ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

UTILIZAÇÃO DAS TDICs E A EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Adele Stein Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3365-7351
  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Sertão, RS, Brasil.
  • Lídia Paula Trentin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Sertão, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7039-5357
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó, Chapecó, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5531-9946

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.846

Resumo

A declaração da pandemia da Covid-19 em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde e a crise sanitária que acometeu o mundo afetou não somente a saúde como também a educação, que, no Brasil, inicialmente passou por um período de pausa e após foi retomada de forma remota. Diante deste contexto, neste estudo são analisados aspectos relacionados com as condições de estudos de estudantes da educação básica durante a pandemia da Covid-19, com destaque para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e o processo ensino-aprendizagem que vem ocorrendo com a experiência de ensino remoto. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com materiais disponibilizados na Internet com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Na sua organização consta o percurso metodológico, na sequência são discorridas as seguintes categorias de análise: “estamos preparados para utilizar as TDICs?” e “o que aprendemos com a experiência de educação remota?”. Por fim, são apresentadas as considerações finais. Os resultados indicam, entre outras constatações, que as medidas de contenção da citada pandemia culminaram em acentuadas mudanças na rotina da população de modo geral e nela, dos estudantes e professores da educação básica.

Biografia do Autor

Adele Stein Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, RS, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como autônoma, desenvolvendo atividades de consultoria ambiental (elaboração de projetos para licenciamento ambiental e florestal). Atualmente cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. 

Lídia Paula Trentin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Sertão, RS, Brasil

Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (com bolsa Capes/Prosup). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Acadêmica do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul / Campus Sertão. Com experiência na área de Comunicação, Jornalismo (Radiojornalismo, Jornalismo Impresso, Telejornalismo e Jornalismo Digital), Pesquisa de Opinião Pública, Assessoria de Imprensa. Tem interesse em Rádio, Radiojornalismo, Rádio na Internet, Mídias na Educação, Telejornalismo, Comunicação Rural, Jornalismo Impresso, Mídias e Convergência Tecnológica, Jornalismo Digital e Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó, Chapecó, SC, Brasil

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: formação de professores - políticas educacionais - currículo.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Kuhn, A. S., Vieira, J. de A. ., Trentin, L. P., & Vieira, M. M. M. (2023). ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19: UTILIZAÇÃO DAS TDICs E A EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO. Vivências, 19(38), 117–128. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.846

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO