SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS EM GENÉTICA MOLECULAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.783Resumo
Diante da necessidade de superar as aulas meramente expositivas, propôs-se como estratégia inovadora a gamificação, na tentativa de engajar, motivar e desenvolver aprendizagem em genética molecular através de desafios. Assim, esse relato trata-se de um fragmento do trabalho de conclusão de mestrado profissional em ensino de biologia em rede (PROFBIO), no qual buscou-se analisar as implicações de uma sequência didática gamificada (SDG) para a construção de competências em genética molecular em alunos do Ensino Médio de uma escola pública através do uso de desafios. Seguindo de forma sistemática a pesquisa-ação de Thiollent, a referida pesquisa desenvolveu-se em duas etapa, das quais foram extraídas as observações relativas ao processo de elaboração e aplicação de uma SDG quanto ao desempenho dos alunos durante os desafios em forma de jogos. Como resultado, verificamos que os alunos apresentaram conduta mais receptiva durante todo o processo de ensino, com a consolidação de várias competências e habilidades presentes na BNCC e no PCNEM, bem como, demonstraram um crescimento significativo no seu engajamento durante a execução dos desafios. Portanto, a SDG se revelou importante ferramenta no ensino-aprendizagem de conteúdos abstratos e complexos ao favorecer uma abordagem mais dinâmica e motivadora, tendo ainda grande potencial de ser replicada por outros professores de biologia.
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