ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE DA MULHER NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.883

Resumo

As transformações epidemiológicas do Brasil, as mudanças nos padrões de vida das mulheres, a ampliação das concepções sobre Saúde da Mulher e os movimentos de implementação de políticas públicas que atendam às suas demandas traduzem a singularidade de um momento de significativas transformações. Nesse sentido este artigo tem como objetivo revisar na literatura científica como o ensino da Saúde da Mulher ocorre no âmbito escolar com adolescentes, salientando características e metodologias de ensino. A pesquisa resultou em 06 artigos empíricos publicados entre 2018-2022, em revistas on line, com qualis A1 e A2 em ensino, segundo critérios da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior - CAPES. Constatou-se que as ações revisadas trazem a importância do ensino significativo, pautado em metodologias ativas, com uso de tecnologias de informações sobre conteúdos que sejam relevantes e de interesse para os adolescentes. Assim como, observou o importante papel da família como fonte primária na busca de informações sobre temas referentes à saúde da mulher.

Biografia do Autor

Vanessa Lago Morin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Fisioterapeuta, especialista em gestão e atenção no sistema público de saúde, Mestra em Ciências da Saúde e doutoranda em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde.

Everton Ludke, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Fisica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester (1994) e graduação em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é Professor Titular nível 8 em física no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Astronomia e eletrônica de microondas, com ênfase em observações astrofísicas de radiogaláxias, quasares e linhas moleculares em 1-120 GHz, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem em astronomia moderna, desenvolvimento de instrumental para ensino de astronomia, física geral, biofísica e educação médica continuada. Desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar. Possui experiência em orientações concluídas de teses de doutorado e dissertações de mestrado em Astronomia, Física, Educação Científica e Epistemologias de Ensino-aprendizagem. É professor orientador do Curso de Pós-Graduação PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) sediado na UFSM e docente orientador do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) desenvolvendo projetos principalmente nos seguintes temas: ensino médico e interdisciplinar em biofísica, formação de professores para o nível universitário em ciências e multidisciplinares, métodos modernos de ensino de física e moderna e contemporânea, e avaliação de produção científica sobre intervenções pedagógicas empregando métodos laboratoriais de ensino de ciências e tópicos biomédicos. Também age como doceente orientador de teses e dissertações em educação científica na UFRGS onde desenvolve métodos e técnicas de ensino, tecnologia educacional e avaliação da aprendizagem. É líder de grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo de Pesquisas sobre Aquisições Epistemológicas e Formações Científicas - na UFSM onde atua em atividades em investigação científica em educação e formação de professores e orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em educação e ensino científico.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Morin, V. L., & Ludke, E. (2023). ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE DA MULHER NO AMBIENTE ESCOLAR. Vivências, 19(39), 41–56. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.883

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO