A ABORDAGEM DA TEMÁTICA DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

O QUE PRECONIZAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.776

Resumo

A Paleontologia é um assunto de grande importância para o Ensino de Ciências, posto que fornece informações quanto ao processo evolutivo dos seres vivos e da Terra. Deste modo, ciente da importância dessa temática para o Ensino de Ciências brasileiro, a pesquisa buscou analisar importantes documentos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), em relação às recomendações referentes ao Ensino de Paleontologia neles contidos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou para o estudo dos dados a Análise de Conteúdo a partir do referencial teórico-metodológico de Laurence Bardin. Analisando os documentos oficiais, no que se refere ao Ensino de Paleontologia, presente no 6º ano de Ensino Fundamental, é possível destacar que o Ensino dessa temática ainda está aquém do desejado. De modo geral, ambos os documentos trazem poucas noções básicas a respeito da Paleontologia. É necessário salientar que, mesmo que os conhecimentos sejam “básicos” a respeito do Ensino da Paleontologia, são de suma importância para o entendimento dessa área do conhecimento, e, uma vez que são primários, servem de base para que os demais assuntos possam ser abordados, fornecendo elementos para o prosseguimento de estudos nessa área.

Biografia do Autor

Carolina Farias da Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Atualmente está cursando mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade da Fronteira Sul (UFFS). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha campus Panambi, RS (IFFAR). Faz parte do GEPUFFS (Grupo de Estudos em Paleontologia da Universidade Federal da Fronteira Sul), sendo este um grupo de pesquisas e estudos em paleontologia. 

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio pós-doutoral em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014). Possuiu graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, exercendo o cargo de Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e atividades como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico e pesquisadora convidada nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS ) e de Educação (UNILASALLE).

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Costa, C. F. da, & Scheid, N. M. J. (2022). A ABORDAGEM DA TEMÁTICA DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PRECONIZAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?. Vivências, 18(37), 109–121. https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i37.776

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO