INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.848

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre os diversos fatores que interferiram na construção da aprendizagem de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar a influência do contexto sociocultural no desenvolvimento sociocognitivo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir da percepção deles. A pesquisa é qualitativa e teve como corpus de análise as respostas de um questionário respondido por 120 alunos de uma escola da rede municipal de uma cidade do sul do Maranhão. Os resultados revelaram que os alunos e a família deles vivem em situação de pobreza, e têm problemas como a fome, a violência, o desemprego, que já faziam parte do cotidiano deles e foram acentuados com a pandemia. Esses problemas, somados à carência de acesso à internet e aos aparatos tecnológicos e à falta de desenvolvimento de habilidades cognitivas no modelo de ensino remoto, culminaram na baixa aprendizagem desses alunos. Mesmo diante desse cenário de pobreza e de injustiça social, entretanto, os alunos creem na ascensão social por meio da educação. Embora em tempos com tamanhos desafios, como no contexto de pandemia, houve influências construtivas e transformadoras, as quais puderam ser desenvolvidas no contexto sociocultural escolar mediante Situação de Estudo.

Biografia do Autor

Maria Marlene Miranda Aguiar, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2019), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015), Pós-graduação em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), Pós- graduação em Gestão Escolar pela Faculdade de Economia e Finanças IBMEC (2014), possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (1999), Atualmente é professora da Educação Básica. Efetua pesquisas na área de Educação, temáticas: Fracasso escolar e práticas pedagógicas emancipatórias.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Mestre em Ciências Biológicas - Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professora vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). Docente pesquisadora do PPG- Educação nas Ciências-UNIJUÍ vinculada a Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. É professora colaboradora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e vinculada ao Grupo de pesquisa: Área de Educação Química.

Maria Célia Dias de Castro, Universidade Estadual do Maranhão, Balsas, MA, Brasil

: Professora (Adjunto IV) da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLe da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Mestrado em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO e desenvolveu a pesquisa. Doutorado em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO. Pós-Doutoramento em 2015, na Universidade Nacional de Brasília/ UnB, em Ecolinguística, Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

Aguiar, Maria Marlene Miranda- doutoranda do PPG-Educação nas Ciências-UNIJUI

Boff, Eva Teresinha de Oliveira Boff-Dra em Ensino de Ciências, professora do PPG educação nas Ciências-UNIJUI

Castro, Maria Célia Dias de- Dra. em Linguistica, professora da Universidade Estadual de Balsas-MA.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Aguiar, M. M. M., Boff, E. T. de O. ., & Castro, M. C. D. de . . (2023). INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL NO DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vivências, 19(38), 129–147. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.848

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO