ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ILHAS DE RACIONALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DA TEMÁTICA DO LIXO ELETRÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.773

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento sobre Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade no contexto da Educação Infantil. A formação continuada serve de subsídio para efetivação de mudanças no campo profissional docente. O objetivo deste trabalho é analisar e disseminar os resultados de uma oficina realizada durante uma formação docente em Práticas de Ensino interdisciplinares. Utilizou-se Análise de Conteúdo dos esquemas relacionais produzidos por 14 participantes divididos por etapas da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental). As análises evidenciaram que os Campos de Experiência (BNCC) foram envolvidos, de modo simultâneo, nas propostas levantadas pelos participantes do curso. Destaca-se que, na Educação Infantil, também é possível o trabalho com as Ilhas de Racionalidade, pois mostrou-se como estratégia facilitadora e potencializadora para um ensino de qualidade, especialmente neste momento de consolidação desta etapa (com a sua obrigatoriedade) e apreensão de uma nova política pública norteadora do processo educativo. 

Biografia do Autor

Lia Heberlê de Almeida Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestra e doutoranda Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da rede pública municipal de São Gabriel/RS. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2010) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2012) e em Mídias na Educação (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS).

Elenize Rangel Nicoletti, iversidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências (2017), Mestra em Educação em Ciências (2013) e Licenciada em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul (UNIPAMPA). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS). 

José Vicente Lima Robaína, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Pós-Doutor em Educação e Educação do Campo pela UFRGS (2017). Doutor em Educação pela UNISINOS (2007). Mestre em Educação (1996) e Especialista em Educação Química pela UFRGS (1990). Graduado em Licenciatura Curta em Ciências (1982), Graduado em Licenciatura Plena em Química (1985) e Especialista em Toxicologia Aplicada (1987) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Campus Porto Alegre). Coordenador de área do subprojeto PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza (UFRGS – Campus Porto Alegre) e coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS).

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Pastorio, L. H. de A., Nicoletti, E. R., & Robaína, J. V. L. (2022). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ILHAS DE RACIONALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DA TEMÁTICA DO LIXO ELETRÔNICO. Vivências, 18(37), 157–176. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.773

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO