: 06 set. 2021.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência - O futuro do pensamento da era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MACHADO, S. C. Análise sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo educacional da geração internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/70645. Acesso em: 07 ago. 2021.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15. ed. Campinas: Papirus, 2009.
MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: PENSO, 2015, p. 27-45.
MUNARIM, I. As tecnologias digitais nas escolas do campo: contextos, desafios e possibilidades. 2014. 183 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/129546. Acesso em: 27 jul. 2021.
REINHOLZ, F. Educação fora dos centros urbanos do RS passa por dificuldades durante a pandemia. Porto Alegre. Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2020/08/21/educacao-fora-dos-centros-urbanos-do-rs-passa-por-dificuldades-durante-a-pandemia. Acesso: 22 ago. 2021.
RIBEIRO, E. S. et al. Breve história da educação. Revista Gestão Universitária, nov. 2017. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/breve-historia-da-educacao. Acesso em: 08 ago. 2021.
STEFANELLO, F.; JUNGES JUNIOR, M.; VIEIRA, J. A. Educação do Campo: singularidades da gestão democrática no espaço escolar. Revista Contemporânea de Educação, v. 16, n. 36, mai/ago. 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/41697. Acesso em: 17 fev. 2022.
TEIXEIRA, S. L.; RIBEIRO, M. A. G. Educação do Campo em tempo de pandemia: impactos, limites e desafios. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 36-48, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/948. Acesso em: 17 ago. 2021.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. O impacto da COVID-19 na educação. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 16 ago. 2021.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien – 1990). Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 27 dez. 2021.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar - Reprovação, abandono e distorção idade-série. Jan. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar. Acesso em: 20 ago. 2021.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. 2005. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/177230/mod_resource/content/0/Visao_analitica_da_informatica.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.