USO DAS TDIC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.769

Resumo

Desde o início da pandemia da Covid-19 no ano 2020, o processo educativo de estudantes em todo o mundo vem passando por uma série de mudanças envolvendo desde a qualidade e êxito do ensino, até dificuldades de acesso ao meio digital, resultando entre outros aspectos, no alto índice de evasão escolar. No contexto das escolas do campo, onde essa situação tornou-se rotineira, se faz necessário analisar e abordar como foi (e está sendo) este percurso, considerando as particularidades do campo e as limitações de acesso ao mundo virtual. Para tanto, o escopo deste estudo é analisar impactos do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da educação do campo diante da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico de natureza exploratória, elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com material disponibilizado na Internet, seguindo abordagem qualitativa do problema e descritivo analítico quanto aos objetivos. Na sua organização foram definidas as seguintes categorias de análise: contexto e possibilidades da educação do campo; uso das TDIC no espaço escolar; presença de tecnologias no processo ensino-aprendizagem da educação do campo diante da pandemia da Covid-19. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na educação do campo está proporcionado um processo ensino-aprendizagem interativo, eficiente e ágil, impactando positivamente na formação profissional e pessoal dos estudantes e professores, melhorando a qualidade do ensino, tornando ambientes de aprendizagens atraentes, despertando a curiosidade e servindo de estímulos para novas descobertas e conhecimentos.

Biografia do Autor

Flávia Stefanello, Instituto Educacional de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo, na Linha de pesquisa Políticas Educacionais. Mestre em Bioexperimentação (Bolsista FAPERGS) pelo programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo, na linha Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis (2015). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão, 2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2010) e Docente da Educação Básica Profissional (pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil. Na área técnica, possui experiência em laboratórios de análises clínicas, microbiologia de cosméticos, microbiologia de alimentos, hemoterapia e reprodução humana. Como docente, tem experiência na Educação Básica, atuando no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, além de formações para professores.

Vanessa Boscato Vargas, SIB Instituto de Educação Nossa Senhora da Glória, Carazinho, RS, Brasil

Cursando Especialização Lato Sensu em Educação Digital (Faculdade Famart). Cursando Especialização Lato Sensu em Mídias Integradas na Educação (Instituto Federal de Santa Catarina). Cursando Especialização Lato Sensu em Docência do Ensino Superior e Tutoria em Educação a Distância (Faculdade Batista de Minas Gerais). Cursando Licenciatura em Formação Pedagógica em Informática (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Graduada em Secretariado (Centro Universitário Internacional UNINTER). Na área educacional, possui vivência como facilitadora de Tecnologia Educacional, atuando na gestão de recursos tecnológicos educacionais, bem como em gerenciamento de mídias sociais e comunicação. Possui a certificação internacional de Educador Certificado Google - Nivel 1 (2021 - 2024).

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, RS, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo. 

Mario Luiz Junges Junior, Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, bolsista PROSUP/CAPES. Licenciado em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão (2019). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2008). Analista de RH Estratégico pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH (2013). Atua como Psicólogo na Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Stefanello, F., Vargas, V. B., Vieira, J. de A. ., & Junges Junior, M. L. . (2023). USO DAS TDIC NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: IMPACTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Vivências, 19(38), 101–115. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.769

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO