INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.848Resumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre os diversos fatores que interferiram na construção da aprendizagem de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar a influência do contexto sociocultural no desenvolvimento sociocognitivo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir da percepção deles. A pesquisa é qualitativa e teve como corpus de análise as respostas de um questionário respondido por 120 alunos de uma escola da rede municipal de uma cidade do sul do Maranhão. Os resultados revelaram que os alunos e a família deles vivem em situação de pobreza, e têm problemas como a fome, a violência, o desemprego, que já faziam parte do cotidiano deles e foram acentuados com a pandemia. Esses problemas, somados à carência de acesso à internet e aos aparatos tecnológicos e à falta de desenvolvimento de habilidades cognitivas no modelo de ensino remoto, culminaram na baixa aprendizagem desses alunos. Mesmo diante desse cenário de pobreza e de injustiça social, entretanto, os alunos creem na ascensão social por meio da educação. Embora em tempos com tamanhos desafios, como no contexto de pandemia, houve influências construtivas e transformadoras, as quais puderam ser desenvolvidas no contexto sociocultural escolar mediante Situação de Estudo.
Referências
Aguiar, Maria Marlene Miranda- doutoranda do PPG-Educação nas Ciências-UNIJUI
Boff, Eva Teresinha de Oliveira Boff-Dra em Ensino de Ciências, professora do PPG educação nas Ciências-UNIJUI
Castro, Maria Célia Dias de- Dra. em Linguistica, professora da Universidade Estadual de Balsas-MA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.