SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS EM GENÉTICA MOLECULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.783

Resumo

Diante da necessidade de superar as aulas meramente expositivas, propôs-se como estratégia inovadora a gamificação, na tentativa de engajar, motivar e desenvolver aprendizagem em genética molecular através de desafios. Assim, esse relato trata-se de um fragmento do trabalho de conclusão de mestrado profissional em ensino de biologia em rede (PROFBIO), no qual buscou-se analisar as implicações de uma sequência didática gamificada (SDG) para a construção de competências em genética molecular em alunos do Ensino Médio de uma escola pública através do uso de desafios. Seguindo de forma sistemática a pesquisa-ação de Thiollent, a referida pesquisa desenvolveu-se em duas etapa, das quais foram extraídas as observações relativas ao processo de elaboração e aplicação de uma SDG quanto ao desempenho dos alunos durante os desafios em forma de jogos. Como resultado, verificamos que os alunos apresentaram conduta mais receptiva durante todo o processo de ensino, com a consolidação de várias competências e habilidades presentes na BNCC e no PCNEM, bem como, demonstraram um crescimento significativo no seu engajamento durante a execução dos desafios. Portanto, a SDG se revelou importante ferramenta no ensino-aprendizagem de conteúdos abstratos e complexos ao favorecer uma abordagem mais dinâmica e motivadora, tendo ainda grande potencial de ser replicada por outros professores de biologia.

Biografia do Autor

Jéssica Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede (PROFBIO/CAV-UFPE). E-mail: jessprofbio@gmail.com

Micheline Barbosa da Motta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação (CE-UFPE) e no Porgrama de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede (PROFBIO/CAV-UFPE). E-mail: michelinemotta@gmail.com

 

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

Silva, J. M. da, & Motta, M. B. da. (2024). SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA: CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS EM GENÉTICA MOLECULAR. Vivências, 20(40), 319–336. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.783

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO